Maria, mãe de Deus e nossa mãe  (Encontro catequético virtual com crianças)

Objetivo:

-Refletir sobre Maria, mãe de Jesus e nossa mãe

-Conversar sobre as atitudes de cuidado de Maria que inspiram nossas atitudes. 

Preparação para o encontro virtual:

-Cada catequista identifica junto às famílias, como, quando e horário que poderá ser realizado o encontro. Verificar qual rede será possível realizar o encontro com o grupo: whatsapp ou outra rede digital.

-Motivar o grupo para preparar o ambiente de onde cada um acompanhará o encontro, um cantinho simples com uma ornamentação singela e bonita: uma vela, a Bíblia, uma flor ou uma plantinha, uma imagem ou gravura de Nossa Senhora.

 “Maria, a mãe que cuidou de Jesus,

agora cuida com carinho e preocupação

materna deste mundo ferido.”

(Carta Encíclica Laudato Si’, n. 241).

Passos do Encontro

Iniciar o encontro acolhendo alegremente ao grupo. Importante ouvir cada um partilhar um pouquinho sobre como tem passado os dias.... 

Se possível enviar a música abaixo para todos ouvirem e rezar:

Ave Maria Pe. Zezinho

Ave Maria! Ave Maria!

Bom dia, bom dia, bom dia, Maria de Deus 

O Senhor é contigo bendita és tu entre as mulheres

E bendito é o fruto do ventre teu. Jesus de Nazaré 

Santa Maria Mãe, Mãe do Filho de Deus

Roga por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém.

Iniciando a conversa:

Jesus, também teve uma mãe muito especial: Maria.  Assim que recebeu a notícia que estava grávida, Maria também ficou sabendo que sua prima Izabel, de idade avançada, também estava grávida. Não pensou duas vezes, foi rapidamente para a casa de Izabel ajudá-la.  Vamos conferir como foi esse alegre encontro de Maria e Izabel. 

Palavra de Deus:  Lc 1,36-45. 

Partilhando a Palavra 

Após ouvir/ler essa passagem bíblica, o que podemos aprender com Maria, olhando o seu testemunho (seu jeito de viver)?  Quais são as qualidades de Maria que aparecem neste texto? (Deixar todos falarem). 

Maria fez duas coisas importantes, colocou-se à disposição para ouvir e realizar a Palavra de  Deus e cuidar de quem precisava.  

Estamos vivendo em tempo de distanciamento social e precisamos estar atentos e ajudar a cuidar das pessoas que mais precisam, também dos idosos. (Conversar com o catequizando sobre a importância da solidariedade e do cuidado e como as boas ações geram vida e transformam a nossa vida).

Oração:

Rezar juntos a Ave Maria, pedindo a Mãe de Jesus que nos ajude a estar a serviço daqueles que precisam de nós. 

Vivência 

Maria, a prima que cuidou com agilidade e carinho de sua prima, agora cuida deste mundo ferido, com carinho e preocupação materna.  

Então, vamos agora pensar em ações seguindo o exemplo de Maria. Podemos realizar essa semana alguns gestos(ações) de cuidado com as pessoas? Vamos espalhar atitudes de cuidado? O que cada um pode fazer? 

Ir partilhando durante a semana com a turma o que cada um for realizando e se for possível poderá ser feito um vídeo com as imagens e encaminhados à PASCOM da Paróquia para divulgação. 

 

Ana Angélica Ribeiro

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança - Arquidiocese de Belo Horizonte-MG

Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB