Para começo de conversa, como pode uma mensagem ser tão impactante e dizer tanto em tão pouco tempo?

É exatamente isso que mostra esse curta-metragem impressionante, do jovem iraniano Syed Mohammad Reza Kheradmand, com o título “Thursday Appointment” (O Encontro das Quintas-Feiras).

O filme evidencia valores muito importantes, como o amor, o respeito, a boa convivência e, ao final, a generosidade com o outro, ao mostrar como pequenas atitudes podem fazer diferenças significativas.

O curta-metragem apresenta um casal de idosos que, dentro de um carro, se recita mutuamente um poema do persa Hafez, do século XIV. É muito arraigado no cotidiano da cultura persa o hábito de ler e recitar poesia, desde muito antes da tentativa de imposição de radicalismos xiitas pelo regime teocrático que tomou o poder no país a partir da revolução islâmica de 1979.

Quando o carro para no semáforo, os esposos percebem a intensa discussão de outro casal num carro ao lado, apesar da filhinha no banco de trás. O gesto que o casal então realiza diz muito sobre o seu próprio casamento e sobre como pequenos detalhes que deveriam ser típicos do amor conjugal são capazes de ajudar a reconciliar.

Reparou que, na última cena, a esposa anciã já não está dentro do carro? O título do curta-metragem é suficiente para explicar tudo a um iraniano que conhece os costumes do próprio país. As quintas-feiras são o dia em que se costuma visitar o túmulo de entes queridos nos cemitérios. As flores que o marido idoso estava levando eram para a esposa já falecida. Ao longo do trajeto, a “presença” dela no carro era a bela lembrança do viúvo que estava indo levar-lhe flores ao cemitério, enquanto recordava um poema que retratava o amor com que o matrimônio havia sido vivido.

Entregar as flores que seriam levadas ao túmulo da esposa faz o casal do carro ao lado, lembrar que a vida é curta e que podemos perder a pessoa que amamos a qualquer momento.

Equipe do site

27.10.21