Não se pode perder de vista o que se pretende fazer na nossa catequese. Seu objetivo nada mais é do que fazer chegar a mensagem de Jesus, mensagem de vida e de felicidade, aos nossos catequizandos. A catequese tem tudo a ver com a vida concreta de cada um(a). Não é uma doutrina complicada a ser colocada na cabeça e ser decorada. Mas, é uma valiosa orientação para a vida de cada dia, no ambiente concreto, para se chegar à plenitude da vida cristã.

A mensagem de Jesus transmitida a partir de um processo iniciático nos coloca inseridos em uma nova realidade a qual significa percorrer o caminho da vida, paixão, morte, ressurreição, ascensão, envio do Espírito Santo e retorno glorioso. Isto é, os catequizandos são introduzidos no mistério Pascal.

Qual o melhor método para alcançarmos nosso objetivo?

Também não podemos perder de vista que a metodologia aplicada para apresentar o conteúdo da catequese, considerando a dinâmica do encontro está no Diretório Nacional de Catequese que indica, como orientação, o conhecido método “VER – JULGAR (ou Iluminar) – AGIR – CELEBRAR – REVER (DNC cf. n° 157)”. Este método se aplica a qualquer tipo de catequese, seja para crianças, adolescentes, jovens ou adultos.

O encontro catequético é um anúncio da Palavra e está centrado nela, mas precisa de toda uma preparação do ambiente, atenção aos símbolos, o cuidado com cada um dos catequizandos, uma acolhida alegre e um conteúdo bem preparado que proporciona a integração de todas as dimensões da pessoa num processo de crescimento gradual e vivencial que o insere no caminho comunitário cristão e na vida da Igreja.
A vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Ela desperta para novas relações e ações. Nesse sentido, o encontro catequético, se bem preparado em seus passos, pode contribuir para a inserção da pessoa na vida comunitária e social.

O encontro catequético apresenta o seguinte desenvolvimento:

1. VER: Olhar a vida, a situação dos catequizandos, os problemas e dificuldades encontrados, as dúvidas e perguntas existentes, experiências vividas. Através de um diálogo aprofunda-se a realidade, analisando causas, atitudes etc.
2. ILUMINAR a realidade com a Palavra de Deus: o que Deus nos diz, como encarar o problema, como descobrir a mensagem de “libertação”.
3. CELEBRAR. Encontrar-se com Deus na oração, interiorizando a mensagem.
4. AGIR. Voltar novamente à vida concreta, mas com olhos diferentes, com os olhos da fé, com uma mudança de mentalidade, assumindo o compromisso de viver concretamente a mensagem recebida.
5. REVER: de vez em quando, se faz, em equipe, uma avaliação do processo catequético.

Nesse novo projeto catequético que inicia o catequizando para a vivência da fé, inserindo-o no Mistério do Cristo ressuscitado, a pessoa do catequizando, seja ela criança, jovem ou adulta, aprende a caminhar percorrendo o itinerário proposto por Jesus que se encontra em seus ensinamentos nas Escrituras, principalmente, no Novo testamento.

Para inserir a catequese no processo de Iniciação à vida Cristã, buscando inspirar-se no modelo da catequese catecumenal dos primeiros séculos, sabemos que se trata de um processo que requer novas disposições pastorais. Necessário se faz que a Igreja como um todo se insira nesse processo de inspiração catecumenal, e as pastorais se envolvam, abram-se aos novos sinais dos tempos, façam escolhas corajosas, propiciando a transformação para a vivência de um novo paradigma: que todos possam experimentar uma Igreja aberta, de saída, inclusiva, onde todos participam do Mistério Pascal e se deixa impregnar-se desse Mistério, essência da fé cristã.

Neuza Silveira de Souza
Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 (Minas e Espírito Santo)