2º  passo para o diálogo: colocar-se no lugar do outro 

Retomando nossa reflexão no texto anterior, voltemos rapidamente ao episódio do psicólogo. Será que se eu tivesse me assentado no lugar de outra pessoa no auditório, a uma distância maior ou menor do quadro apresentado, teria percebido a mesma imagem? 

Somos diferentes 

Assim como nós, os dedos das mãos também não são iguais. Cada um tem sua função. Mas, trabalhando juntos, conseguem fazer maravilhas. Quando algum dedo se fere, os outros logo tratam de substituí-lo de maneira, pelo menos razoável. Um toma a função do outro.

Da mesma forma, o cristão tem o dever de, em todos os níveis do seu relacionamento pessoal, profissional, familiar ou comunitário, tentar partir para um diálogo aberto e sem pré-conceitos, colocando-se no lugar do outro, a fim de compreender melhor a sua opinião ou a sua verdade. 

As diferenças enriquecem

Ao contrário do que muita gente pensa, as diferenças não deveriam afastar as pessoas, mas aproximá-las e enriquecê-las mutuamente. Os que pensam de maneira diferente deveriam funcionar para nós como uma espécie de “espelho”. Este nos mostraria os nossos defeitos, os nossos limites, a nossa visão estereotipada e, às vezes, torta, do mundo e das coisas.

A vaidade

Este é o maior obstáculo que temos que enfrentar antes que sejamos capazes de nos colocar no lugar do outro. Com que orgulho e ar de superioridade ouvimos (sem escutar) uma opinião diferente da nossa, já com nossas respostas e argumentos prontinhos... E no topo da nossa vaidade ainda pensamos: “Coitado... Ele não sabe de nada... Será que um dia verá que eu tenho razão? Valerá a pena gastar meu tempo com ele?”

Será que é por aí?

 

Inês Broshuis

(Texto extraído do subsídio "Diálogo e Ecumenismo" da comissão Regional de Catequese do Leste 2)