Congresso Teológico Nacional

20 Anos do Catecismo da Igreja Católica e Ano da Fé

Entre os dias 07 e 09 de setembro, aconteceu em Curitiba-PR, o Congresso Teológico Nacional, organizado pelas Comissões Pastorais da CNBB para Animação Bíblico-Catequética, para Educação e Cultura e para a Doutrina da Fé. Além de inúmeros teólogos conferencistas brasileiros, o Congresso contou também a presença do secretário da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, dom Luís Francisco Ladaria Ferrer.

O Congresso foi organizado com conferências gerais pelas manhãs e grupos temáticos pelas tardes; sendo quatro grupos temáticos. Foram proferidas cinco conferências gerais e quatro conferências específicas nos grupos temáticos. As conferências dos grupos temáticos foram: “As fontes do Catecismo da Igreja Católica”; “Temas Teológicos Transversais no Catecismo da Igreja Católica”; “A Catequese e o Catecismo da Igreja Católica” e “A Fé no Catecismo da Igreja Católica”. O Congresso contou com mais de 200 participantes. 

Dom Ladaria proferiu a conferência de abertura que tratou do tema “Catecismo da Igreja Católica (CIC): gênese, estrutura e perspectivas”. Ele apresentou uma panorâmica do documento, recordando que o CIC veio depois da catequese.  O arcebispo lembrou ainda que o Catecismo faz parte do Magistério da Igreja, recorrendo as verdades da fé em diversos níveis e por isso, deve ser bem compreendido. Dom Ladaria disse ainda que o Catecismo é uma norma segura, um “porto seguro” para a Catequese e fruto do Concílio Vaticano II. É uma síntese sistemática e orgânica da fé da Igreja através de sua Tradição. O segundo conferencista do dia, o frade dominicano Carlos Josaphat, falou sobre a estrutura do CIC e a vida cristã, destacando as fontes de inspiração do documento: Sagrada Escritura, Liturgia e Magistério. Destacou a mística do texto. “Hoje se a Igreja não contar com uma base mística, dinâmica, ela não poderá enfrentar os desafios da humanidade”, destacou. 

No segundo dia, o tema da primeira conferência geral foi o “Ano da Fé: a fé aberta para todos”, proferida por Dom Ladaria e a segunda conferência “A dimensão individual e eclesial da Fé Cristã”, proferida pelo Pe. Dr. Mário de França Miranda. O Secretário da Congregação para a Doutrina da fé lembrou aos presentes que um dos diversos motivos que levou o Papa Bento XVI a proclamar o Ano da Fé foi o momento que estamos vivendo. Muitos têm deixado a fé. Estamos vivendo um momento de analfabetismo religioso. Diante desta situação é mister assumirmos um compromisso eclesial, expressando assim, nosso amor ao próximo e à Cristo. Já o Pe. França Miranda disse aos presentes que a fé não pode ser vivida desvinculada de sua época. “A transmissão da fé se dá pelo anúncio da Palavra de Deus e pelo testemunho da comunidade cristã, através do exemplo de seus membros”. 

A última conferência geral foi proferida por dom Ladaria e ele, com convicção, destacou que Cristo é quem dá sentido ao mundo; é a razão do universo; a razão pessoal. Somos amantes dessa razão. 

Participamos do terceiro grupo temático, cujo tema foi “A Catequese e o Catecismo da Igreja Católica”. Foi um momento de grande crescimento e o Catecismo da Igreja foi desmitificado pelos conferencistas.  

Dom Albano Cavalin, arcebispo emérito de Londrina, falou do processo de tradução do CIC. Ele lembrou que a chegada do Catecismo no Brasil foi um momento “doloroso” para a Igreja. Para ele a tradução do CIC ainda continua; é preciso melhorar a sua linguagem. O Catecismo é um meio, um instrumento para a Catequese. Para Dom Cavalin, “o melhor catecismo é o catequista, ensopado da Bíblia”. Pe. Luiz Alves de Lima falou sobre a recepção do Catecismo no Brasil. Ele iniciou sua conferência lembrando que o catecismo é um gênero literário, próprio do cristianismo que possibilita sintetizar a fé cristã. O Catecismo exprime a Palavra de Deus em nossa história hoje. Para Pe. Lima, o problema na recepção do Catecismo aconteceu porque ele é uma atualização para aqueles que têm fé, sendo assim, ele não deve ser o primeiro instrumento no processo de evangelização. A evangelização acontece a partir do Evangelho. 

No segundo dia de trabalho do grupo temático, os conferencistas foram a Professora Elza Helena de Abreu e o Pe. Janison Sá Soares. A Profa. Elza falou sobre “a concepção de catequese subjacente ao Catecismo da Igreja Católica”. Segundo ela, a concepção de catequese fundamenta todo o Catecismo e para conhecê-lo, é preciso conhecermos bem os documentos do Concílio Vaticano II. Pe. Janison, falou sobre o processo de Iniciação Cristã e os diversos documentos da Igreja que trataram deste tema após a publicação do CIC. 

Será preparado um livro com todas as conferências proferidas, cujo lançamento está previsto para novembro deste ano, pelas Edições CNBB. 

De forma sintética pode-se notar como o Congresso foi proveitoso e iluminador, pois em se tratando do CIC, um novo olhar brotou do coração dos participantes. 

Diác. Lúcio Camargos

Estefânia Maciel

Comissão Bíblico-Catequética da Diocese de Divinópolis-MG