‘Wind’( Ventos) belíssimo curta da Disney Pixar é fruto do programa SparkShort que tem investido em novos artistas. Esse detalhe seria dispensável se não estivéssemos falando de uma produção que ousou criar a narrativa inspirado na própria história, buscando semear novos “rumores” com cheiro de emoção, de amor, dedicação, sacrifício, sonhos, esperança em nosso mundo.

O encantador curta mostra avó e neto em uma espécie de abismo e juntos recolhem diversos destroços e tentam construir algo que propiciaria a realização do sonho de escapar da situação limite que vivem almejando uma vida nova.

É impossível não se emocionar e lembrar das pessoas que se sacrificaram e ainda se sacrificam para proporcionar uma vida melhor para outros. Provoca em nós um desejo grande de contribuir para o futuro de outras pessoas também.

É importante lembrar a mensagem cristã de se gastar em prol do outro. Jesus encharcado de amor entregou sua vida para que a nossa fosse salva, para que nós a tenhamos em abundância. Vida partilhada, vida doada, é vida bem aventurada.

Outro tom interessante é que o curta surge também com o objetivo de contar a história sob o olhar do imigrante em “solidariedade com as comunidades asiáticas e asiáticas americanas contra o ódio anti-asiático em suas diferentes forma”.  Em uma entrevista,  Edwin Wooyoung Chang,  roteirista e diretor do curta relata: "A história em si é uma história de imigração", cuja avó e pai fugiram do Norte para a Coreia do Sul durante a guerra. Seu pai então imigrou para os EUA e teve que deixar sua avó para trás. Eventualmente, ela voltou a eles, mas a separação deixou uma impressão em Chang. Sua história familiar serviu como principal inspiração para "Wind", e o clima político atual tornou os temas ainda mais relevantes. "Os refugiados estavam recebendo uma mancha política tão política que era importante colocar uma história lá fora que meio que diz por que as pessoas imigram. Não é uma decisão fácil enviar uma criança para outro país", diz Martinez, produtor do curta”.*

"Wind" (Vento) vai soprar fundo na alma, tocar as cordas do coração. Cheio de símbolos, gestos de amor, partilha, cuidado percebemos que o sacrifício faz parte da nossa vida e que a vida é permeada por desafios, conquistas, lutas e claro muito amor.

É apropriado não só com adolescentes, jovens. Também as crianças são capazes de reconhecer a importância dos pais, avós, professores... em sua vida, para que sejam melhores e felizes.  Assim possam também promover ações em prol da melhoria de vida de outros.

Ana Angélica Ribeiro.

27.05.2021