Dia do Catequista

Celebração Eucarística

Roteiro preparado para a celebração eucarística com bênção dos catequistas.

Comentário Inicial:

Convocados pelo Senhor, reunimo-nos para celebrar a Páscoa de Cristo na vida de nossa comunidade de fé. Fazendo memória do dia dos catequistas, nossos sentidos nos remetem ao primeiro catequista: Jesus de Nazaré. É Ele o modelo perfeito para a missão do catequista: saía ao encontro, dialogava, dava-se a conhecer, revelava-se com gestos e palavras, cumpria a vontade do Pai e anunciava o seu Reino, convidava os discípulos de ontem e convida os discípulos de hoje a testemunharem com alegria o Evangelho.

Nesta celebração eucarística, guiados pelos seus ensinamentos, peçamos sabedoria para continuarmos construindo o Reino de Deus, anunciando a Palavra e testemunhando, no mundo, os valores do Evangelho. 

Liturgia da Palavra

Introdução para a liturgia da Palavra, com essas ou outras palavras, onde for costume.

Desde sempre, a Palavra de Deus sustentou a fé da Igreja. É Nela que vivemos a fidelidade ao ensinamento de Jesus e nos responsabilizamos pelo presente, condições indispensáveis para que o catequista desempenhe, em nome da Igreja, a sua missão evangelizadora no mundo. Ouçamos atentamente a mensagem do Senhor. 

Oração da comunidade e bênção sobre os catequistas

Seguindo o modelo do ritual de bênçãos: “Segue-se a oração comum, como na celebração da missa ou do modo aqui proposto; o celebrante conclui a oração com a fórmula da bênção, se não for mais oportuno usar esta fórmula no fim da celebração da missa, como oração sobre o povo. Dentre as intercessões propostas, o celebrante poderá escolher as que julgar mais apropriadas, ou acrescentar outras condizentes com as circunstâncias e os lugares” (RITUAL DE BÊNÇÃOS, n. 375) 

Presidente da celebração: Irmãos e irmãs, apresentemos, com confiança, as súplicas da nossa comunidade em oração, para que continue enviando ministros e ministras a serviço da iniciação à vida cristã.

R.: Senhor, ouvi a nossa oração.

Pela Igreja, comunidade materna e missionária, para que continue gerando, pela iniciação à vida cristã, novos filhos e filhas e enviando-os a serem luz e sal no mundo, rezemos ao Senhor.

Pelo Papa Francisco, grande catequista da Igreja, para que o seu ministério continue ajudando a Igreja a ser mais sinodal e ministerial, rezemos ao Senhor.

Pelos ministros ordenados – bispos, presbíteros e diáconos -, responsáveis pela catequese nas dioceses e paróquias, para que, juntamente com os ministros leigos e leigas, transmitam a fé com alegria e ardor missionário, rezemos ao Senhor.

Pelos catequistas - testemunhas da fé - para que, sentindo-se chamados por Deus a se colocarem a serviço da Iniciação à vida cristã, possam ser verdadeiros acompanhantes e mestres na fé, rezemos ao Senhor.

Por nossa comunidade eclesial missionária, ouvinte dos sinais dos tempos, para que, estando presente no mundo por meio do exercício do apostolado dos leigos e das leigas, possa contribuir para a transformação do mundo revelando os valores cristãos na sociedade, rezemos ao Senhor.

Outras orações da comunidade...

Pode-se convidar os catequistas para próximo de quem preside e conclui as orações com a bênção sobre os catequistas.

O presidente da celebração diz a oração de mãos estendidas (Cf. RITUAL DE BÊNÇÃOS, n. 376): 

Dignai-vos, Senhor,

Confirmar em seu propósito,

com a vossa bênção + paterna,

estes vossos filhos e filhas

que anseiam por entregar-se

ao trabalho da catequese,

para que se esforcem por instruir os seus irmãos e irmãs

em tudo que aprenderam com a meditação da Palavra

de acordo com a doutrina da Igreja,

e juntamente com eles alegremente vos sirvam.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém