Ambiente com muitas flores. Mesa, vela grande, vaso de flores, vasilha transparente com água perfumada  e pétalas de rosas.

  

Entrada das Flores (Enquanto canta-se, entram um vaso com flores e a vasilha com água e pétalas)

 

Refrão: Um girassol, florido no jardim, buscando a luz do sol, sorriu para mim. Eu também sou pequeno girassol, buscando a luz de Deus. Sou feliz assim!

  

Abertura

* Venham, ó irmãos,/ ao Senhor cantar! (bis) Venham, com alegria,/ a Deus festejar! (bis)

* Ao criar o mundo/ com sabedoria! (bis) Deus fez as lindas flores./ Oh! Quanta alegria!(bis)

* São sinais de vida,/ são sinais de amor! (bis) Trazem, com seu perfume,/ bênçãos do Senhor! (bis)

* Glória ao Pai, ao Filho/ e ao Santo Espírito!(bis) Glória à Trindade Santa!,/ Glória ao Deus bendito! (bis)

 

Recordação da vida:

 Recordar pessoas e acontecimentos que são motivos de alegria para a comunidade.

 

Salmo: Deus é nossa alegria! Aleluia! (Salmo 147/146)

 

Refrão: Louvem a Deus, aleluia! Pois grande é seu nome, aleluia!

 

 -Louvem o senhor Deus porque Ele é bom, Ele merece todo louvor! A quem sofre, ele ajuda com carinho; ao humilde ele trata com amor!

 

-Ele faz crescer a grama sobre os montes, nos dá plantas e as flores. Ele é vida!  Aos animais e tantas aves que há no céu, nunca faltam proteção e a comida! 

 

Proclamação da Palavra

 

Canto de escuta: Deixa-me ficar em paz, Senhor! Para ouvir (meditar) tua Palavra. No coração do meu silêncio deixa-me ficar em paz! (bis)

 

Texto bíblico: Mt 6, 28-35

  

Reflexão: destacar a beleza da criação e o homem como defensor da vida e das coisas criadas. Tudo existe para trazer alegria ao ser humano, criatura privilegiada e amada por Deus.

  

Catequese Litúrgica

 

As flores têm a ver com o amor, com a vida e com a morte, por isso elas são usadas tanto em celebrações alegres (como missas, batizados, casamentos, etc.), como também em momentos tristes (como velórios, enterros, finados, etc.). São expressões de devoção, de festividades, de alegria. São expressões do amor de Cristo e sua vitória sobre a morte e ressurreição. As flores são usadas como enfeites, mas também como presentes, como expressão de gratidão, de carinho, de amor, de saudade. As flores dizem mais que as palavras e podem expressar os sentimentos mais profundos, como alegria, admiração, carinho, prazer, vida, esperança, sofrimento, solidariedade. Elas estão sempre presentes na Liturgia. Em algumas ocasiões especiais, elas têm maior destaque, como na Quinta-Feira Santa (quando o Santíssimo Sacramento deve ficar em uma capela devidamente enfeitada com flores), na Páscoa e no Natal.  Na Sexta-feira Santa, o altar deve estar totalmente despojado e não se usa flores. Na quaresma, não se pode enfeitar a Igreja com flores  e, no Tempo do Advento, elas são usadas com certa moderação.

  

Preces de louvor: Apresentemos a Deus o nosso coração agradecido!

 

- Senhor Deus, nós te louvamos pelas flores e pelas alegrias que dás a cada um de nós!

REF. Eu louvarei! Eu louvarei! Eu louvarei! Eu louvarei! Eu louvarei ao meu senhor!

 

- Senhor Deus, nós te louvamos pela vida e porque nos dás forças para levarmos a alegria a tantos amigos e irmãos nossos!

 

- Senhor Deus, nós te louvamos por cuidares de nós com tanto carinho, como cuidas das aves do céu e das flores do campo!

 

(outros louvores espontâneos)

  

Oração de bênção da água com pétalas: Senhor Deus, tu perfumas nossa vida com teu amor e tua ternura. Vem abençoar esta água, para que ao tocarmos nela com fé, sintamos tua graça que nos renova e sejamos perfume de tua alegria para nossos irmãos. Amém

  

Conclusão (todos são convidados a tocar na água perfumada com pétalas e fazer o sinal da cruz. Pode-se cantar ou colocar um fundo musical alegre)

  

Canto Final

  

REF. Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas,

nas mãos que sabem ser  generosas!

 

- Dar do pouco que se tem ao que tem menos ainda. Enriquece o doador, faz sua alma ainda mais linda!

 

- Dar ao próximo alegria, parece coisa tão singela! Aos olhos de Deus, porém, é, das artes, a mais bela

 

 

 

Pe. Vanildo Paiva

Especialista em Catequese e Liturgia

01.11.2013