É comum ouvirmos dizer: “Antes, eu não gostava de fulano, mas depois, com a convivência, percebi que não era quem eu pensava. Hoje, somos ótimos amigos”. 

Descobrindo o outro 

Hoje, são dados vários apelidos ao diálogo, como “jogar conversa fora”, “perder tempo”...

É necessário reconstruir o caminho que nos leva à descoberta do outro. Assim perceberemos o sabor do diálogo, a alegria da convivência, a importância e lugar do diálogo em nosso dia-a-dia. 

Sozinho, não! 

Não se constrói algo edificante sozinho. Somos pessoas “em relação”. Estamos em processo contínuo de crescimento. Somos um conjunto de pensamentos, sentimentos, valores, desejos, ansiedades, temores... A partir desses aspectos, são construídos os relacionamentos (nem sempre tranqüilos). 

Dialogar em busca da construção do amor 

Nossas convivências nem sempre são relações de amor. O diálogo possibilita a construção do amor que surge na caminhada conjunta. A base é o respeito. O preconceito e o julgamento são anulados. O erro é reparado com o perdão; a discórdia cede lugar à compreensão. 

Quando não damos oportunidade de diálogo, de relacionamento, interrompemos a possibilidade do amor nascer. 

Para refletir 

1. Você procura deixar-se conhecer pelas pessoas? Você aproveita as oportunidades para conhecer os outros?

2. Seu grupo de catequistas procura se conhecer, dialogar, buscando o caminho do amor, ou existem preconceitos e julgamentos que impedem crescer na convivência?

3. Como os encontros de catequese podem auxiliar os catequizandos a caminhar no conhecimento do outro, sem julgamentos e preconceitos, visando realmente o crescimento no amor mútuo?

Inês Broshuis

(Texto extraído e adaptado do subsídio "Diálogo e Ecumenismo" da Catequese do Regional Leste 2)