Estamos percorrendo um caminho que nos ajuda no processo de um novo jeito de evangelizar. Várias são as modalidades e ou metodologias. Neste caminho vamos sempre nos encontrar com a Palavra de Deus que nos dá a direção e o sentido de nele permanecer.
Sabemos que são muitos os desafios que nos interpelam nos tempos atuais e para isso, precisamos estar atentos a um processo de evangelização que inclua as várias dimensões da pessoa e suas relações umas com as outras; que atente para uma verdadeira espiritualidade onde o ponto de partida seja o diálogo com Deus que nos abre para a dinâmica da alteridade; e que valorizemos em nossa evangelização o resgate das mediações simbólicas, tão fundamentais para expressar a experiência religiosa.
Um dos primeiros passos é colocarmos no caminho de Jesus para apreendermos o seu jeito de dialogar com as pessoas, o uso das palavras, gestos e sinais diferentes para os diferentes grupos com os quais ele se relacionava.
Com o povo mais simples Jesus conta histórias, fala por meio de parábolas e utiliza elementos da cultura presente na sua realidade: naquele tempo, uma cultura rural; Para o povo judaico, em seus diversos grupos, Jesus propõe uma releitura de seus conhecimentos e imagens de Deus que vai interpelar sua prática.
Ao falar em parábolas Jesus faz narrativas breves, utilizando de palavras simples e de conteúdo alegórico com a finalidade de transmitir ensinamento. Esse método de narrativa alegórica, quando Jesus vai relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, tem sempre como objetivo declarar ou ilustrar uma ou mais verdades.
Jesus também utiliza de diversos critérios e medidas, avaliando sua forma de agir e de se comunicar com as pessoas dos diferentes grupos e realidades.
Jesus não só ensina, mas ajuda os discípulos e o povo a terem uma maior compreensão da própria existência à luz de Deus e de seu Reino. Acompanha as pessoas em seus raciocínios e discernimentos, faz pensar, deixa perguntas no ar, desequilibra seus ouvintes, tudo em prol da aprendizagem.
Jesus ministrava suas mensagens em todos os níveis sociais. Proferia várias de suas parábolas referindo-se diretamente ao Reino de Deus. Ele falava de um novo Reino espiritual. Muitos não o compreendiam. Mas Jesus procurava, através de sua mensagem, levar aos ouvintes a mensagem de salvação e convidava-os à conversão. Quando seus discípulos não entendiam as suas parábolas, Jesus parava e explicava-os, interpretando-as. Em relação aos crentes, desafiava-os a colocar a fé em prática.
Vejamos algumas passagens no Evangelho de Marcos como Jesus diferencia momentos de formação em que ensina a toda gente (Mc 4,2.33; 5,15.34) de outros em que fala particularmente aos discípulos (Mc 4,10.34; 6,30-32).
Estas são algumas das características da pedagogia de Jesus que estão presentes na sua forma de anunciar o Reino e de agir diante das diversas situações que encontrava pelos caminhos.
Vamos pegar a nossa bíblia e vamos refletir sobre esses ensinamentos de Jesus. Eles continuam atuais para a nossa realidade. Não são apenas ensinamentos intelectuais ou doutrinais, mas propostas de seguimento de Jesus para aqueles que aderem à sua pessoa. Jesus é o mestre educador do homem e da mulher novos e da sociedade. Ele é a Revelação dinâmica do rosto de Deus e de sua ação no mundo.
Neuza Silveira de Souza. Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético
de Belo Horizonte.
TEMA: Campanha da Fraternidade: conhecer para entender e participar
Objetivos:
- Conhecer o significado da Campanha da Fraternidade e do tempo quaresmal
- Compreender tema e o lema proposto para este ano de 2023
- Despertar para o envolvimento partindo de pequenos gestos concretos
Ambientação e materiais necessários:
É importante a(o) Catequista chegar antes ao local do encontro, preparar o espaço e o coração para acolher cada catequizando, em formato de círculo. Tudo de forma simples, mas com zelo e carinho:
-Forro(roxo de preferência) para colocar a Bíblia, vela, flor, um prato vazio, um pão que possa ser partilhado com todos no momento da oração, álcool gel ou líquido para higienização das mãos e o cartaz da CF,
- a oração da CF/2023 para cada um,
- a frase: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt14,16),
- a letra da música Fome Come (Palavra Cantada), pode ser encontrada no link: https://youtu.be/-G1ozGVDd2I caixinha de som para o grupo ouvir e cantar a música.
Obs: Catequista, fique atento e após ler a presente proposta faça as adaptações conforme a realidade da sua turma, uma possibilidade é realizar esse encontro em dois momentos.
PASSOS DO ENCONTRO:
ACOLHIDA:
Conforme o jeito especial, alegre e carinhoso de cada realidade.
1º VER A REALIDADE DA VIDA:
Catequista inicia a conversa ouvindo a opinião do grupo: O que sabem, o que entendem sobre: “Quaresma” e “Campanha da Fraternidade”?.
Escutar com atenção a opinião de cada catequizando e se necessário, acrescentar alguma característica.
A palavra “Quaresma”, lembra o número quarenta, é um tempo especial em que a Igreja nos convida para viver um tempo de passagem, de aprender o novo modo de viver inspirados por Jesus Cristo, é uma caminhada em que vamos fazer aprendendo a agir como Jesus ensinou. Vamos melhorando o jeito de ser na vida individual, familiar e comunitária, procurando viver o amor, a fraternidade... por isso é chamado de tempo de conversão, comunhão e partilha, um tempo propício para viver a Campanha da Fraternidade.
-O que é campanha? Já participaram de alguma? Se sim, qual? Para quê? Quando e como foi? (Pode lembrar as importante campanhas realizadas em nossa paróquia, arquidiocese... na sociedade em geral).
-E Fraternidade? Sabem o que significa essa palavra?
(A fraternidade universal é a boa relação entre os seres humanos, em que se desenvolvem sentimentos de afeto comum entre os irmãos de sangue. Fraternidade é o laço de união, uma relação de respeito pela dignidade da pessoa humana e pela igualdade de direitos entre todos os seres humanos).
Todos os anos a Igreja nos convida a participar da “Campanha da Fraternidade”, cada ano é escolhido o tema que enfrenta problemas e precisa da participação de todos para pensar as ações necessárias para ajudar a mudar a situação.
Esse ano o tema é sobre o sério problema da FOME, situação que faz muitas pessoas sofrerem.
Então, iniciamos a “Campanha da Fraternidade” no Tempo da Quaresma. Esse tempo dura 40 dias, vai da quarta-feira de cinzas até o Domingo de Ramos. Momento em que nos preparamos para celebrar a Páscoa. A Ressurreição de Jesus
MÚSICA: Catequista propõe ao grupo cantar e conversar sobre a fome:
Gente eu tô ficando impaciente / A minha fome é persistente / Come frio, come quente / Come o que vê pela frente
Come a língua come o dente / Qualquer coisa que alimente / A fome come simplesmente / Come tudo no ambiente
Tudo que seja atraente / É uma fome absorvente / Come e nunca é suficiente / Toda fome é tão carente
Come o amor que a gente sente / A fome come eternamente / No passado e no presente
A fome é sempre descontente / Fome come, fome come
Se vem de fora / Ela devora, ela devora / Se for cultura / Ela tritura, ela tritura
Sempre vem uma cantiga / Ela mastiga, ela mastiga / Ela então nunca discute / Só deglute, só deglute
E se for conversa mole / Se for mole, ela engole / Se faz falta no abdômen
Fome come, fome come / Fome come, fome come
Conversar sobre a música:
A fome é um instinto de sobrevivência dos seres vivos. O corpo dá sinais quando estamos com fome. A música aponta alguns desconfortos causados pela fome causa, quais são eles? Se você está com fome e possui o que comer, é ótimo... Porém, não é assim para uma grande quantidade de pessoas em nosso país, crianças, jovens e adultos, não possuem o mínimo para se alimentar.
É sobre esse sério assunto que a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir e pensar ações concretas para essa triste realidade.
Apresentar o cartaz da CF/2023 e conversar com o grupo sobre o que compreendem da imagem. Se necessário completar com o comentário: “... Em destaque contemplamos as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”. In. CNBB APRESENTA O CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023 (link onde você poderá ler na integra e também baixar o cartaz se ainda não tiver).
ILUMINAR COM A PALAVRA DE DEUS: Mateus 14, 13-21
Vamos ouvir a narrativa bíblica onde Jesus orienta como agir quando há fome. Após a leitura, conversar sobre a narrativa: O que mais chamou a atenção? Qual atitude dos discípulos ao perceberem que o povo estava com fome? Qual a resposta de Jesus?
Uma das formas de valorizar o alimento que temos é não desperdiçar. Como você age diante do alimento em sua casa, na escola, ....? Você valoriza o alimento que possui? Já compartilhou algum alimento com alguém que estava com fome?
Catequista, assista o vídeo a seguir, sobre o texto bíblico que o ajudará a aprofundar a mensagem:
LINK: Iluminar – Curso de Formação CF 2023 com Mariana Venâncio (cnbb.org.br)
AGIR – Nosso compromisso
É a terceira vez que a CF trata do tema da fome. Como refletimos, é um problema sério e podemos dar nossa contribuição.
O que podemos fazer pessoalmente para evitar o desperdício?
A oração do Pai Nosso nos ensina que o PÃO É NOSSO, por isso, seguindo a orientação de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, como podemos contribuir com a Campanha da Fraternidade?
Converse com seus familiares e amigos sobre o tema da CF/2023 e procure saber sobre ações que buscam promover maior justiça, igualdade e fraternidade em nossa sociedade e partilhe conosco no próximo encontro.
CELEBRAR:
Em círculo, ao redor da Bíblia, vela acesa e cartaz CF/23, colocar em evidência o lema da CF, o prato vazio e o pão que será partilhado com o grupo;
Vamos fazer nossas preces lembrando todas as situações que precisam ser mudadas em nossas atitudes e em nosso país, a cada frase pedimos:
Senhor, escuta nossa oração
Senhor, nós vos agradecemos pelo pão nosso de cada dia, que ele não nos falte.
Senhor, que não haja desperdício e gula em nossas atitudes e na nossa família.
Senhor, que não falte emprego e condições dignas de vida para todas as pessoas.
Senhor, ...
O Catequista pega o pão e apresenta ao grupo.
Somos muitos, mas temos apenas um pão, por isso nem todos podem comer correto?
( Neste momento, levar o grupo a solucionar a situação de um pão para muitos, até alguém do grupo, sugerir a partilha do mesmo, provavelmente haverá essa sugestão e sobrará algum pedaço). Após a sugestão e a experiência de partilhar, lembrar que essa simples atitude de solidariedade, partilha, precisa estar presente em nossas atitudes no dia a dia.
Distribuir as orações CF/23:
Firmes no propósito de que é possível partilhar e todos terem o direito ao pão que é nosso, rezemos a oração da CF/2023
PAI de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso FILHO encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos:
INSPIRAI-NOS o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
AJUDAI-NOS a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
LIVRAI-NOS do pecado da indiferença com a vida.
Que MARIA, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.
Amém
LEMBRANDO O COMPROMISSO
Reze com sua família a oração e “converse com seus familiares e amigos sobre o tema da CF/2023 e procure saber sobre ações que buscam promover maior justiça, igualdade e fraternidade em nossa sociedade e partilhe conosco no próximo encontro”.
Consulte mais informações e aprofundamento sobre o tema da Campanha da Fraternidade no site oficial:
Link: Campanhas - CNBB
Bom encontro e vamos continuar a reflexão do tema nos próximos encontros.
Ana Angélica Ribeiro - Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB
Animados pelo Ano Jubilar Missionário, a Campanha Missionária 2022 apresenta o tema “A Igreja é missão”, cuja inspiração bíblica é “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Este tema e lema concluem o caminho de três anos onde destacamos a natureza missionária da Igreja que não se reduz a uma dimensão ou em atividades.
Um dos testemunhos missionários é da bem-aventurada Pauline Marie Jaricot, nascida em Lyon em 22 de julho de 1799. Ela fundou a obra da Propagação da Fé em 3 de maio de 1822, dando origem às Pontifícias Obras Missionárias (POM) como rede mundial de oração e solidariedade a serviço do Papa e das Igrejas locais. Desde os primeiros anos da obra, o desejo era claro: apoiar todos os missionários necessitados de ajuda espiritual e material.
A construção da arte da Campanha Missionária 2022 seguiu a mesma identidade visual dos últimos dois anos, que seguiu a intuição da janela que se abre para o mundo. Na janela e dentro do mapa do Brasil, aparecem rostos de missionários e missionárias Ad Gentes. As cores da arte seguem a identidade visual do Ano Jubilar Missionário que nos convida a uma grande explosão missionária aberta a universalidade, como propõe o Programa Missionário Nacional: para cada Regional da CNBB, um projeto Ad Gentes; e cada Igreja Particular assumir um projeto de Igrejas irmãs.
O mês missionário nos convida a gestos concretos de solidariedade. Em todas as Igrejas do mundo realiza-se, no penúltimo final de semana de outubro (22 e 23) a coleta missionária, destinada de forma integral para a missão universal.
site das Pontifícias Obras Missionárias: https://www.pom.org.br/
TEMA: Educar é uma atitude de amor
Objetivo:
-Compreender o significado da Campanha da Fraternidade e o tema proposto para esse ano de 2022
Ambientação e material necessário:
Catequista prepara o espaço e o coração para acolher cada catequizando, de forma simples, mas bonita e acolhedora.
Um forro colocar a Bíblia, vela, flor e o cartaz da CF.
Frases:
-Fraternidade e Educação
-“Fala com sabedoria, ensina com amor”
Acolhida:
Preparar um varal, para que cada um chegue e coloque o coração que levou na semana anterior e que escreveu as qualidades que possui. Se alguém tiver esquecido, o catequista já deixa preparado para que cada um escreva e coloque no varal.
ESCUTAR:
Catequista inicia a conversa perguntando ao grupo como foi a semana e realiza a ESCUTA sobre como cada um vivenciou a proposta da semana anterior:
- Qual a opinião do pessoal de casa sobre o que conversamos sobre a CF/2022?.
- Como foi colocar em prática durante a semana a atitude de procurar falar com sabedoria e ensinar com amor, através do nosso jeito de ser?
- Convidar a todos para caminhar ao redor do varal com os corações e ler o que cada um escreveu, partilhar as alegrias e dificuldades a partir das descobertas de olhar para si e perceber que todos temos qualidades e dificuldades, olhar para o espelho com os olhos do coração, nos ajuda nessa descoberta, nos ajuda a conviver e respeitar as outras pessoas com as quais convivemos
Dinâmica:
-Montagem do QUEBRA CABEÇA DO CARTAZ DA CF ou de frases celular através deste link.
-ou o catequista leva o cartaz recortado com peças de acordo com a quantidade dos catequizandos;
Após a montagem do quebra cabeça com a imagem da CF, perguntar o que percebem ao observar a imagem, qual mensagem ela comunica. Deixar que explorem cada detalhe da imagem
Em seguida, brevemente, dizer que a cada ano há um concurso e dentre as várias pessoas que enviaram desenhos para ilustrar o tema da campanha. Neste link, você vai encontrar os dados do criador da imagem e como pensou a representação do tema.
ILUMINAR:
PALAVRA DE DEUS: Jo 8,1-11
Catequista narra o encontro de Jesus e a mulher. Após a narrativa, pedir a turma que reconte a cena:
- Os escribas e fariseus levam uma mulher (apenas ela) até Jesus, acusando-a de adultério.
- Eles dizem a Jesus que pela lei ela deve ser apedrejada (até a morte) e solicitam a opinião de Jesus. Os acusadores sabiam que Ele ensinava o amor, a caridade, a misericórdia... Mas queriam testar Jesus.
- Jesus, se curva e diz: “Quem dentre vós não tiver pecado, que atire a primeira pedra”. Jo8,7b
- Em seguida, Jesus dialoga com a mulher Jo8,10-11. Ele não a condena, escuta, orienta. Faz todos refletirem.
“Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”.
Propor aos catequizandos que relatem se já viram ou viveram alguma situação parecida com a que o Evangelho narra. Pessoas sendo acusadas de algum erro e alguém que faz uma intervenção pacífica na situação. Todos saem aprendendo algo. Criar ou escolher uma situação parecida e dramatizar.
Em seguida... Conversar sobre a situação e como é importante não julgar, fazer como fizemos olhar com o coração para o espelho e perceber que temos características boas, mas também erramos. E, por isso, ao saber olhar para nós, conseguir ter gestos como o de Jesus, escutar, dialogar e propor uma reflexão onde todos possam aprender com a situação. Há pessoas que acreditam que educar é usar da violência, a proposta de Jesus é valorizar a pessoa, ela é o centro, é educar pelo amor, pelo respeito, conduzir a uma mudança de vida de forma respeitosa.
CELEBRAR:
Em círculo, ao redor da Bíblia, vela acesa, cartaz da cf/2022, colocar o varal ao redor dos símbolos formando um círculo.
Cantar o refrão meditativo:
“ Deus é amor, arrisquemos viver por amor, Deus é amor, Ele afasta o medo”
Lembramos sempre de nossas mães e pais, professores. Ao olhar para Jesus que educa com amor, ele quer o melhor para nós.
Em silêncio peçamos a Deus que nos ajude a valorizar quem nos educa.(lembrar de todas as pessoas que nos educam com amor, cuidado, que nos ajudam a ser melhor)
Maria, a mãe de Jesus é um exemplo de educadora, peçamos a ela que nos ajude a imitar Jesus:
Oração à Nossa Senhora Educadora (adaptação)
Virgem Maria, Mãe Educadora,
sinal de vida e sabedoria,
pelo amor do teu filho Jesus,
intercede por nós ....
Dá-nos a ousadia
de educar, de falar com sabedoria e ensinar com amor através das nossas ações
Maria, tu que tão bem educaste Jesus,
ajuda-nos a seguir o caminho que Ele nos ensina
dá-nos coragem de experimentar, dia a dia,
a verdadeira felicidade, a verdadeira sabedoria. Amém
AGIR:
Na próxima semana vamos pensar mais sobre a mensagem que aprendemos de Jesus hoje? Estamos na quaresma, tempo oportuno para melhorarmos o nosso jeito de ser:
“Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”
Durante a semana vamos escrever um bilhetinho de agradecimento a uma pessoa que consideramos que nos educa com amor.
Educar é também anunciar o que aprendemos com Jesus. Partilhe com um amigo ou uma amiga sobre o bonito jeito de Jesus educar que o Evangelho de João nos contou hoje. Partilhe conosco, na próxima semana, como foi a reação das pessoas nas duas situações.
Ana Angélica Ribeiro
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
1º ENCONTRO CATEQUÉTICO
TEMA: Campanha da Fraternidade, bora participar?
Objetivo:
-Compreender o significado da Campanha da Fraternidade e o tema proposto para esse ano de 2022
Ambientação e materiais necessários:
É importante a(o) Catequista chegar antes ao local do encontro, preparando o espaço e o coração para acolher cada catequizando. Tudo de forma simples, mas bonita e acolhedora.
Um forro colocar a Bíblia, vela, flor, um espelho, corações de papel( um para cada catequizando) e o cartaz da CF.
Frases:
-Fraternidade e Educação
-“Fala com sabedoria, ensina com amor”
Obs: Catequista, fique atento e após ler a presente proposta faça as adaptações conforme a realidade da sua turma, uma possibilidade é realizar esse encontro em dois momentos.
Acolhida:
Conforme o jeito especial, alegre e carinhoso de cada realidade.
1º ESCUTAR:
Catequista inicia a conversa perguntando ao grupo o que entendem sobre a expressão “Campanha da Fraternidade”.
O que é campanha? Já participaram de alguma? Se sim, qual? Para quê? Quando e como foi? (Pode lembrar as recentes campanhas de vacinação e rede de solidariedade para ajudar os desabrigados de Minas, Bahia, doação de sangue e outras....)
E Fraternidade? Sabem o que significa essa palavra?
Escutar com atenção a opinião de cada catequizando e se necessário, acrescentar alguma característica.
(Fraternidade é uma palavra do latim frater, que significa "irmão". Fraternidade significa entre irmãos. A fraternidade universal é a boa relação entre os seres humanos, em que se desenvolvem sentimentos de afeto comum entre os irmãos de sangue. Fraternidade é o laço de união, uma relação de respeito pela dignidade da pessoa humana e pela igualdade de direitos entre todos os seres humanos).
Então, todos os anos a Igreja nos convida a participar da “Campanha da Fraternidade”, cada ano é escolhido o tema que enfrenta problemas e precisa da participação de todos para pensar as ações necessárias para ajudar a mudar a situação.
Esse ano o tema é a EDUCAÇÃO. Para ficar do jeito que Deus deseja, ou seja, toda pessoa humana tem direito a Educação e de qualidade.
Iniciamos a “Campanha da Fraternidade” no Tempo da Quaresma. Esse tempo dura 40 dias, vai da quarta-feira de cinzas até o Domingo de Ramos. Momento em que nos preparamos para celebrar a Páscoa. A Ressurreição de Jesus
Dinâmica:
- Catequista prepare as frases abaixo recortadas em partes, coloque uma em cada envelope. O grupo monta a frase juntos ou em pequenos grupos .
(“Tempo\ da\ Quaresma”
Tema: “Fraternidade\ e \Educação
Lema: “Fala \com sabedoria, \ensina com amor”)
“Educar é \tarefa de cada pessoa, \da família, \da escola, \da Igreja e \de toda sociedade.
Após montar essa última frase conversar sobre como cada um educa.
Catequista declama o poema:
RECEITA DE SE OLHAR NO ESPELHO
Roseana Murray
“Se olhe de frente
De lado
De costas
De cabeça para baixo
Pinte o espelho
De azul dourado vermelho
Faça caretas ria sorria
Feche os olhos abra os olhos
E se veja sempre surpresa
Quem é você?”
Após a leitura do poema, pedir que cada um se contemple no espelho e diga uma qualidade que possui. Todos nós com nosso jeito, podemos educar e ser educados, falar com carinho e afeto, usando com sabedoria as palavras para ajudar outras pessoas.
ILUMINAR:
Livro dos Provérbios 31,26 “Fala com sabedoria, ensina com amor”
O Lema da CF/2022 é uma mensagem da Bíblia, é um versículo do livro dos Provérbios. Para vocês, o que é falar com sabedoria e ensinar com amor? Lembram algum exemplo? Conhecem alguém que fala com sabedoria? Alguém que ensina com amor? Pessoas que nos educam pelo seu jeito de falar e agir. Há inúmeras formas de educação além da educação escolar.
CELEBRAR:
Em círculo, ao redor da Bíblia, vela acesa e as frases/Cartaz montadas. Cada um é convidado a lembrar e rezar pelas pessoas que conhecem e são exemplo de quem:
“Fala com sabedoria, ensina com amor” Pr 31,26.
Lembrar os nomes e todos repetem o versículo.
Cada um de nós também é chamado a falar com sabedoria e ensinar com amor. Por isso, peçamos que Deus nos ajude a colocar o seu ensinamento em prática:
“Querido Deus,
Sabemos que educação é essencial e por isso é responsabilidade de todos nós, de nossa família, da escola, da Igreja, e de toda sociedade.
Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor por meio das nossas ações fraternas.
Amém
Vamos cantar a música Espelho Meu prestando atenção na letra.
Com ela vamos lembrar que é importante olhar para nós com os olhos do coração, perceber nossas atitudes de amor e também as que precisamos melhorar
Música: Espelho Meu (Jair Oliveira)
Vamos brincar de olhar pro espelho e ver o que ele diz para você?
Mas esse espelho é diferente também revela o que está dentro da gente
O que você descobriria? O que você aceitaria? O que você melhoraria? Do que você iria se orgulhar?
Esse espelho tem bons conselhos é só você presta bem atenção / Pois nele a gente vê a cara e vê melhor ainda o coração
Que cada um é do seu jeito / Com qualidades e defeitos / E todos merecem respeito
O seu espelho pode te mostrar um jeito bem melhor de ver o mundo e lá no fundo um mundo melhor
Depende / Do que você aprende / Com o que o espelho tem pra te mostrar
AGIR:
Vivenciar durante a semana: a sabedoria e o amor. Vamos conversar com o pessoal de casa sobre o que conversamos sobre a CF/2022.
TEMA: Fraternidade e Educação;
LEMA: “Fala com sabedoria, ensina com amor” Pr31,26.
A música “Espelho Meu!" nos ajuda a pensar sobre o nosso jeito de ser. Cada um vai se olhar no espelho com os olhos do coração e ver as qualidades e defeitos que possui.
(Entregar um coração para cada catequizando levar para casa) Escreva neste coração as qualidades que possui e traga para o encontro da próxima semana.
Vamos procurar colocar em prática essa atitude durante a semana: Procurar falar com sabedoria e ensinar com amor, através do nosso jeito de ser?
Ana Angélica Ribeiro
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
Pensando nossas ações e valores
Objetivos:
-Chamar a atenção sobre as nossas ações nas situações do cotidiano;
-Provocar a reflexão sobre as atitudes diárias que temos e não realizar julgamentos de valor sobre as pessoas.
Desenvolvimento: Catequista terá em mãos algumas “situações dilemas”.
Orientações:
- O local será divido em dois lados: SIM e NÃO
- O jogo deverá ser vivenciado em silêncio; (os participantes geralmente querem se justificar, quando agiriam de uma forma ou de outra, mas o objetivo não é o julgamento e sim a reflexão);
- O catequista lê o dilema e como resposta cada participante se dirigirá para o lado SIM ou para o lado NÃO, conforme for a resposta sobre a atitude que geralmente teria ao viver a situação representada no dilema lido.
- Após a vivência conversar com o grupo, ouvir as impressões dos mesmos sobre a vivência da dinâmica e promover uma reflexão (sem julgar os participantes), sobre a importância de procurarmos agir com amor, respeito, cuidado para com as pessoas à exemplo da pessoa de Jesus;
- OBS: Poderão ser elaboradas as situações-dilema conforme as características de cada idade.
Situações dilema:
Catequista, faça uma adaptação das situações conforme a realidade vivenciada pela turma;
- Você está no meio de um jogo super legal, sua mãe/pai/ avó... pede que você ajude numa tarefa da casa. Você finge que não escutou e continua jogando?
- Você fez uma tarefa da escola e tirou uma nota baixa, quando sua mãe/seu pai pergunta sobre como foi a atividade. Você mente, diz que a professora ainda não corrigiu?
- Você tem um(a) amigo(a) que você gosta muito, mas ele(a) tem umas brincadeiras desagradáveis. Você conversa com ele(a) sobre isso?
- Você fez uma compra e sobrou um pouco de troco, sua mãe(seu pai), não perguntam sobre o troco, você guarda sem avisar a eles?
- Você fez uma compra e a pessoa do caixa devolveu uma quantia a mais do que devia. Você avisa à pessoa?
- Você tem roupas e brinquedos que não usa mais. Porém gosta muito. Quando fazem uma campanha para ajudar quem necessita, você consegue doar essas roupas e brinquedos com alegria?
- Você está passeando e com muita vontade de comer um bolo de pote e ganha um do seu sabor preferido. Em seguida, você percebe uma criança que parece não ter nada o que comer, olhando em sua direção. Você dá seu bolo de pote para ela?
- Na turma onde você está, há uma criança que possui dificuldades de falar, é tímida e não se entrosa bem. Seus colegas começam a rir dela. Você faz o mesmo?
- Você está numa brincadeira super animada com colegas. E percebe que um dos colegas ficou de fora e parece querer entrar no jogo. Você sugere a troca de brincadeira para que, quem está de fora, possa brincar também?
- Você está no supermercado e uma senhora idosa passa e sem querer derruba alguns pacotes no chão. Ela está com dificuldades de abaixar e os funcionários olham com cara brava. Você se oferece para recolher as coisas do chão e colocar no lugar?
- Você vê não gosta muito de um(a) colega da turma. E numa situação ele(a) é acusado de fazer algo que você tem certeza que não foi ele(a). Você defende ele(a) perante o grupo?
- Sua mãe, se esforça muito para agradar a todos. Mas as vezes o almoço não sai do seu gosto. Você diz a ela que está ruim, que não gostou da comida e por isso não quer almoçar?
- Você gosta muito de jogar ou assistir vídeos até tarde. Você finge estar dormindo para despistar seus pais e continuar jogando?
- Você sempre coloca no prato mais comida do que realmente consegue comer, por isso, ao final, sempre joga parte da comida fora.
- Você amanheceu passando mal e com os cuidados da família, melhorou. Mas há tarefas da casa, que você são suas e se dizer que melhorou deverá fazer. Você diz que ainda não está se sentindo bem para que alguém da família faça sua tarefa por você?
Após conversar e refletir sobre os desafios que cada dilema apresenta, escutar a turma com carinho e atenção, ajudando a pensar sobre a importância da amizade com Jesus, que nos ajuda e convida a agir como Ele e buscar ser luz e sal no mundo, através das nossas ações.
Sugestão de leitura bíblica: Mt 5,6-8 ou Mt 5,13-16, ou ainda Mt 7, 12
Ana Angélica Ribeiro
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
Mensagem: Em nome de Cristo, que é nossa paz! Em nome de Cristo, que a vida nos traz.
Amigo e amiga,
Continuando a mensagem da Campanha da fraternidade vamos refletir sobre o hino.
O hino é uma síntese de tudo o que se quer viver durante a quaresma deste ano. Jesus convida a todos e todas a formar a ciranda do amor, num diálogo comprometido para a conquista
da paz e da fraternidade.
a) Trocando ideias:
O animador/a anima algum grupo:
A quem precisaríamos convidar que ainda não faz parte da nossa roda de amigos?
Quais são as divisões que precisamos superar conosco mesmos, na família, com os vizinhos, na comunidade, dentro das Igrejas para poder cantar: “Do que estava dividido, unidade
Jesus nos faz”?
b) Nossa Ciranda de Conversa
- O hino da Campanha de Fraternidade nos aponta caminhos práticos para a vivência do diálogo, da paz e da fraternidade, unindo as nossas vozes e reconhecendo a nossa diversidade.
- Escutar o hino e pensar em cada palavra.
- Conversar em família sobre o que nos ensina o hino desta Campanha da Fraternidade.
- Podemos ainda, apresentar tanto o hino como as frases em powerpoint e discuti-las em conjunto.
O Hino da CF 2021 está em: https://youtube/XX9V_b7DZaA
- Observar cada frase do hino e conversar:
- Reunidos num só coração (cf At 4,32). Como?
- De mãos dadas formando a aliança. Para quê?
- Caminhar com o Mestre Jesus. Para quê?
- Construamos a plena unidade, no diálogo comprometido com a paz e a fraternidade. Como? Toda a polaridade, pois em Cristo nós somos um povo. Quais as polaridades que vivemos hoje e que dificultam o diálogo e a paz? (polaridades significa oposições nas atitudes da prática do bem comum e para a conquista do diálogo)
- Venham jovens, idosos, crianças e vivamos o amor compromisso.
Que jovens, idosos e crianças queremos convidar? Fazer individualmente uma listagem de
nomes e depois partilhar em grupo dizendo o porquê da escolha.
- Completar esta dinâmica com a leitura e reflexão do texto abaixo:
“Refletindo sobre possíveis caminhos para o diálogo e a construção de pontes de amor e
paz em lugar dos muros do ódio, queremos explicitar os sinais da “Nova humanidade nascida em Cristo” que está presente entre nós. Sabemos que o Espírito de Sabedoria age e nos move para a paz.
Existem muitas experiências na história da humanidade que demonstram que somos irmãos e irmãs que podem e devem viver em comunhão” (Texto-base da CF 2021, nº 2)
- Uma experiência de luta para todos se sentirem irmãos e irmãs foi Ir. Dulce dos pobres. Pesquise na internet e apresente aos seus amigos esta história de vida fantástica.
c) Prática para a Semana
No hino descobrimos que Jesus revela a Escritura para dois discípulos que estavam voltando de Jerusalém para seu lugarejo chamado Emaús.
Ler o texto bíblico: Lc 24,28-33
Animador/a antes de você ler o texto peça as luzes do Espírito de Deus para entender profundamente as palavras deste Evangelho: Espírito Santo Luz de Deus, ilumina-me.
Responder as questões abaixo:
1) Por que os discípulos, depois de tanto tempo com Jesus, não enxergavam nele o amigo de sempre? O que Jesus fez para ser reconhecido?
2) Nós dizemos que somos todos irmãos. Por que e quando não somos capazes de reconhecer no outro nosso irmão, irmã?
Para trabalhar com algum grupo
- Se este texto for trabalhado com crianças precisa ser narrado. Poder-se usar tarjetas para apresentar as palavras ou expressões principais:
- Dar a cada participante uma tarjeta e após por ordem conversar o que esta expressão fala de Jesus e fala para a nossa convivência familiar, com os amigos, com os colegas de
escola e da catequese. Veja abaixo as frases para as tarjetas: a) Perto do lugarejo, b)Fique conosco, c)Entrou para ficar, d)Tomou o pão, e)Jesus abençoou o pão, f)Jesus partiu e deu o pão, g)Eles o reconheceram, h)Nosso coração ardia, i)Explicava as Escrituras, j)Eles voltaram a Jerusalém, l)Contaram: Jesus ressuscitou...
- Conversar respondendo: Seremos reconhecidos pelos pequenos gestos de ajuda a alguém. Com que gestos outras pessoas vão nos reconhecer que somos seguidores de Jesus? Ex: Perdoar, elogiar, agradecer, partilhar algo com alguém mais necessitado, não julgar ninguém diferente de nós.
d) Rezar Juntos
1) Senhor, que possamos reconhecer que em teu Filho somos um povo reunido na diversidade, rezemos:
Todos: Senhor, torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir. Ou Senhor, queremos te reconhecer em todo rosto de nossos irmãos e irmãs.
2) Senhor, abre os nossos olhos para enxergar nos idosos, nos moradores de rua, nas crianças abandonadas e nos jovens drogados o teu rosto, rezemos:
3) Senhor, que sejamos capazes de construir a unidade dando-nos as mãos para que haja paz em nossas famílias, rezemos:
4) Senhor, que neste tempo de quaresma, sejamos capazes de atitudes de conversão e mudança de vida, rezemos:
5) Senhor, que nossa mudança de vida seja para uma convivência fraterna, rezemos:
CANTO:
Cantar novamente a Hino da Campanha da fraternidade.
(Ver o clipe oficial em https:/youtu.be/XX9V_b7DZaA)
Continue falando sobre os benefícios do diálogo e da paz.
Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de Florianópolis-SC
Fev/2021
Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade
Amiga e amigo,
Nesta segunda carta queremos conversar sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade de 2021, incluindo o cartaz.
a) Trocando ideias:
Você animador/a é convidado/a à refletir junto com mais participantes:
1) Sonhamos com a paz? Por quê? Como?
2) O que chama atenção quando dizemos: “Cristo é nossa paz”?
3) Cristo é nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade.
Em que o mundo continua dividido? Com que Cristo nos torna uma unidade?
b) Nossa Ciranda de Conversa
- Você junto com o seu grupo olhar para o cartaz e com a ajuda das perguntas abaixo criar um diálogo de enriquecimento comum.
- O que vemos no cartaz? Quais os maiores detalhes? Quantas pessoas tem no cartaz? Que diferenças tem entre elas? Onde me colocaria? Por quê?
- Desenhar o cartaz criando algo diferente como: colocar Jesus no meio da ciranda e cada um procure desenhar-se em algum lugar no meio dos participantes. Cada um desenhar a sua família,
amigos, numa ciranda e em cada personagem colocar uma palavra que gostaria que acontecesse
para a prática da CF: respeito, perdão, harmonia, tolerância.
- Para entender vamos ligar o tema e o lema com o cartaz que nos é proposto para esta campanha.
- Olhando o cartaz descobrimos que podemos fazer parte de uma grande ciranda do bem, buscado em comum. A ciranda é um tipo de dança comunitária popular onde participam desde crianças à adultos. Não há limites de participantes. Começa com uma roda pequena e vai aumentando à medida que as pessoas vão chegando, abrindo o círculo e segurando as mãos dos que vão dançando, sempre balançando o corpo.
- O que significa esta dança nesta CF?
- Olhamos para o cartaz e descobrimos na ciranda não há o primeiro e nem o último. Todos no grupo têm importância porque ninguém é discriminado. As diferenças passam a ser uma riqueza. Balançar no mesmo compasso significa a sintonia de comunhão existente entre todos.
- Tem um espaço aberto entre o cadeirante e a criança.
c) Prática para a Semana
Ler o texto bíblico: Ef 2,14.16-17
- Animador/a leia o texto bíblico. Medite cada frase. Por que neste texto se fala de Paz? Você está convencido do que fala neste texto? De que forma nossa família, nosso grupo, nossa comunidade pode viver o que nos traz este texto?
Para trabalhar com algum grupo
Escrever para um amigo a frase sobre a paz tirada do texto bíblico.
Mandar um WhatsApp para alguém da família falando sobre quem é a nossa paz e por quê?
Desenhar uma ponte. Numa cabeceira desenhar pessoas, cada uma carregando faixas relacionadas à paz. Na outra Este espaço é para todos os que se colocam a disposição de dialogar para que entre todos haja paz.
- No centro do cartaz está a bíblia que traz o lema com a frase da carta aos Efésios. “CRISTO É A NOSSA PAZ: Do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2, 14ª). O tema desta CF: Fraternidade e diálogo: Compromisso de amor.
- Nas laterais temos dois mosaicos. Estes são feitos de pequenas peças coloridas, uma diferente da outra. Estes mosaicos estão no cartaz para nos mostrar a beleza da unidade na diversidade.
- No mosaico à esquerda aparece uma cruz vazia, símbolo do Cristo Ressuscitado, que nos aponta
vida e paz quando somos capazes de criar pontes de fraternidade. Na outra cabeceira pessoas carregando uma faixa com o lema e outra com o tema da CF. O que iremos fazer para as pessoas se encontrarem? Quais as sugestões do grupo?
Enviar o seu desenho para o e-mail da Arquidiocese de Florianópolis (
d) Rezar Juntos
Senhor, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.
Amém.
CANTO: Deus chama a gente pra um momento novo.
Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de Florianópolis-SC
Fev/2021
Mensagem: Queremos sonhar juntos
Amigo e amiga,
Em todos os anos, durante o período quaresmal somos convidados a refletir sobre um tema da
Campanha da Fraternidade com o objetivo de fazer um caminho de conversão. A quaresma, na tradição cristã, é um período de mudança de vida. São 40 dias dedicados à oração, ao jejum e
à partilha do pão diante de muitos desafios da intolerância, da não-aceitação do diferente, da recusa ao diálogo, pela indiferença diante de tantos famintos.
Este ano a CF nos chama atenção sobre o compromisso do diálogo para podermos alcançar o horizonte da paz.
a) Trocando ideias:
Animador/a partilhe com algum grupo suas ideias:
Você acredita que é possível sonhar juntos com um mundo de paz, alegria, diálogo na diversidade? Como?
Uma das formas é se unir a tantos cristãos e cristãs que sonham com um mundo onde há possibilidade de fraternidade.
A proposta da CF 2021 é Ecumênica. Esta proposta é um apelo à unidade de todos os cristãos e cristãs, que professam a fé em Jesus Cristo, colocando em comum os dons e caminhando
lado a lado para garantir mais vida para todos. (Igrejas da CF Ecumênica: Igreja Evangélica de confissão Luterana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Católica Apostólica
Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Aliança Batista do Brasil, Igreja Betesda)
Desde o ano 2000 já foram feitas quatro Campanhas Ecumênicas e agora segue a quinta em 2021.
Vamos recordar:
2000 – Dignidade Humana e Paz “Novo Milênio sem exclusões”
2005 - Solidariedade e Paz “Felizes os que promovem a paz” (Mt 5,9)
2010 - Economia e Vida “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24)
2016 - Casa Comum, nossa responsabilidade “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24)
Ano Tema Lema
Sonhamos para que esta campanha, como as anteriores produza muitos frutos de tolerância, respeito, cooperação e de ajuda mútua para que a vida seja sempre mais cuidada.
O que tem em comum em todas estas campanhas é o diálogo que passa pelo testemunho. Vivemos hoje uma grande diversidade no modo de assumir a fé. O que nos faz irmãos e
irmãs é o Evangelho. Mesmo assim, a diversidade é um grande desafio quando não há tolerância. O que nos une é o diálogo, pois neste entendemos que somos diferentes.
b) Nossa Ciranda de Conversa
Animador/a ajude seu grupo a partilhar as riquezas de tantas campanhas vivenciadas.
Estamos todos e todas numa ciranda. Esta é cheia de alegria, por isso vamos partilhar as nossas riquezas.
- - Quem estiver animando pode repetir os temas e os lemas com a ajuda do grupo.
- - Motivar o grupo para dizer ou escrever cinco palavras diferentes que descobriu nos lemas e temas.
- - Cada participante relacionará as suas palavras escolhidas com a palavra Diálogo destacando o que favorece e o que não favorece quando não se usa o diálogo.
c) Prática para a Semana
Ler o texto bíblico: Jo 15,12-17
Para você animador ou animadora, responder: O que Jesus quer nos ensinar com este texto?
Para trabalhar com algum grupo:
1 - Animar o grupo para responder: Qual a frase que chamou a nossa atenção? Escrevê-la e colocá-la num lugar visível. Através desta frase: O que Jesus nos pede para praticar? Por quê?
2 - Relacionar a nossa reflexão bíblica com a palavra diálogo.
3 - Escolher uma frase do texto citato e enviá-la para alguém que precisa de nossa ajuda.
d) Rezar Juntos
Deus da vida, da justiça, e do amor, nós te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade. Amém.
CANTO:
Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões. Em outras religiões. Pensamos diferente, oramos diferente, louvamos diferente. Mas numa coisa nós somos iguais. Buscamos o mesmo Deus, amamos o mesmo Pai. Queremos o mesmo céu. Choramos os mesmos “ais”. (Pe. Zezinho)
Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de Florianópolis-SC
Fev/2021
Maria, mãe de Deus e nossa mãe (Encontro catequético virtual com crianças)
Objetivo:
-Refletir sobre Maria, mãe de Jesus e nossa mãe
-Conversar sobre as atitudes de cuidado de Maria que inspiram nossas atitudes.
Preparação para o encontro virtual:
-Cada catequista identifica junto às famílias, como, quando e horário que poderá ser realizado o encontro. Verificar qual rede será possível realizar o encontro com o grupo: whatsapp ou outra rede digital.
-Motivar o grupo para preparar o ambiente de onde cada um acompanhará o encontro, um cantinho simples com uma ornamentação singela e bonita: uma vela, a Bíblia, uma flor ou uma plantinha, uma imagem ou gravura de Nossa Senhora.
“Maria, a mãe que cuidou de Jesus,
agora cuida com carinho e preocupação
materna deste mundo ferido.”
(Carta Encíclica Laudato Si’, n. 241).
Passos do Encontro
Iniciar o encontro acolhendo alegremente ao grupo. Importante ouvir cada um partilhar um pouquinho sobre como tem passado os dias....
Se possível enviar a música abaixo para todos ouvirem e rezar:
Ave Maria! Ave Maria!
Bom dia, bom dia, bom dia, Maria de Deus
O Senhor é contigo bendita és tu entre as mulheres
E bendito é o fruto do ventre teu. Jesus de Nazaré
Santa Maria Mãe, Mãe do Filho de Deus
Roga por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém.
Iniciando a conversa:
Jesus, também teve uma mãe muito especial: Maria. Assim que recebeu a notícia que estava grávida, Maria também ficou sabendo que sua prima Izabel, de idade avançada, também estava grávida. Não pensou duas vezes, foi rapidamente para a casa de Izabel ajudá-la. Vamos conferir como foi esse alegre encontro de Maria e Izabel.
Palavra de Deus: Lc 1,36-45.
Partilhando a Palavra
Após ouvir/ler essa passagem bíblica, o que podemos aprender com Maria, olhando o seu testemunho (seu jeito de viver)? Quais são as qualidades de Maria que aparecem neste texto? (Deixar todos falarem).
Maria fez duas coisas importantes, colocou-se à disposição para ouvir e realizar a Palavra de Deus e cuidar de quem precisava.
Estamos vivendo em tempo de distanciamento social e precisamos estar atentos e ajudar a cuidar das pessoas que mais precisam, também dos idosos. (Conversar com o catequizando sobre a importância da solidariedade e do cuidado e como as boas ações geram vida e transformam a nossa vida).
Oração:
Rezar juntos a Ave Maria, pedindo a Mãe de Jesus que nos ajude a estar a serviço daqueles que precisam de nós.
Vivência
Maria, a prima que cuidou com agilidade e carinho de sua prima, agora cuida deste mundo ferido, com carinho e preocupação materna.
Então, vamos agora pensar em ações seguindo o exemplo de Maria. Podemos realizar essa semana alguns gestos(ações) de cuidado com as pessoas? Vamos espalhar atitudes de cuidado? O que cada um pode fazer?
Ir partilhando durante a semana com a turma o que cada um for realizando e se for possível poderá ser feito um vídeo com as imagens e encaminhados à PASCOM da Paróquia para divulgação.
Ana Angélica Ribeiro
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança - Arquidiocese de Belo Horizonte-MG
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB
Poemas
A linguagem poética toca nossa sensibilidade, leva à experiência de Deus, à adesão a Jesus Cristo e ao compromisso com a vida.
A poesia está presente nos lugares, nos objetos e nas pessoas. Então, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto podem estar carregados de poesia.
Seguem algumas sugestões. Elas podem ser inspiração uma oração, provocar a conversa sobre um tema...
O catequista pode sugerir que sejam declamadas e que a família grave em áudio ou vídeo para partilhar. Os poemas também podem ser ilustrados...
O Direito das crianças
Ruth Rocha
Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.
Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir…
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô
Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!
Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!
Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.
Um passeio de canoa, pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa… contar estrelas no céu…
Ficar lendo revistinha,
Um amigo inteligente,
Pipa na ponta da linha,
Um bom dum cachorro quente.
Festejar o aniversário, com bala, bolo e balão!
Brincar com muitos amigos, dar uns pulos no colchão.
Livros com muita figura,
Fazer viagem de trem,
Um pouquinho de aventura…
Alguém para querer bem…
Festinha de São João, com fogueira e com bombinha,
Pé de moleque e rojão, com quadrilha e bandeirinha.
Andar debaixo de chuva,
Ouvir música e dançar.
Ver carreiro de saúva,
Sentir o cheiro do mar.
Pisar descalça no barro,
Comer frutas no pomar,
Ver casa de joão-de-barro,
Noite de muito luar.
Ter tempo pra fazer nada, ter quem penteie os cabelos,
Ficar um tempo calada… Falar pelos cotovelos.
E quando a noite chegar, um bom banho, bem quentinho,
Sensação de bem estar… de preferência com colinho.
Uma caminha macia,
Uma canção de ninar,
Uma história bem bonita,
Então, dormir e sonhar…
Embora eu não seja rei, decreto, neste país,
Que toda, toda criança tem direito a ser feliz!
Esperança
Mario Quintana
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E — ó delicioso voo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
Ana Angélica Ribeiro
Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
A música é uma linguagem universal. Ela desperta na criança a alegria, o encantamento, a vontade de cantar, de dançar, ... conduz à reflexão. Ela exercita a mente, conduz à experiência de alegria e conduz ao Mistério, à experiência de beleza, admiração “É um excelente caminho para chegar ao coração”. Por isso a importância de cuidado, zelo na escolha.
Após ouvir a música solicitar que a criança relate sua opinião e compreensão sobre a mesma. Ela pode criar um desenho, um vídeo com gestos, uma frase ilustrada, um cartaz com a mensagem da mesma, e/ou podem sugerir outras músicas que falem de amor, cuidado, da ajuda ... e enviar ao catequista.
- Oração
Ana Angélica Ribeiro
Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
Encontros da Catequese não presenciais, com as crianças?
Vamos manter, com ajuda das redes sociais, o contato com nosso grupo de catequistas, catequizandos e famílias. Cuidar para que a catequese continue sendo lugar de encontro, onde juntos possamos partilhar a Palavra, a Vida.
Converse com seu grupo de catequizandos sobre as propostas e vejam as possibilidades para manter o grupo integrado.
Convide sua turma da catequese para o encontro semanal. Cada catequista possui o contato dos pais e/ou das crianças, assim é possível conversar, usar recursos como pequenos vídeos, músicas, reflexões... enviando no grupo do whatsapp, ou outras redes sociais.... e assim manter o laço afetivo e relacional com a turma e famílias. Manter a turma animada e o espírito do grupo forte para com esperança e ações cuidadosas vivenciar esse tempo de reclusão é importante.
Veja qual a melhor forma de se encontrar com o seu grupo. A sugestão é um Encontro breve, o tempo suficiente para propor a reflexão, ouvir o grupo e claro, promover um momento orante belo e interativo, incentivando ações para serem vivenciadas em família e com os amigos por meio também das redes sociais ou em casa.
SUGESTÕES.....
- Cuide da turma, mantenha contato durante a semana, um carinho por meio de uma mensagem ou procurando saber como estão, ....
- Há possibilidade de enviar algum dos materiais que serão propostos diretamente para a turma (se houver o grupo só com as crianças), ou para as famílias.
- O encontro pode ser no mesmo dia e horário da catequese, com a turma e durante o tempo combinado vão interagindo com a orientação do catequista.
- Outra possibilidade é enviar anteriormente o material(música, vídeo, história...) e no dia e horário do encontro, cada criança expressa sua opinião sobre o mesmo por meio de mensagem escrita, áudio ou vídeo.
- Cada catequista, com a criatividade, vai adaptando as sugestões.
- Essencial selecionar o pequeno texto bíblico para partilhar a Mensagem cristã que será refletida, preparando cuidadosa e carinhosamente os pequenos momentos de oração.
CURTA-METRAGENS – Pequenos vídeos, Grandes mensagens: “O Cinema é um importante meio de experimentar a beleza”. Encantam, divertem... com beleza, delicadeza e animação promovem a reflexão da mensagem cristã, dos valores, atitudes tão importantes de serem vivenciadas.
Além de promover uma divertida aventura, provoca boas reflexões com as crianças e famílias. Ajudam na compreensão da proposta de Jesus: amar, cuidar, servir, promover a vida em seus pequenos gestos cotidianos... Conduzem ao Mistério.
Enviar o link ou o vídeo para que cada criança assista e expresse sua opinião sobre o mesmo.
Click no nome do vídeo e você será direcionado para a exibição do vídeo:
Confira também:
Encontro catequético com crianças: Somos pessoas que cuidam
Ana Angélica Ribeiro
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança - Arquidiocese de Belo Horizonte-MG
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB
O encontro a seguir, em decorrência da situação que vivemos atualmente, foi adaptados, para ser feitos de forma não presencial.
O presente material tem como objetivo auxiliar o catequista a animar e manter a interação das turmas de catequese por meio dos meio das redes sociais: transmissão ao vivo, teleconferências, bate papos virtuais, grupos de whatsapp.....
Encontro Catequético com adultos
Quarentena: possibilidade de recolhimento à “casa”, deserto interior
Objetivo:
-Provocar o grupo a pensar sobre como anda a vida, a casa moradia e a casa interior;
-Refletir o que o tempo atual nos provoca: parar, desacelerar, conviver conosco mesmo, com a família, pensar na finitude e na possibilidade da impotência;
-Pensar as atitudes humanas em tempos de pandemia e que pede de cada um de nós algo aparentemente paradoxo: me recolho em casa mas com objetivo de cuidar e pensar na coletividade;
-Propiciar ao grupo momentos de interiorização, aprofundando a espiritualidade e fortalecimento da fé e missão como corpo de Cristo
Preparação:
-Cada catequista irá verificar em qual rede será possível propor o encontro.
-Combinar o horário com o grupo se for em uma transmissão ao vivo: live no facebook ou outra rede on-line ou via whatsapp
-Preparar o ambiente de onde será feita a transmissão: uma singela e bonita mesa com a Palavra de Deus, a vela, pequeno cartaz da CF/2020, a imagem de uma casa e a silhueta de uma pessoa ou outra imagem, a crônica: A casa da gente é uma metáfora(preparar uma boa leitura que envolva o grupo propiciando a reflexão)
DESENVOLVIMENTO
Iniciar o encontro acolhendo alegremente ao grupo. Apresentar a crônica abaixo:
A casa da gente é uma metáfora da nossa vida
A casa da gente é uma metáfora da nossa vida, é a representação exata e fiel do nosso mundo interior. Li essa frase outro dia e achei perfeito.
Poucas coisas traduzem tão bem nosso jeito de ser como nosso jeito de morar. Tudo pode ser revelador: se deixamos a comida estragar na geladeira, se temos a mania de deixar as janelas sempre fechadas, se há coisas para consertar. Isso também é estilo de vida.
Há casas em que tudo o que é aparenta está em ordem, mas reina confusão dentro dos armários. Há casas tão limpas, tão lindas, tão perfeitas que parecem cenários: faz falta um cheiro de comida e um som vindo lá do quarto.
Há casas escuras. Há casas feias por fora e bonitas por dentro. Há casas pequenas onde cabem toda a família e os amigos, há casas com lareira que se mantêm frias, há casas prontas para receber visitas e impróprias para receber a vida.
Pode parecer apenas o lugar onde a gente dorme, come e vê televisão, mas nossa casa é muito mais que isso. É a nossa caverna, o nosso castelo, o esconderijo secreto, onde coabitamos com nossos defeitos e virtudes.
Martha Medeiros
Reflexão:
Conversa com o grupo ou propor uma interiorização com as seguintes questões:
Como está a nossa casa? Como tem sido os momentos em casa?
A nossa casa reflete quem somos?
Como anda nossa casa interior? Há algo fora de lugar ou precisando de conserto? As janelas estão abertas? Está tudo em ordem?
O que o momento atual tem me levado a refletir? Como está a nossa “Casa Comum”?
O que podemos fazer para que a nossa “Casa Comum” seja realmente uma casa para TODOS. Temos visto ações que pensam no cuidado com os outros e com o mundo para além da “casa” de cada um?
PALAVRA DE DEUS: Salmo 139(138)
O que no Salmo me chama a atenção? Sinto que Deus conhece e me acompanha em todos os passos?
Pelo que damos graças a Deus? Compreendo a presença e ação de Deus em minha vida?
Minha conduta está em sintonia com a conduta proposta por Deus onde deseja que TODOS tenham VIDA (dignidade, casa, trabalho, respeito...)
ORAÇÃO: As mãos invisíveis de Deus
Tomo o desafio daquela anotação deixada por Fernando Pessoa: “a realidade é o gesto visível das mãos invisíveis de Deus”,
E rezo a realidade. A minha, a do mundo que conheço, a daqueles que ignoro.
Rezo a realidade: incompleta, imperfeita, sonhadora, descabida, espantosa.
Rezo a sua rugosidade, as pregas que fazem doer e também a inaudita transparência, a aventura, o gosto que a realidade tem.
Saiba eu apenas, Senhor, em cada porção de vida reconhecer o movimento das tuas mãos invisíveis!
José Tolentino Mendonça
VIVÊNCIA
Cuidar da nossa casa, o que podemos fazer para bem viver conosco e em nossa casa. Buscar e compartilhar postagens e mensagens que ajudem multiplicar ações de cuidado, percebendo e sendo a presença de Deus invisível no cotidiano.
OPÇÃO: Caso o encontro seja via whatsapp, preparar um áudio bem feito com a crônica e as reflexões. A leitura bíblica e oração podem ser postadas para melhor acompanhamento. E a vivência podem ser compartilhadas ao longo da semana. Importante alertar o grupo para a importância de verificar a fonte de uma informação antes de compartilhar.
MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
"Esta noite, antes de dormir, pensa em quando voltarmos para a rua!
Quando nos abraçarmos de novo, quando formos às compras todos juntos e nos parecer uma festa!
Vamos pensar em quando regressarem aos cafés, aos bares, as conversas, as fotos em que nos apertamos uns aos outros!
Vamos pensar que agora é apenas uma memória, mas que a normalidade nos vai parecer um presente inesperado e lindo!
Vamos amar tudo o que até agora nos pareceu inútil!
Cada segundo será valioso!
Os mergulhos no mar, o sol até tarde, o pôr do sol, os brindes, as gargalhadas!...
Voltaremos a rirmos juntos!
Força e Coragem!
Vemo-nos em breve" (Papa Francisco)
Ana Angélica Ribeiro
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança - Arquidiocese de Belo Horizonte-MG
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB
-Elaborar propostas, para os encontros, que auxiliem na conscientização, sensibilização e consequentemente motivem a prática no dia a dia para: ver, solidarizar-se e cuidar, ou seja incentivar ações de uma vida samaritana.
-Possibilitar vivências nos encontros que possam suscitar a vontade de reproduzir na vida cotidiana, em todos os comportamentos, as mesmas ações de Jesus.
-Promover a elaboração de encontros utilizando as diferentes linguagens utilizando a arte: músicas, vídeos, imagens, histórias, poemas, quadrinhos, narrativas e outros recursos que auxiliam na educação da fé.
-Os encontros a seguir, em decorrência da situação que vivemos atualmente, foram adaptados, para encontros que possam ser feitos de forma não presencial. Por isso, algumas dinâmicas, brincadeiras... serão propostas posteriormente.
-O presente material tem como objetivo auxiliar o catequista a animar e manter a interação das turmas de catequese por meio dos meio das redes sociais: transmissão ao vivo, teleconferências, bate papos virtuais, grupos de whatsapp.....
Encontro para a catequese com jovens:
QUEM SOU EU?
Objetivo:
-Propiciar o conhecimento do grupo, entrosamento.
-Ajudar cada jovem a pensar em si e falar sem se expor, usando linguagem simples.
-Iniciar o processo que auxilie o jovem a refletir sobre sua identidade e sua atuação no mundo.
Preparação:
-Catequista verifique em qual rede será possível propor o encontro.
-Combinar o horário com o grupo se for em uma transmissão ao vivo: live no facebook ou outra rede on-line ou via whatsapp. Uma sugestão é que seja no próprio horário do encontro.
-Preparar o ambiente de onde será feita a transmissão: uma singela e bonita mesa com a Palavra de Deus, a vela, pequeno cartaz da CF/2020, a crônica "Quem sou eu?" Martha Medeiros (veja abaixo).
- Faça uma leitura bem animada do texto ou um áudio que prenda a atenção do grupo.
Desenvolvimento do encontro
-Iniciar o encontro acolhendo alegremente ao grupo.
-Apresente ao grupo uma leitura da crônica: QUEM SOU EU? (Martha Medeiros)
Quando não temos nada de prático nos atazanando a vida, a preocupação passa a ser existencial. Pouco importa de onde viemos e para onde vamos, mas quem somos é crucial descobrir.
A gente é o que a gente gosta. A gente é nossa comida preferida, os filmes que a gente curte, os amigos que escolhemos, as roupas que a gente veste, a estação do ano
preferida, nosso esporte, as cidades que nos encantam. Você não está fazendo nada agora?
Eu idem. Vamos listar quem a gente é: você daí e eu daqui. Eu sou outono, disparado. E ligeiramente primavera. Estações transitórias.
Sou Woody Allen. Sou Lenny Kravitz. Sou Marilia Gabriela. Sou Nelson Motta. Sou Nick Hornby. Sou Ivan Lessa. Sou Saramago.
Sou pães, queijos e vinhos, os três alimentos que eu levaria para uma ilha deserta, mas não sou ilha deserta: sou metrópole.
Sou bala azedinha. Sou coca-cola. Sou salada caprese. Sou camarão à baiana. Sou filé com fritas. Sou morango com sorvete de creme. Sou linguado com molho de limão. Sou cachorro-quente só com mostarda e queijo ralado. Do churrasco, sou o pão com alho.
Sou livros. Discos. Dicionários. Sou guias de viagem. Revistas. Sou mapas. Sou Internet. Já fui muito tevê, hoje só um pouco GNT. Rádio. Rock. Lounge. Cinema. Cinema. Cinema. Teatro.
Sou azul. Sou colorada. Sou cabelo liso. Sou jeans. Sou balaio de saldos. Sou ventilador de teto. Sou avião. Sou jeep. Sou bicicleta. Sou à pé.
Você está fazendo sua lista? Tô esperando.
Sou tapetes e panos. Sou abajur. Sou banho tinindo. Hidratantes. Não sou musculação, mas finjo que sou três vezes por semana. Sou mar. Não sou areia. Sou Londres. Rio. Porto Alegre.
Sou mais cama que mesa, mais dia que noite, mais flor que fruta, mais salgado que doce, mais música que silêncio, mais pizza que banquete, mais champanhe que caipirinha.
Sou esmalte fraquinho. Sou cara lavada. Sou Gisele. Sou delírio. Sou eu mesma.
Agora é sua vez.
-Confira Vídeo opcional com a crônica.
-Logo após a leitura ou vídeo desafie o grupo a escrever em 2min um pequeno parágrafo, motivados pela crônica acima, contudo cada um fará em seu estilo.
-Enquanto o grupo escreve, poderá ser projetado o vídeo com o texto ou colocar uma música instrumental.
-Convidar o grupo a ler o parágrafo escrito. Geralmente, o texto provoca uma escrita poética e os jovens produzem lindos textos.
-Após a partilha conversar com o grupo sobre a importância de cada um do jeito que é, para a turma e, a partir das qualidades e dons que possuem,
contribuírem para que façamos o mundo um melhor, ajudando a fazer o sonho de Deus acontecer: Um mundo com VIDA para todos.
-Ler a Palavra de Deus: Lc4, 14-21
-Buscar uma interatividade com o grupo por meio de algumas questões: Vamos pensar na identidade de Jesus?
-Segundo o texto, como Jesus se posiciona no mundo? E nós, que estamos na caminhada, dando passos em sua direção, quais são as atitudes que podemos e precisamos ter em tempos recolhimento e ao mesmo tempo de tanta necessidade de cuidados.
E nesses dias em que estamos em casa, o que podemos fazer para ajudar?
Quais ações podemos fazer para com outras pessoas mesmo sem sair de casa?
Oração:
Convidar os jovens a ler ou cantar a Oração de São Francisco, pedindo que Deus nos ajude, conduza e ilumine para que sejamos instrumentos da Paz, propiciando a valorização da VIDA no mundo!
Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado
Compreender do que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado;
E morrendo que se vive para a vida eterna.
Motivar os jovens para que cada um pense em qual atitude pode buscar desenvolver, aprimorar, vivenciar nesse tempo que vivemos.
Breve momento de Silêncio e interiorização.
VIVÊNCIA:
- Pensar em um pequeno vídeo, selfs ou outra imagem que motive cada pessoa a partilhar o melhor de si, para um mundo mais humano e que valorize a vida.
- Combinar o horário e dia do próximo encontro e a postagem durante a semana das imagens ou vídeos no grupo para que sejam compartilhados. Podendo talvez, ser utilizado pela PASCOM da paróquia.
-Encerrar o encontro com a Bênção para o grupo:
“Onde estiver que Deus te Guarde... O que decidir que Deus te ilumine...
E por toda a vida... Deus te proteja e te abençoe”.
Ana Angélica Ribeiro
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança - Arquidiocese de Belo Horizonte-MG
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB
Encontro catequético com crianças
Somos pessoas que Cuidam
Objetivo:
-Despertar a atenção e cuidado para com a família, amigos, ...
-Ser sensível às necessidades do próximo;
-Identificar quais são as carências que podemos suprir.
Preparação:
Cada catequista irá verificar em qual rede será possível propor o encontro.
Combinar o horário com o grupo se for em uma transmissão ao vivo: live no
facebook ou outra rede on-line ou via whatsapp
Preparar o ambiente de onde será feita a transmissão: uma singela e bonita
mesa com a Palavra de Deus, a vela, pequeno cartaz da CF/2020 e o livro ou o texto
da história: A Margarida Friorenta (Prepare com zelo uma boa, encantadora e
motivadora leitura da história para a turma. Mas... Caso você seja um(a) contador(a)
de histórias, coloque seu dom em ação e encante a turma)
Desenvolvimento
Iniciar o encontro acolhendo alegremente ao grupo. Cantar a introdução da história (no ritmo de Ah eu entrei na roda, eu entrei na roda....)
“Vai começar a história, vai começar a contação se prepare minha gente, abra o seu coração”.(Bis)
Título: A MARGARIDA FRIORENTA
Editora: Ática Editora Ano: 2006
Autora: Fernanda Lopes de Almeida
Era uma vez uma margarida em um jardim. Quando ficou de noite a margarida começo a tremer.
Aí passou a Borboleta Azul. A borboleta parou de voar.
- Por que você esta tremendo?
- Frio!
- Oh! E horrível ficar com frio! E logo em uma noite tão escura!
A Margarida deu uma espiada na noite. E se encolheu nas suas folhas.
A Borboleta teve uma ideia:
- Espere um pouco! E voou para o quarto de Ana Maria.
- Psiu, acorde!
- Ah? E você, Borboleta? Como vai?
- Eu vou bem. Mas a Margarida vai mal.
- O que é que ela tem?
- Frio coitada!
- Então já sei o remédio. É trazer a Margarida para o meu quarto.
- Vou trazer já. A Borboleta pediu ao cachorro Moleque:
- Você leva esse vaso para o quarto da Ana Maria?
Moleque era muito inteligente e levou o vaso muito bem. Ana Maria abriu a porta para eles. E deu um biscoito para Moleque.
A Margarida ficou na mesa de cabeceira. Ana Maria se deitou. Mas ouviu um barulhinho. Era o vaso balançando. A Margarida estava tremendo!
- Que é isso?
- Frio!
- Ainda? Então já sei! Vou arranjar um casaquinho para você.
Ana Maria tirou o casaquinho da boneca. Porque a boneca não estava com frio nenhum. E vestiu o casaquinho na Margarida.
- Agora, você esta bem. Durma e sonhe com os anjos.
Mas quem sonhou com os anjos foi Ana Maria. A Margarida continuou a tremer. Ana Maria acordou com o barulhinho.
- Outra vez? Então já sei. Vou arranjar uma casa para você!
E Ana Maria arranjou uma casa para Margarida. Mas quando ia adormecendo ouviu outro barulhinho. Era a Margarida tremendo.
Então Ana Maria descobriu tudo. Foi lá e deu um beijo na Margarida!!!
A Margarida parou de tremer. E dormiram muito bem a noite toda.
No dia seguinte Ana Maria disse para a Borboleta Azul:
-Sabe Borboleta? O frio da Margarida não era frio de casaco não!
E a Borboleta respondeu:
- Ah! Entendi!
“Já terminou a história, terminou a contação, guarde a história minha gente, dentro do seu coração”.(Bis)
DIÁLOGO
Propor ao grupo refletir sobre o tipo de frio que a margarida estava sentindo. Motivar o grupo a pensar como podemos ajudar as pessoas que sentem falta de carinho, proteção, de amor, de companhia.
Ajudar o grupo a pensar: Já sentiram esse tipo de frio? Às vezes sentimos coisas que não sabemos explicar direito, mas com a atenção, o cuidado e ajuda de quem gostamos e que percebem como estamos, conseguimos melhorar e entender nossos sentimentos?
Vamos ler a Palavra de Deus: Mt 7,12 ou Mt 22,36-39
E nesses dias em que estamos em casa, o que podemos fazer para ajudar?
Quais ações podemos fazer para com outras pessoas mesmo sem sair de casa? Ligar para os avós? Rezar junto com a Família pelo nosso país, mundo?
Outras sugestões ...
Oração:
Refrão meditativo: “Onde reina o amor, fraterno amor, onde reina o amor, Deus aí está”
-Querido Deus ajuda-nos a ser amorosos e cuidadosos!
-Quem ama cuida! Obrigada querido Deus por cuidar de cada um de nós,
especialmente quando estamos com “frio” como a Margarida.
-Querido Deus ajuda-nos a ser amorosos e cuidadosos!
-Quem ama cuida! Querido Deus ajuda as pessoas do mundo a praticar o amor e o cuidado uns com os outros
-Querido Deus ajuda-nos a ser amorosos e cuidadosos!
VIVÊNCIA:
Cuidar e ajudar o pessoal de casa nas tarefas, marcar um momento para ler
juntos o texto Bíblico Lc 10, 25-37
Cada um irá criar uma figurinha ou imagem para divulgar nas redes sociais
mostrando a importância de cuidar uns dos outros.
Encerrar o encontro com a Bênção para o grupo:
“Onde estiver que Deus te Guarde... O que decidir que Deus te ilumine... E por toda a vida... Deus te proteja e te abençoe”
Combinar a forma de trocar as imagens/desenhos que forem sendo criadas e combinar o horário e dia do próximo encontro.
Ana Angélica Ribeiro
Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança - Arquidiocese de Belo Horizonte-MG
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB
Sugestões para Catequese com jovens da Crisma (15 anos)
Manter o vínculo, a amizade e a conversa com o grupo de crismandos pelo watsap ou outra rede social será muito importante. Muitos grupos apenas começaram os encontros neste ano e manter algum tipo de ligação com os crismandos também é uma maneira de criar comunidade.
É possível conversar com o grupo todo por Skype, por exemplo, que pode ser utilizado para fazer discussões de vídeos, filmes e outros. Enfim, utilize os meios disponíveis para continuar conversando com o grupo de crismandos. Os jovens poderão sugerir outras maneiras de realizar esses encontros virtuais pois conhecem bem a internet.
Defina a periodicidade que você irá fazer isso (uma ou duas vezes por semana, por exemplo).
Não há necessidade de trabalhar algum tema do itinerário catequético. O importante é manter o grupo unido. Algumas temáticas da catequese de crisma podem sim ser objeto de discussão via Skype e uma live pelo facebook, por exemplo. Mas fique atento ao tempo. Jovem não irá gostar de algo muito longo.
Ações possíveis:
a) Sugerir que vejam vídeos e depois combine como discutir sobre eles com o grupo.
Os Vídeos abaixo sugeridos possuem links que direcionarão você para os comentários dos mesmos neste site. Assim você terá sugestões de conteúdos para discutir com o grupo de crismandos. São eles:
- Funerais pelos que ficam (TED onde um passageiro do voo que pousou no rio Hudson fala sobre o que aprendeu com a possibilidade de morrer)
- Lila – como você enxerga o mundo?
b) Filmes também podem ser sugeridos (uma vez por semana ou a cada 15 dias) e é possível organizar um tempo para a discussão sobre o filme via Skype ou grupo de watsap, por exemplo. O crismando pode procurar o filme na internet ou outros meios. Combine com o grupo qual filme assistir e quando será a discussão sobre ele.
Sugerimos alguns filmes possíveis de serem encontrados:
Outros filmes:
- Sociedade dos Poetas Mortos (aborda o sentido da vida, da amizade, o processo de aprender, o que significa viver intensamente cada dia...)
- Tomates verdes e fritos (É a estória de vida de uma pessoa que faz a outra aprender a viver, a amar, a se amar) –
- Um sonho de liberdade (trata sobre a vida, a liberdade, a amizade).
c) Algumas músicas também podem ser enviadas para os crismandos. Pedir que ouçam e partilhem o que acham da mensagem que a letra propõe. Ou simplesmente envie a música e peçam que ouçam. Agende um horário para a discussão no grupo de watsap ou Skype (por exemplo).
Veja algumas sugestões. Você será direcionado para a página com o comentário da música para te ajudar na partilha e discussão com os crismandos:
- Felicidade (Marcelo Janeci)
- Onde Deus possa me ouvir (Vander Lee)
- Meu Jardim (Vander Lee)
- Contrários (Pe. Fábio de Melo)
- Somos quem podemos ser (Engenheiros do Havaii)
- Oração
- Não fuja da dor (Titãs)
- Enquanto houver sol (Titãs)
- Pão e Poesia (Moraes Moreira)
- As coisas tão mais lindas (Nando Reis)
- Debaixo d’água (Maria Bethania)
- Maior (Milton Nascimento)
- Dona Cila (Maria Gadú)
- Sobrevivente (Gabriel o pensador)
- Teu proceder (Pe. Francys sj)
Outras músicas que o catequista poderá encontrar no youtube e enviar o vídeo para a turma:
- Andar com fé -Gilberto Gil (o que é a fé e sua importância na vida)
- Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil (condições necessárias para falar com Deus e ouvi-lo)
- Monte Castelo – Legião urbana (o que é o amor)
- Beleza Rara – Banda Eva – (a experiência de encontrar o amor verdadeiro)
- Metamorfose ambulante – Raul Seixas -(É preciso ter autenticidade)
- Canção da América- Milton Nascimento (amizade)
- Caçador de mim – Milton Nascimento (a pessoa: ser em busca de si mesmo)
d) O nosso site possui inúmeras sugestões de poemas que você pode enviar para o grupo de crismandos. Leia, escolha e envie por watsap.
- O mais importante não é (Benjamim Buelta sj)
- Ofertório (Caetano Veloso)
- Amar ( Carlos Drummond de Andrade)
- Sobre a morte e o viver (Adroaldo Palaoro sj)
- Que eu não perca a capacidade de amar
- Pessoas são lembradas pelo que despertam em nós
d) Sugestão preciosa
O site www.lectionautas.com.br é um site da Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB). É um site de leitura orante da Palavra de Deus para jovens. Será precioso se você catequista o divulgar para o grupo de crismandos. O site disponibiliza roteiros diários para a leitura orante da Palavra de Deus.
Você pode sugerir que sigam o roteiro proposto a cada dia para rezar com a Palavra.
Lucimara Trevizan
Equipe do site
25.03.2020
Catequese com crianças (9 e 10 anos)
A catequista costuma ter o número de celular dos pais e, em muitos casos, do celular dos catequizandos. Será possível conversar (no grupo de watsap ou individualmente) com catequizandos. Também gravar um vídeo para os catequizandos. É importante não perder o vínculo, criar comunidade-grupo via watsap, facebook ou outra rede social.
Uma ou duas vezes por semana o catequista pode:
a) Manifestar carinho, perguntar como estão e o que estão fazendo em casa.
b) Sugerir assistir um filme a cada semana (veja sugestões no site www.catequesehoje.org.br). É possível o catequista fazer pequenos comentários sobre o filme indicado naquela semana e “ouvir” o que os catequizandos dizem. Os filmes indicados tem sempre uma mensagem cristã a aprofundar.
c) Enviar pequenos vídeos (um por semana) para as crianças e fazer comentários sobre eles. Pedir que assistam e comentem com você... (click no link e veja o comentário do vídeo para te ajudar na conversa com os catequizandos). Veja abaixo as sugestões:
- Ian – sobre a necessidade de acolher o diferente. Defender a vida...
- Menino costura ursinhos para crianças doentes – a catequista pode estimular a cada catequizando a fazer um desenho, um vídeo para enviar a alguma criança doente.
- História do natal (narra a história do nascimento de Jesus)
- Cordel sobre o nascimento de Jesus
- História da Páscoa (narrada por crianças)
- Sentimentário (vários elementos para conversar com o grupo de catequizandos: o mundo do sentimento, o mundo interior... o significado das coisas e pessoas na vida da gente... Pode-se estimular a criança fazer um dicionário dos sentimentos durante esse tempo...)
- Daisy Chain (o que é possível fazer com esse mundo...)
- Crianças diante de um prato vazio
d) Sugerir que a família do catequizando leia o evangelho do domingo e acompanhe a missa transmitida pela TV ou internet.
e) Propor que o catequizando reze antes de dormir:
Querido Deus,
Tu nos conduzes pelo caminho da vida e da alegria.
Dê a minha família e a todos nós, muita paciência para viver estes tempos incertos.
Confio no Teu amor, mesmo que me sinta confuso e perdido, pois sei que Tu estás sempre comigo e nunca me deixarás sozinho. Amém.
f) Sugerir que o catequizando faça um gesto de solidariedade. Nestes tempos o melhor é telefonar para uma pessoa doente (familiares, amigos), dedicar tempo a conversar com elas, dizendo palavras de carinho e expressando o quanto gostam dessa pessoa.
g) Enviar mensagem de vídeo e/ou telefonar para quem está sozinho em casa (um idoso, um parente, um vizinho, um amigo da família).
h) Enviar músicas para o catequizando ouvir. Defina um dia da semana para enviar:
- Amigos
As musicas abaixo serão direcionadas diretamente para o vídeo no youtube:
- Ilumina
Lucimara Trevizan
Equipe do site
25.03.2020
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