Dentro da proposta de catecumenato – tempo de cuidado e atenção aos catecúmenos (pessoas que se preparam para os Sacramentos e vida cristã)- há um período de tempo indeterminado que supõe a conversão e o amadurecimento da fé dos candidatos. Esse tempo pode durar vários anos, pois o que mais importa é não é “aprender” uma série de temas propostos em um manual de catequese, mas que os catequizandos deem sinais de autêntica consciência do “ser cristão” e expressem, na vida prática, por meio de atitudes e comportamentos, sua adesão a Jesus e ao seu projeto de vida. Neste tempo eles são iniciados “no mistério da salvação e na prática dos costumes evangélicos” (RICA 98), sobretudo através de ritos que são celebrados em épocas sucessivas, e “introduzidos na vida da fé, da liturgia e da caridade do povo de Deus” (RICA, 98).

 

Os ritos são sempre sustentados pela Palavra de Deus oportunamente anunciada, de acordo com o tempo litúrgico, com catequese adequada e aplicada à realidade dos catequizandos. As celebrações da Palavra constam quase sempre de um canto, leitura bíblica e salmo, homilia e algum rito conclusivo, como exorcismos e bênçãos. Essas celebrações visam a aprofundar o catecúmeno no mistério de Cristo, levá-lo a conhecer e saborear as várias formas de oração, bem como a introduzir a pessoa na assembleia litúrgica da comunidade.

Por exorcismo aqui não se entende o sentido popularizado e vulgar de “expulsão de demônios”, mas orações em favor dos catequizandos, para que sejam fortalecidos por Deus na caminhada espiritual, e para que possam sempre renunciar ao mal, e, desse modo, alcancem as “bem-aventuranças do Reino de Deus” (RICA 101), como indica essa oração:

“Deus todo-poderoso e eterno, que nos prometestes o Espírito Santo por meio do vosso Filho Unigênito, atendei a oração que vos dirigimos por estes catecúmenos que em vós confiam. Afastai deles todo o espírito do mal, todo o erro e todo o pecado, para que possam tornar-se templos do Espírito Santo. Fazei que a palavra que procede de nossa fé não seja dita em vão, mas confirmai-a com aquele poder e graça com que o vosso Filho Unigênito libertou do mal este mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!(RICA 113)

Como é importante valorizar essas orações na catequese, mesmo que não se adote o esquema do Ritual de Iniciação Crista de Adultos (RICA)! Quantas pessoas se sentem mais confortadas e amparadas ao saber que a comunidade reza por elas e as colocam sob a proteção divina, com preces e súplicas em seu favor! A realização comunitária desse rito reforça o sentimento de que a comunidade cristã é feita de irmãos e amigos que se importam com seus (futuros) membros... Recomenda-se que, quando esses exorcismos ou preces forem feitos sem a presença do sacerdote, evite-se o gesto de imposição de mãos sobre o catequizando, gesto esse reservado ao ministro ordenado.

Pe. Vanildo Paiva

Especialista em Catequese e Liturgia

15.06.2013