Vamos refletir sobre o chamado de Deus na Bíblia e a missão decorrente do mesmo.

 

O chamado no Antigo Testamento

Para entender melhor como é que Deus chama, podemos ver como se dá a vocação na Bíblia. A Bíblia está cheia de relatos vocacionais. Todos têm, praticamente, o mesmo desenvolvimento.

- Deus chama em uma situação concreta

- Ele se manifesta por algum “sinal”

- Confia à pessoa chamada uma missão ou tarefa

- A pessoa chamada, muitas vezes, resiste ou questiona. Às vezes, tenta “fugir”.

- Deus promete sua ajuda e força

- Finalmente, a pessoa se rende e assume sua missão.

 

Um aspecto interessante, na Bíblia, é que Deus chama jovens, adultos, idosos (Abraão tinha 90 anos quando foi chamado para sair da sua terra), homens e mulheres, todos casados, praticamente.

 

Vamos aprofundar com um exemplo: Tomemos a Bíblia na mão e leiamos, com atenção, Ex 3,1-15 e 4,10-17.

-Qual é a situação concretaem que Deuschama? (cf. v. 7)

-Qual o sinal? (v.2)

-Qual a missão? (v.10)

-Moisés resiste? (vv. 3,11-13 e 4,10-17)

-Deus promete sua ajuda. Como? (vv. 4,10-17)

-Moisés assume sua missão, como todo o livro Êxodo nos mostra.

 

Leiamos, sobre a vocação de Jeremias 1,4-10 e procuremos as características de uma narrativa de vocação, seguindo os itens acima colocados. Outro exemplo é a vocação de Samuel, que encontramos em 1 Sm 3,1-10.

 

A missão de ISRAEL

Todo o povo de Israel é chamado. É um povo escolhido entre todas as nações. É um povo consagrado, sacerdotal, encarregado do serviço a Deus (cf. Ex 19, 4-6). Israel é chamado a se tornar o povo-farol de toda a humanidade, Luz das Nações (Is. 42,6-7).


Israel é o Servo do Senhor, que vai proclamar seu Reino, mas que encontrará muita perseguição e sofrimento. Mas, o Senhor está com seu povo (Is 41,8-14). Vale a pena ler este belo texto.


Além de todo o Povo de Israel ser considerado “O Servo do Senhor”, as leituras falam também de um indivíduo que vai sofrer em benefício de todo o povo. Encontramos isto em Isaías, cap. 53. Este servo é uma prefiguração de Jesus.

 

A missão no Novo Testamento


Jesus é o Enviado do Pai

Jesus se apresenta como o Enviado de Deus por excelência, aquele de que falava o livro de Isaías. Isto aparece claramente em Lc 4,16-21. (Vamos ler este texto)

Muitas vezes, Jesus fala que é enviado pelo Pai, que veio cumprir a Lei e os Profetas, que veio procurar os que estão perdidos, que veio fazer a vontade d’Aquele que o enviou.


Jesus chama o apóstolos e os discípulos

Encontramos diversos chamados feitos por Jesus e ele envia os discípulos em missão. Ele diz que não é fácil seguir o Mestre e os adverte para as conseqüências do seguimento (Mt 8,19-22).

Depois da ressurreição, Jesus envia os apóstolos a todas as nações para fazer muitos discípulos.

 

A vocação de São Paulo

Em Atos 22,6-21 podemos ler a bela história da vocação de São Paulo, que segue o esquema de vocação acima citado.

 

Toda a IGREJA é chamada a ser seguidora de Jesus

A Igreja continua a missão de Jesus, sua missão profética e pastoral, de ser Servo, e proclamar o Reino de Deus a todos os povos e nações. E, como membros da Igreja, todos participamos desta missão.

 

Saborear, interiorizar, rezar

 

Como membros da Igreja, o chamado inicial já se deu no nosso Batismo. Ao entrarmos na comunidade da Igreja, assumimos também um compromisso, uma responsabilidade. O chamado se fortificou na Crisma. Mas, mesmo assim, o chamado vai tomar forma diferenciada e específica pelas situações da vida e pelo chamado de Deus para tarefas diferentes.

 

O chamado de Deus vem, geralmente, através de uma mediação. Não ouvimos a voz de Deus diretamente, nem O vemos. Deus se comunica conosco através de “sinais” ou mediações. Pode ser uma pessoa, uma leitura, o contato com a miséria humana, qualquer acontecimento que faz um forte apelo a nós e que nos leva a um engajamento, a uma ação, a um compromisso.

 

O chamado não acontece uma só vez. Ao longo da vida, podem surgir diversos chamados conforme os apelos, os sinais, de Deus.

 

Vamos refletir: Deus já me fez um chamado especial? Como percebi este chamado? Tive medo? Quis fugir? O chamado se repetiu mais vezes, em outras circunstâncias?

Vamos ler e refletir sobre Mt 8,19-22 (Tempo para ficar em silêncio)

 

Parece pesado responder ao chamado de Jesus, tão exigente e radical. Mas, quando sentimos, de fato, o amor que Jesus tem por nós, tudo muda. O amor torna leve a opção. O amor dá novo brilho à vocação, torna ágeis os passos, torna atraente a ação.

 

O aspecto comunitário é muito importante na missão. Jesus mandou seus discípulos dois a dois.

Que podemos falar, neste momento, com o Mestre que nos chama?

 

Canto final:    Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir,

                        Se queres que eu te siga, respondo “Eis-me aqui”.

 

Inês Broshuis

Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Leste 2

15.10.2012