Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15.

Somos todos convidados a evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia. Estes dizeres encontramos tanto nas Diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, que nos convocam a trabalhar no anúncio e na vivência da Palavra, como no documento de Aparecida que nos convida para a realização de ações que sejam transformadoras da Igreja e da sociedade.  Nesse sentido somos todos chamados a avançar no caminho da conversão pastoral e missionária.

Quem prega a Palavra se faz instrumento da Palavra de Deus deixando ressoar o anúncio fundamental e comum e o faz com maior ou menor acerto, ensinando aquilo que lhe ensinaram. A Palavra chama à conversão e suscita a resposta da fé. A fé é dom que transforma o coração daquele que crê e o converte num novo ser.

A Palavra é sacramento salvífico. Pelo sacramento, o amor de Deus é experimentado a partir da humildade e da grandeza do sinal.

Na catequese, o servo da Palavra, o catequista, instrui e acompanha na fé, procura transformar a vida do catequizando ao estilo do evangelho. Assim, o anuncio da Palavra faz-se lenta e progressivamente, de acordo com os itinerários adequados a cada momento, etapa ou ocasião da vida do batizado ou do catecúmeno. Na catequese a Palavra é objeto de reflexão e estudo, de assimilação e consolidação no caminho cristão.

A mensagem cristã, explicada de maneira cordial, ajuda a estabelecer pontes com o passado cristão de nossas culturas.

Jesus apresenta-se no evangelho como enviado pelo Espírito (Lc 4,18) para proclamar a boa nova (Mc 1,14-15) e para dar a vida em resgate por muitos (Mc 10,45). Envia seus discípulos para pregar o Reino de Deus (Lc 9,2). Depois da ressurreição, enviou-os para fazerem discípulos todos os povos (Mt 18,19), pregarem, em seu nome, a todas as pessoas (Lc 24,47) e proclamarem o Evangelho (boa nova) a toda a criatura (Mc 16,5). A missão de Jesus é envio que procede do Pai e se realiza sob a ação do Espírito Santo. Esta é a mesma missão que Jesus comunica aos seus apóstolos com o objetivo de evangelizar a todos.

A missão que Jesus comunicou à Igreja tem sua fonte na Trindade. Nesse sentido, a Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que toma sua origem da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo a vontade do Deus Pai.

Evangelizar para a Igreja significa: levar a boa notícia a todos os ambientes da humanidade, procurando transformar a si mesma e renovar a própria humanidade. Naquele “Ide” de Jesus, estão presentes todos os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja e hoje todos nós somos chamados a esta nova ‘saída’ missionária. O Papa Francisco nos convoca para essa saída e nos alerta: “A saída exige prudência e audácia, coragem e ousadia”.

Somos chamados a ir ao encontro com Jesus e com ele viver uma intimidade itinerante que é a partilha da sua vida, da sua missão e dos seus sentimentos.

 

Neuza Silveira de Souza

Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte