O curta WINDUP é um convite para uma viagem delicada e esperançosa pela beleza da vida. Olhar para nossas experiências de amor, para os seus pequenos grandes gestos que marcam toda a existência. Fazer memória desses momentos nos revigoram, promovem vida, fortalecem e... reestabelecem

No curta metragem, o cineasta Yibing Jiang, com beleza e delicadeza encantadora mostra uma especial relação de amor,  dá vida ao vínculo especial entre um pai e sua filha. As cenas mostram a beleza do amor, mas também o desafio presente da natureza frágil da vida, o importante papel da música e das relações vividas. A dedicação, o amor, a música, a memória das vivências revigoram a vida. A equipe produtora encerra o curta dedicando às pessoas que lutam bravamente contra a doença e aos que cuidam, apoiam na luta pela cura.

Vivendo o desafio da pandemia e entrando no tempo pascal, o belo curta revigora em nós a beleza dos importantes momentos vividos junto à quem amamos, a necessidade de valorizar os pequenos e valiosos gestos de cuidado, amor, comunhão, a força para não desistir.... especialmente em tempos de distanciamento social, estarmos juntos, conectarmos e estar atentos ao bem estar de nossos entes queridos e também nos solidarizar com outros, levando amor, esperança, força aos que estão lutando pela cura e aos que incansavelmente lutam para cuidar, tratar, sejam parentes ou profissionais.

Esse curta-metragem de animação é um excelente material para trabalharmos na catequese, seja com catequizandos ou com as famílias.

“A vida é o que permanece, apesar de tudo: a vida embaciada, minúscula, imprecisa, e preciosa como nenhuma outra coisa. A sabedoria é a vida mesma: o real do viver, a existência não como trégua, mas como pacto, conhecido e aceite na sua fascinante e dolorosa totalidade.” (José Tolentino de Mendonça, In: Libertar o Tempo, p.45.

Ana Angélica Ribeiro

Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2

30.04.2021