Gostaria de prestar uma simples homenagem a Dom Eurico que, durante dois mandatos, foi o bispo referencial da catequese no Regional Leste 2 (1990 a 1998). Ele assumiu a catequese logo após Dom Mario Gurgel, então bispo de Itabira-Cel. Fabriciano.
Na linha do seu antecessor, Dom Eurico apoiou e participou ativamente do Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC). Fez o curso completo. Acompanhava os alunos e dava suporte à equipe de professores.
Dom Eurico era um defensor da Catequese Renovada que conhecia quase de cor. Ajudou muito a Comissão a defender uma catequese de interação fé e vida. Num momento ainda difícil de se compreender qual o conteúdo da catequese, ele insistia naquilo que o Documento diz: o centro é o anúncio de Jesus Cristo. Por isso, a catequese é cristocêntrica.
Nos Encontros Regionais com Coordenadores Diocesanos de Catequese, também foi presença constante, ajudando na análise da realidade da catequese, incentivando a formação dos catequistas. Com ele, na Comissão, foram produzidos subsídios simples para os catequistas, como o “Pedra em Lapidação, Catequista em formação”.
Depois de atuar especificamente na Comissão de Catequese, Dom Eurico assumiu a então Comissão Regional do Ensino Religioso e Ecumenismo.
Sua grande área de atuação foi o Ensino Religioso Escolar (ERE). Dom Eurico se especializou nisso. Conhecia tudo sobre as leis do ERE e cercou-se de pessoas especialistas em Ensino Religioso. A Comissão liderada por ele teve uma intensa atuação junto à Secretaria de Estado da Educação. Também ajudou outras Igrejas Cristãs na compreensão da especificidade do ERE.
Teria muito mais coisas a dizer sobre Dom Eurico, um bispo simples, desvestido de qualquer formalidade. Seu rosto sério nos enganava, pois, seu sorriso farto revelava sua alegria e bom humor, um coração aberto. Fez a diferença onde atuou.
Lucimara Trevizan
Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2 (Minas Gerais)
(Dom Eurico faleceu em Juiz de Fora-MG no dia 30 de setembro de 2023)