Na edição passada, começamos a falar das bênçãos no processo catecumenal, seu significado e importância. Fazem parte dos chamados “sacramentais” que. Segundo o que nos diz a Constituição “Sacrossanto Concílio”, documento do Concílio Vaticano II que trata da Liturgia, são “sinais sagrados, pelos quais, à imitação dos Sacramentos, são significados efeitos principalmente espirituais, obtidos pela impetração da Igreja. Pelos sacramentais os homens se dispõem a receber o efeito principal dos sacramentos, e são santificadas as diversas circunstâncias da vida” (61).

 

Há uma série de bênçãos que podem ser feitas pelos catequistas ou outros leigos qualificados para isto (cf. SC 79). Inclusive o gesto de estender a mão sobre os catequizandos pode ser feito, acompanhado sempre de uma oração (RICA 119). Essas bênçãos podem ser dadas no final de uma celebração da Palavra, no final do encontro catequético ou mesmo em particular, quando for oportuno.

O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) traz algumas fórmulas de bênçãos, para que se escolha aquela que for mais adequada ao momento celebrado. A maioria delas pede a Deus que venha em socorro dos catequizandos que se preparam para o Batismo e demais sacramentos de Iniciação Cristã, confirmando neles a adesão a Jesus Cristo e concedendo-lhes as graças e forças necessárias para a perseverança no caminho iniciado, como nos exemplos que se seguem: 

Deus, que libertastes do erro o mundo pela vinda de Jesus Cristo, vosso Filho único, ouvi-nos e concedei a vossos catecúmenos entendimento, perfeição, fé inabalável e seguro conhecimento da verdade, para que, crescendo em virtude cada dia, possam no tempo oportuno receber o Batismo para a remissão dos pecados e glorificar conosco o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Olhai, Senhor, os vossos servos e servas que obedecem ao vosso santo nome e inclinam a cabeça diante de vós: ajudai-os a praticar todo o bem e inflamai seus corações para que, lembrando-se das vossas ações e mandamentos, se apressem com alegria em vos servir em tudo. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Assim, fica mais sensível ao catequizando a constante presença de Deus, que vai confirmando cada passo, cada decisão, cada atitude sua, alcançando a firme confiança da Igreja de que “quase todo acontecimento da vida seja santificado pela graça divina” (SC 61).

Pe. Vanildo Paiva

Especialista em Catequese e Liturgia

15.07.2013