SER CATEQUISTA É VIVER EM COMUNHÃO

Sugestões para a celebração do Dia do(a) Catequista 2022

Preparação: convidar catequistas, catequizandos, o sacerdote e um representante de cada pastoral da comunidade. Combinar com antecedência o que cada pessoa irá fazer.

- Fazer cópias para todos.

- Preparar lembranças simbólicas para os catequistas: ex.: cartões com uma frase da leitura proclamada, algum texto ilustrado de um documento sobre catequese etc. 

 Ambiente: organizar um espaço celebrativo, onde colocar velas, flores e a Bíblia, que será entronizada, o Catecismo da Igreja Católica, o doc. Catequese Renovada e outros e os materiais das diversas pastorais. Onde houver possibilidade, folhas e uvas, imitando uma parreira.   

ROTEIRO DA CELEBRAÇÃO 

1.ACOLHIDA

Receber com afeto cada participante e convidar para que expressem gestos de acolhida, conforme os costumes do lugar.

DIRIGENTE 1: Catequese é uma missão que exige responsabilidade, dedicação e amor. Tudo isso se torna semente de alegria pelo bem que podemos realizar. Nossa alegria vem dos(as) companheiros(as) que caminham conosco e da aprendizagem recíproca. Vem, principalmente, da presença de Deus que nos anima e estimula a crescer na fé, na fraternidade e a desenvolver os dons que nos oferece.   

Canto: (pode ser escolhido outro, mais conhecido pelos participantes)

(Ir. Miria T. Kolling)

Vamos caminhando lado a lado

Somos teus amigos, ó Senhor.

Tua amizade é nossa alegria

Por isso te louvamos com amor!

            Cristo é modelo de amizade,

            Pois nos deu a vida por amor.

            Dele recebemos força e alegria

            Para nos doarmos aos irmãos.

Seja o nosso encontro com o Pai

Um sinal da nossa união,

Para que, vivendo nós a sua graça,

Levemos paz e amor aos corações! 

CATEQUISTAS: Nós, catequistas, agradecemos esta comunidade que nos acolhe e nos dá a certeza de que não estamos sozinhos. Queremos celebrar nosso dia, em comunhão com as outras pastorais que conosco fazem parte do processo de evangelização.

(Os representantes de outras pastorais se apresentam. Se houver materiais a serem expostos devem ser mostrados e, depois, colocados sobre a mesa).

TODOS: Na catequese ensinamos e aprendemos, / convivendo com os diversos campos da pastoral da nossa Igreja. / Nós te agradecemos,/ Senhor,/ por tantos companheiros que caminham nas diversas áreas em que Deus nos chama a ser presença de fraternidade. 

CATEQUISTAS:  Na catequese, temos muitos textos que ajudam na nossa formação. Este ano, lembramos especialmente os 30 anos do Catecismo que a Igreja nos deu e os 40 anos que estamos quase completando do documento Catequese Renovada (2023), que nos dá orientações e conteúdos de muita importância. 

UM CATEQUISTA APRESENTA O CATECISMO AO GRUPO:   A Igreja nos deu em 1992 esse material de apoio e consulta, que começa assim: “Deus, infinitamente perfeito e Bem-aventurado em si mesmo, em um desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para participar da sua vida bem-aventurada” (CIgC, 1).

TODOS: Queremos, / Senhor, / comunicar e viver tua mensagem de amor, / sendo testemunhas do teu projeto de bem-aventurança. 

UM CATEQUISTA APRESENTA O DOCUMENTO CATEQUESE RENOVADA: Neste documento, a Igreja nos orienta para o desenvolvimento de uma catequese em comunidade, inculturada, que atenda ao princípio da interação vida e fé. Uma frase aqui citada ficou bem conhecida: “As situações históricas e as aspirações autenticamente humanas são parte indispensável do conteúdo da catequese”.

TODOS: Queremos, / Senhor, / que a catequese em nossa comunidade transforme a nossa vida e a de outros, /e nos ajude a olhar com os teus olhos a realidade em que vivemos./ Queremos ser construtores de um mundo que saiba viver o amor e a justiça /que sempre quiseste ver entre nós.

CANTO: (pode ser outro, à escolha da comunidade)

(José A. Santana)

O nosso Deus com amor sem medida

Chamou-nos à vida, nos deu muitos dons.

Nossa resposta ao amor será feita

Se a nossa colheita mostrar frutos bons.

            Mas é preciso que o fruto se parta

            E se reparta na mesa do amor (2x)

Participar é criar comunhão,

Fermento no pão, saber repartir.

Comprometer-se com a vida do irmão,

Viver a missão de se dar e servir.

            Os grãos de trigo em farinha se tornam,

            Depois se transformam em vida no pão.

            Assim também quando participamos,

            Unidos criamos maior comunhão.

2.A PALAVRA NOS REÚNE  

DIRIGENTE 2: Entre todos os textos que somos chamados a consultar, a Bíblia é a fonte de vida para a comunidade, o caminho de uma leitura orante, de uma comunicação permanente com Deus. Nela se apoiam a catequese, a nossa vida, as nossas decisões e vivência da verdadeira fraternidade (Entrada solene da Bíblia, durante o canto). 

CANTO: (pode ser outro à escolha do grupo de catequistas)

(Pe. José Cândido da Silva)

Toda Bíblia é comunicação

De um Deus amor, de um Deus irmão.

É feliz quem crê na revelação

Quem tem Deus no coração.

            Jesus Cristo é a Palavra,

            Pura imagem de Deus Pai.

            Ele é vida e verdade,

            A suprema caridade.

Vinde a nós, ó Santo Espírito,

Vinde nos iluminar.

A palavra que nos salva

Nós queremos conservar. 

LEITOR: Leitura de Jo 15, 1-17

(Silêncio, interiorização) 

DIRIGENTE 1: (Fará uma breve reflexão sobre o texto lido, ressaltando a importância da comunidade ser a realização do amor do Deus Trindade, vivendo os valores da comunhão, participação, missão. Acentuará a relação comunidade-catequese).

DIRIGENTE 2: (Divide os participantes em grupos de 4 a 6 pessoas, unindo catequistas, catequizandos e agentes de outras pastorais e movimentos. Pede que reflitam sobre as perguntas abaixo e alguém anote para o plenário).  

3.A PALAVRA NA VIDA

- Grupos

- Nossa comunidade está dando sinais de que está vivendo a alegoria da videira, proposta por Jesus?

- Como e em que ocasiões, catequese e outras pastorais podem caminhar de mãos dadas, em nossa comunidade?

-  A catequese pode contribuir melhor para que nossa comunidade cresça e produza frutos? Como? E a comunidade pode ajudar mais a caminhada da catequese? Dê sugestões.

- Partilha: (Alguém anota as respostas que poderão orientar a prática catequética. Faz a síntese e apresenta ao grupo).

- Canto:  Eis-me aqui, Senhor!

(Pe. Pedro Brito Guimarães) 

Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor
Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor
Eis-me aqui, Senhor!

4. A PALAVRA SE FAZ ORAÇÃO  

DIRIGENTE 1: Como irmãos e irmãs, sabendo que nossa força vem do Alto, supliquemos confiantes:

-Pai querido, dono da vinha, cuida de nós, do nosso pároco, dos catequistas, dos catequizandos, das famílias e dos demais agentes de pastoral. Que permaneçamos sempre unidos a teu Filho Jesus, reforcemos os laços de comunhão entre nós a fim de que nossa comunidade produza muitos frutos.

Todos: Pai de bondade, protege tua vinha, a nossa comunidade!  

 -Senhor Jesus, queremos permanecer como ramos vivos, participantes de tua própria vida. Que as famílias e os catequistas assumam juntos a missão de formar novos discípulos missionários teus, testemunhando os valores do Reino.

Todos: Jesus, conserva-nos unidos a ti e entre nós!

-Espírito Santo, seiva divina que alimenta nossa vida de comunidade e o ministério que assumimos, faz com que nosso amor não tenha fronteiras e que nossa comunidade se abra sempre mais aos prediletos do Reino.

Todos: Espírito de amor, fortaleça-nos no amor aberto e generoso! 

DIRIGENTE 2: Trindade Santa, fonte de todo amor, a melhor comunidade, que permaneçamos sempre no amor! Ajuda-nos para que, vivendo em comunhão, nossa comunidade seja “origem, fonte e meta” da catequese. Que em nosso nome e enviados por nós, nossos catequistas sejam nossos porta-vozes e que juntos possamos contribuir para que em nossa sociedade haja vida e vida plena para todos!    

TODOS: Assim seja! Amém

5.ENCERRAMENTO

DIRIGENTE 1: (Agradece a presença e manifesta a alegria do encontro. Pede uma salva de palmas para os catequistas e alguns catequizandos distribuem as lembranças).   

Canto: Nossos catequistas serão abençoados...

DIRIGENTE 2:  Para que permaneçamos unidos, como vinha do Senhor e alegres na missão, peçamos a Maria que nos acompanhe, hoje e sempre: 

CANTO FINAL: Pelas estradas da vida...