Nosso modelo de leitura da Bíblia é Jesus, no episódio dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35). Ele nos mostra três elementos muito importantes para nossa leitura da Bíblia:

 

a) Reflexão sobre a realidade

Jesus partiu da realidade em que os dois discípulos estavam vivendo: sua tristeza, seu desânimo, sua falsa esperança de um Messias glorioso e sua frustração com a morte de Jesus.

 

b) Estudo da própria Bíblia

Jesus usou a Bíblia não tanto para interpretar e ensinar a Bíblia, mas muito mais para ela interpretar os fatos da vida e animar os dois discípulos. Refletiu com eles, fez ver que estavam errados na sua maneira de explicar os fatos, mostrou os textos de Moisés e dos profetas que podiam trazer alguma luz para sua situação de tristeza e para mudar as ideias erradas que eles tinham na cabeça. Jesus não teve medo de criticar interpretações erradas da Bíblia. Jesus recorre à Bíblia para iluminar a realidade de sofrimento, de angústia, de vida sem perspectivas daquelas duas pessoas.

 

c) Vivência comunitária da fé na Ressurreição

Jesus andou com os dois, conversou com eles, criou um ambiente de abertura e teve paciência de escutá-los. Ficou com eles, sentou-se à mesa, rezou com eles e fez a partilha do pão. Jesus não só falou, mas fez gestos bem concretos de amizade. Ele criou assim um ambiente de comunidade, onde se procura viver como irmão. É aí que se faz a experiência da ressurreição, do Cristo vivo no meio de nós; a experiência de Javé, Deus libertador. Ao compartilharem sua casa com o forasteiro e partilharem sua mesa com ele, só então, estando o coração já aquecido pelas Escrituras, seus olhos se abrem e percebem a presença de Jesus em seu meio. Imediatamente, voltam para a comunidade de Jerusalém e anunciam a Boa Nova da vitória da vida sobre a morte.

 

Quando estes três elementos estão presentes na interpretação da Bíblia, aí a Bíblia atinge o seu objetivo e acontece o milagre da mudança: os discípulos descobrem a força da Palavra de Deus, presente nos fatos. Começam a praticá-la e tudo se transforma: os olhos se abrem e as pessoas mudam.

 

A leitura da Bíblia é como uma mesa. Essa figura nos traz à mente várias imagens.  Um primeiro aspecto é que a mesa está com os pés no chão. Quando isso não acontece, ela não fica firme e, ao balançar, pode até derrubar o que está sobre ela. Para se ler a Bíblia com proveito, é importante ter os pés bem fincados na nossa vida pessoal, bem como na vida do povo.

 

Nossa leitura bíblica, nosso estudo da Bíblia deve seguir o mesmo caminho. Devemos levar em conta a REALIDADE do tempo da Bíblia e a de hoje. Precisamos tomar o texto da Bíblia e lê-lo uma, duas, três vezes, até que tenhamos pegado bem seu sentido, sua mensagem, para o podermos aplicar à nossa realidade, à nossa vida. Queremos buscar luzes, motivações, força, ânimo, enfim, a vontade de Deus para transformar nossa vida e a vida da Igreja e da Sociedade, a fim de que estas se pareçam um pouco mais com o Reino de Deus.

 

A mesa se faz para colocar no meio da sala, de modo que as pessoas possam se postar ao seu redor. A mesa sugere comunhão, comunidade. Ali se partilham o pão cotidiano, ideias, lazer, sentimentos. Assim também a leitura bíblica será mais rica se feita em Comunidade, “ao redor de uma mesa”. Trocam-se ideias, amplia-se a compreensão do texto a partir de diferentes contribuições. Há um crescimento mais qualificado que só é possível em comunidade.

 

É importante lermos e estudarmos a Bíblia em COMUNIDADE, pois “onde estão dois ou três reunidos em nome de Jesus, ali está Ele no meio deles” (Mt 18,20). Na comunidade cada um tem uma luzinha sobre o texto e a realidade. Somando todas as luzinhas, vai dar uma luz bem forte, que ilumina realmente nossa vida e nossa caminhada.

 

Nós não precisamos partir sempre da realidade. Podemos tomar como ponto de partida o texto da Bíblia. O importante é que os três elementos estejam presentes. Precisamos nos convencer de que DEUS NOS FALA HOJE por meio da Bíblia e da Realidade da Comunidade. Só assim é que se chega a escutar a Deus. Pois Ele é um Deus que continua se manifestando para nós, não só através da Bíblia, mas também através das pessoas e dos acontecimentos de nossa época. Lida assim, a Bíblia é como luz que ilumina e aquece, cujos raios de vida atingem quem está ao seu redor bem como pessoas que estão mais distantes.

 

Equipe do site

01.10.2012