Muito se tem falado sobre uma Catequese de Iniciação à vida Cristã de Inspiração Catecumenal. Muito também se tem escrito sobre o tema. Os desafios para que a mesma se torne efetiva estão cada vez maiores.

Desde o concílio Vaticano II,  a Igreja convoca os catequistas a adotar um novo jeito de fazer catequese. Pensar uma catequese com adultos, cristocêntrica, de Iniciação à vida de fé em comunidade, uma catequese transformadora e libertadora, quando a mensagem da fé, iluminando a existência humana, forma a consciência crítica diante das estruturas injustas e possibilita uma ação transformadora da realidade social.

Aprendemos que a catequese carrega consigo a tarefa de introduzir o cristão no mistério da vida do Cristo ressuscitado. Que ela seja inculturada, ou seja, consiga assumir os valores da cultura, a linguagem, os símbolos, a maneira de ser e de viver do povo nas suas diversas expressões cultural. Que seja uma catequese integrada com as outras pastorais fazendo da Igreja particular toda ela de inspiração catecumenal. Assim, a catequese, enquanto atividade específica faz-se presente em todas as pastorais. Esteja presente na vida e na fé da Igreja, seja celebrada na liturgia e se expressa na prática pastoral das comunidades.

O Diretório Nacional de Catequese descreve alguns desafios que nos provocam para bem exercer a tarefa de catequizar, ou seja, de anunciar o evangelho fazendo ecoar a Palavra de Deus nos diferentes caminhos que se desponta para fora das portas da Igreja, ou seja, ser uma Igreja em saída, como nos convida a ser, o Papa Francisco.

Alguns desafios que se encontram no DNC:

• Cria uma unidade na pastoral catequética, organizando melhor a catequese nos diversos níveis (regional, diocesano, paroquial).
• Formar catequistas como comunicadores de experiências de fé, comprometidos com o Senhor e sua Igreja.
• Fazer da Bíblia realmente o texto principal da catequese.
• Suscitar nos catequistas e catequizandos o sentido do valor do valor da celebração litúrgica, da dimensão orante da catequese e o amor pela comunidade.
• Assumir o processo de inspiração catecumenal como modelo de toda a catequese e, consequentemente, intensificar o usos do Ritual de Iniciação Cristão de Adultos.
• Orientar a catequese para que seja ela instrumento de inserção dos catequizandos no mistério de Cristo e na vida da Igreja.

Refletindo sobre esses desafios que continuam nos dias de hoje, somos convocados para fazer acontecer uma transformação no jeito de se fazer catequese. Ajudar a comunidade a despertar-se para o valor de uma catequese transformadora que evangeliza para a vivência dos valores evangélicos e para o compromisso missionário e social da fé. Oferecer uma catequese de inspiração catecumenal aos adultos não batizados, aos adultos batizados, mas que necessitam de um aprofundamento da fé, aos jovens, adolescentes e crianças. Oferecer uma catequese de Iniciação Cristã de toda comunidade, fazendo dela o lugar privilegiado de comunhão, que se desenvolve a partir da participação de todos os membros do Povo de deus, leigos, religiosos, diáconos, presbíteros e bispos.

Marcas do nosso tempo, uma realidade a ser evangelizada

Uma das surpresas dos tempos atuais é o que chamamos de “volta ao sagrado”. Diante da realidade atual esperava-se das pessoas um afastamento cada vez mais do sagrado, mas o que está acontecendo é o contrário. Há uma fome tão grande do sagrado que até expõe as pessoas a charlatanismos diversos. Vale tudo: tarô, leitura de mão, cristais, práticas vindas de religiões orientais… As pessoas procuram uma solução para seus problemas pessoais, procuram energias positivas para enfrentar a vida. Basta olhar os diversos programas religiosos na TV.
Nota-se que muitos procuram satisfazer sua religiosidade fora de uma instituição, ou atravessam com facilidade diferentes tradições religiosas sem firmar-se em nenhuma delas, consequentemente descomprometidos com seus valores e exigências. Tal vivência se funda unicamente na experiência pessoal do sagrado, em geral com forte carga mística, emocional e envolvente buscando o maravilhoso.

O pluralismo religioso – Esse é outra marca dos nossos tempos. Existe um pluralismo dentro da nossa própria Igreja. Nem todos pensam da mesma forma, mesmo em campo doutrinal. Isto traz preocupações e conflitos no seio da Igreja. Vivemos hoje conflitos de modelos eclesiológicos que afetam as relações pessoais, a pastoral e a presença profética da Igreja na sociedade. Necessita-se de diálogo dentro da Igreja para que espiritualidades diferentes unam forças em vista do essencial.

A violência – Um problema angustiante é, atualmente, a violência. Os presídios estão superlotados. As crianças vagam pelas ruas e são iniciadas na violência. Os cidadãos sentem-se presos, enquanto os criminosos andam soltos. O tráfico de drogas, causa de muita violência, aumenta. Por outro lado, existe a “impunidade” que protege aqueles que praticam a corrupção em alta escala, os altos salários e mordomias daqueles que governam, enquanto o operário não tem um salário digno. As grandes diferenças sociais, sem previsão de solução por parte do governo, são uma das principais causas da miséria e marginalização do povo.

Pergunta-se: o que tudo isso tem a ver com a catequese com adultos?
Diante dessa realidade, a Igreja é chamada a pensar em novas formas, métodos próprios e expressões diferenciadas para a realização do processo de evangelização junto à comunidade. há a importância de uma Catequese com Adulto. Vários estudos, congressos, seminários tem-se realizado com o intuito de aprofundar a questão e melhor responder à questão de uma catequese que considere o adulto como sujeito do seu processo de formação e de seguimento comprometido com a pessoa e a causa de Jesus Cristo, inserido na vida comunitária e na sociedade. A Igreja do Brasil propõe como modelo uma catequese de inspiração catecumenal.

Mas o que é uma catequese de Inspiração Catecumenal? Nos nossos próximos encontros vamos trabalhar o processo de uma catequese catecumenal dos inícios da Igreja e quais elementos dela podemos nos apropriar para fazer uma boa catequese nos dias de hoje. Uma catequese querigmática e mistagógica que tem a centralidade em Jesus Cristo.

O adulto que crê que tem confiança no Deus revelado por Jesus Cristo é aquele que está sempre a buscar o verdadeiro amor de Deus. Procurar conhecer o significado dos gestos, das palavras e dos sinais realizados por Jesus é o objetivo do nosso caminho de fé. Conhecer Jesus é um grande presente para todos os cristãos. Ele trouxe para o meio das pessoas a demonstração de que Deus é amor e ama toda a criação. Ele vem ao encontro das pessoas e deseja fazer comunhão com elas. Os adultos na fé são aqueles que podem buscar esse conhecimento de Deus e transmitir aos demais.

Neuza Silveira de Souza

Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2