O Vídeo do Papa:
O que é ser catequista para o Papa Francisco?
No último Vídeo do Papa de 2021, o Papa Francisco centra sua mensagem no ministério, missão e vocação dos catequistas, agradecendo-lhes pelo entusiasmo na transmissão da fé e encorajando-os a anunciar o Evangelho com novas linguagens e caminhos.

(Cidade do Vaticano, 30 de novembro de 2021) – No novo Vídeo Papa, Francisco confia à Igreja Católica, por meio da Rede Mundial de Oração do Papa, a intenção de oração com a qual escolhe encerrar o ano. Neste mês de dezembro, o Santo Padre dedica sua mensagem aos catequistas, reconhecendo seu trabalho como autêntica missão e ministério a serviço da Igreja. O Papa destaca que se trata de uma verdadeira vocação, pois uma pessoa não somente “trabalha como catequista”, mas ela “é catequista”.

Nestes tempos em que o mundo passa por tantas mudanças, Francisco agradece pelo entusiasmo dos batizados que, com esforço e alegria constantes, transmitem a fé, encorajando-os a continuarem a anunciar o Evangelho “com sua vida, com mansidão, com uma linguagem nova e abrindo novos caminhos”.

Um exemplo de linguagem nova para a catequese é O Vídeo do Papa deste mês, que mostra catequistas e jovens trabalhando em um mural. Com sprays e tintas, dezenas de crianças e adolescentes – acompanhados por seus catequistas – ajudam o artista italiano Paolo Colasanti (em estilo Gojo) a reproduzir uma versão criativa da cena do lava-pés numa parede do oratório da paróquia romana de Nossa Senhora de Coromoto.

Catequista: um ministério muito antigo?
Já em maio deste ano, Francisco havia dado grande importância aos catequistas, ao instituir seu ministério laical por meio do Motu Proprio Antiquum ministerium. Agora, no final de 2021, o Santo Padre ratifica esta forma de serviço que se manteve ao longo da história da Igreja, na medida em que “o ministério laical do catequista é uma vocação, é uma missão”. Ainda hoje, explica no Vídeo do Papa, pode-se ver como “em tantas dioceses, em tantos continentes, a evangelização está fundamentalmente nas mãos de um catequista”, por isso “precisamos de bons catequistas, que sejam acompanhantes e pedagogos”.

Ser catequista, ensina o Santo Padre, não é um trabalho, mas sim uma questão de ensinar com paciência, de acompanhar, de anunciar a alegria do Evangelho com sua própria vida, com mansidão, com coragem e criatividade.

Novos caminhos, novas linguagens
O Pe. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou esta intenção de oração: “É um gesto eloquente o Papa Francisco dedicar esta última mensagem aos catequistas, no mesmo ano em que instituiu seu ministério laical e deu início ao itinerário sinodal ‘como Povo de Deus peregrino e missionário’. Como indica o Documento Preparatório da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Espírito Santo, hoje como ontem, continua a atuar na história: ‘é precisamente nos sulcos cavados pelos sofrimentos de todos os tipos, suportados pela família humana e pelo Povo de Deus, que florescem novas linguagens da fé e renovados percursos, capazes (…) de encontrar na provação as razões para voltar a fundar o caminho da vida cristã e eclesial. Nesta linha vão também a recente instituição do ministério laical do catequista’ (n. 7).

Rezemos então pelos catequistas, ‘chamados a anunciar a Palavra de Deus: para que a testemunhem com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo'”.