-Elaborar propostas, para os encontros, que auxiliem na conscientização, sensibilização e consequentemente motivem a prática no dia a dia para: ver, solidarizar-se e cuidar, ou seja incentivar ações de uma vida samaritana.

-Possibilitar vivências nos encontros que possam suscitar a vontade de reproduzir na vida cotidiana, em todos os comportamentos, as mesmas ações de Jesus.

-Promover a elaboração de encontros utilizando as diferentes linguagens utilizando a arte: músicas, vídeos, imagens, histórias, poemas, quadrinhos, narrativas e outros recursos que auxiliam na educação da fé.

-Os encontros a seguir, em decorrência da situação que vivemos atualmente, foram adaptados, para encontros que possam ser feitos de forma não presencial. Por isso, algumas dinâmicas, brincadeiras... serão propostas posteriormente.

-O presente material tem como objetivo auxiliar o catequista a animar e manter a interação das turmas de catequese por meio dos  meio das redes sociais: transmissão ao vivo, teleconferências, bate papos virtuais, grupos de whatsapp.....

 

Encontro para a catequese com jovens: 

QUEM SOU EU? 

Objetivo: 

-Propiciar o conhecimento do grupo, entrosamento.

-Ajudar cada jovem a pensar em si e falar sem se expor, usando linguagem simples.

-Iniciar o processo que auxilie o jovem a refletir sobre sua identidade e sua atuação no mundo. 

Preparação:

-Catequista verifique em qual rede será possível propor o encontro.

-Combinar o horário com o grupo se for em uma transmissão ao vivo: live no facebook ou outra rede on-line ou via whatsapp. Uma sugestão é que seja no próprio horário do encontro.

-Preparar o ambiente de onde será feita a transmissão: uma singela e bonita mesa com a Palavra de Deus, a vela, pequeno cartaz da CF/2020, a crônica "Quem sou eu?" Martha Medeiros (veja abaixo).

- Faça uma leitura bem animada do texto ou um áudio que prenda a atenção do grupo.

Desenvolvimento do encontro

-Iniciar o encontro acolhendo alegremente ao grupo.

-Apresente ao grupo uma leitura da crônica:  QUEM SOU EU? (Martha Medeiros)

Quando não temos nada de prático nos atazanando a vida, a preocupação passa a ser existencial. Pouco importa de onde viemos e para onde vamos, mas quem somos é crucial descobrir.

A gente é o que a gente gosta. A gente é nossa comida preferida, os filmes que a gente curte, os amigos que escolhemos, as roupas que a gente veste, a estação do ano

preferida, nosso esporte, as cidades que nos encantam. Você não está fazendo nada agora?

Eu idem. Vamos listar quem a gente é: você daí e eu daqui. Eu sou outono, disparado. E ligeiramente primavera. Estações transitórias.

Sou Woody Allen. Sou Lenny Kravitz. Sou Marilia Gabriela. Sou Nelson Motta. Sou Nick Hornby. Sou Ivan Lessa. Sou Saramago.

Sou pães, queijos e vinhos, os três alimentos que eu levaria para uma ilha deserta, mas não sou ilha deserta: sou metrópole.

Sou bala azedinha. Sou coca-cola. Sou salada caprese. Sou camarão à baiana. Sou filé com fritas. Sou morango com sorvete de creme. Sou linguado com molho de limão. Sou cachorro-quente só com mostarda e queijo ralado. Do churrasco, sou o pão com alho.

Sou livros. Discos. Dicionários. Sou guias de viagem. Revistas. Sou mapas. Sou Internet. Já fui muito tevê, hoje só um pouco GNT. Rádio. Rock. Lounge. Cinema. Cinema. Cinema. Teatro.

Sou azul. Sou colorada. Sou cabelo liso. Sou jeans. Sou balaio de saldos. Sou ventilador de teto. Sou avião. Sou jeep. Sou bicicleta. Sou à pé.

Você está fazendo sua lista? Tô esperando. 

Sou tapetes e panos. Sou abajur. Sou banho tinindo. Hidratantes. Não sou musculação, mas finjo que sou três vezes por semana. Sou mar. Não sou areia. Sou Londres. Rio. Porto Alegre.

Sou mais cama que mesa, mais dia que noite, mais flor que fruta, mais salgado que doce, mais música que silêncio, mais pizza que banquete, mais champanhe que caipirinha.

Sou esmalte fraquinho. Sou cara lavada. Sou Gisele. Sou delírio. Sou eu mesma.

Agora é sua vez.

 

-Confira Vídeo opcional com a crônica.

-Logo após a leitura ou vídeo desafie o grupo a escrever em 2min um pequeno parágrafo, motivados pela crônica acima, contudo cada um fará em seu estilo.

-Enquanto o grupo escreve, poderá ser projetado o vídeo com o texto ou colocar uma música instrumental.

-Convidar o grupo a ler o parágrafo escrito. Geralmente, o texto provoca uma escrita poética e os jovens produzem lindos textos.

-Após a partilha conversar com o grupo sobre a importância de cada um do jeito que é, para a turma e, a partir das qualidades e dons que possuem,

contribuírem para que façamos o mundo um melhor, ajudando a fazer o sonho de Deus acontecer: Um mundo com VIDA para todos.

 

-Ler a Palavra de Deus: Lc4, 14-21

 

-Buscar uma interatividade com o grupo por meio de algumas questões: Vamos pensar na identidade de Jesus?

-Segundo o texto, como Jesus se posiciona no mundo? E nós, que estamos na caminhada, dando passos em sua direção, quais são as atitudes que podemos e precisamos ter em tempos recolhimento e ao mesmo tempo de tanta necessidade de cuidados.

E nesses dias em que estamos em casa, o que podemos fazer para ajudar?

Quais ações podemos fazer para com outras pessoas mesmo sem sair de casa?

Oração:

Convidar os jovens a ler ou cantar a Oração de São Francisco, pedindo que Deus nos ajude, conduza e ilumine para que sejamos instrumentos da Paz, propiciando a valorização da VIDA no mundo! 

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz

Onde houver ódio, que eu leve o amor

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão

Onde houver discórdia, que eu leve a união

Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Onde houver erro, que eu leve a verdade

Onde houver desespero, que eu leve a esperança

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado

Compreender do que ser compreendido

Amar que ser amado

Pois, é dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado;

E morrendo que se vive para a vida eterna.

 

Motivar os jovens para que cada um pense em qual atitude pode buscar desenvolver, aprimorar, vivenciar nesse tempo que vivemos.

Breve momento de Silêncio e interiorização.

 

VIVÊNCIA:

- Pensar em um pequeno vídeo, selfs ou outra imagem que motive cada pessoa a partilhar o melhor de si, para um mundo mais humano e que valorize a vida.

- Combinar o horário e dia do próximo encontro e a postagem durante a semana das imagens ou vídeos no grupo para que sejam compartilhados. Podendo talvez, ser utilizado pela PASCOM da paróquia.

-Encerrar o encontro com a Bênção para o grupo:

“Onde estiver que Deus te Guarde... O que decidir que Deus te ilumine...

E por toda a vida... Deus te proteja e te abençoe”.

 

Ana Angélica Ribeiro

Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança - Arquidiocese de Belo Horizonte-MG

Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 da CNBB