Catequese sobre os Atos dos Apóstolos - 13

O livro dos Atos dos Apóstolos nos diz que São Paulo, depois daquele encontro transformador com Jesus, é acolhido pela Igreja de Jerusalém graças à mediação de Barnabé e começa a anunciar Cristo. Mas, devido à hostilidade de alguns, ele é forçado a se mudar para Tarso, sua cidade natal, onde Barnabé se junta a ele para envolvê-lo na longa jornada da Palavra de Deus . Pode-se dizer que o livro dos Atos dos Apóstolos, que estamos comentando nesta catequese, é o livro do longo caminho da Palavra de Deus: a Palavra de Deus deve ser anunciada e anunciada em todos os lugares. Esta jornada começa após uma forte perseguição (cf. Hch 11,19); mas isso, em vez de ser uma medida de espera pela evangelização, torna-se uma oportunidade de expandir o campo onde semear a boa semente da Palavra. Os cristãos não têm medo. Eles devem fugir, mas fogem com a Palavra, e a espalham por toda parte.

Paulo e Barnabé chegaram pela primeira vez a Antioquia da Síria, onde ficam um ano inteiro para ensinar e ajudar a comunidade a criar raízes (cf. At 11,26). Eles anunciaram à comunidade judaica, aos judeus. Antioquia torna-se assim o centro da propulsão missionária, graças à pregação com a qual os dois evangelistas - Paulo e Barnabé - alcançam o coração dos crentes, que aqui em Antioquia são chamados pela primeira vez de "cristãos" (cf. . At 11, 26).

O livro de Atos revela a natureza da Igreja, que não é uma fortaleza, mas uma loja capaz de expandir seu espaço (cf. Is 54,2) e acomodar a todos. A Igreja está "saindo" ou não é uma igreja, ou está a caminho, sempre expandindo seu espaço para que todos possam entrar, ou ela não é uma igreja. «Uma igreja de portas abertas» (Exortação. Ap. Evangelii Gaudium , 46), sempre com as portas abertas. Quando vejo uma pequena igreja aqui, nesta cidade, ou quando a vejo na outra diocese de onde vim, com as portas fechadas, acho que é um mau sinal. As igrejas devem sempre ter suas portas abertas, porque são o símbolo do que é uma igreja: sempre aberta. A Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai. [...] Dessa forma, se alguém quiser seguir um movimento do Espírito e vier buscar a Deus, não encontrará a frieza das portas fechadas »( ibid . , 47).

Mas essa novidade das portas se abre para quem ? Para os pagãos , porque os apóstolos pregavam aos judeus, mas também os pagãos bateram à porta da Igreja; e essa novidade de portas abertas aos pagãos desencadeia uma controvérsia muito viva. Alguns judeus afirmam a necessidade de se tornarem judeus através da circuncisão para salvar a si mesmos e depois receber o batismo. Eles dizem: "Se você não se circuncidar de acordo com o mosaico personalizado, não poderá se salvar" ( Atos 15,1), ou seja, você não pode receber o batismo mais tarde. Primeiro o rito judaico e depois o batismo: essa era a sua posição. E para resolver o problema, Paulo e Barnabé consultam o conselho dos apóstolos e dos anciãos em Jerusalém, e o que é considerado o primeiro conselho na história da Igreja, o conselho ou assembléia de Jerusalém , que Paulo é refere-se na Carta aos Gálatas (2,1-10).

Uma questão teológica, espiritual e disciplinar muito delicada é abordada: isto é, a relação entre a fé em Cristo e a observância da Lei de Moisés. No decurso da assembléia, os discursos de Pedro e Tiago, "colunas" da Igreja Matriz, são decisivos (cf. Atos 15.7-21; Gl 2.9). Eles convidam a não impor a circuncisão aos pagãos, mas apenas a pedir que rejeitem a idolatria e todas as suas expressões. Da discussão vem o caminho comum, e essa decisão, ratificada com a chamada carta apostólica enviada a Antioquia.

A assembléia de Jerusalém lança luz significativa sobre como lidar com as diferenças e buscar a "verdade na caridade" ( Ef 4:15). Lembra-nos que o método eclesial de resolução de conflitos se baseia no diálogo, constituído pela escuta atenta e paciente e pelo discernimento feito à luz do Espírito. De fato, é o Espírito que ajuda a superar os fechamentos e tensões e age nos corações para que alcancem a verdade e a bondade, para que alcancem a unidade. Este texto nos ajuda a entender a sinodalidade. É interessante, enquanto escrevem a Carta: os apóstolos começam dizendo: «O Espírito Santo e pensamos o que ... É típico da sinodalidade, da presença do Espírito Santo, caso contrário, não é sinodalidade, é parlamentar, parlamento, outra coisa.

Peçamos ao Senhor que fortaleça em todos os cristãos, especialmente nos bispos e sacerdotes, o desejo e a responsabilidade da comunhão. Que nos ajuda a viver o diálogo, a escuta e o encontro com nossos irmãos e irmãs na fé e com os que estão longe, a gostar e manifestar a fecundidade da Igreja, chamada a ser em todos os momentos «mãe jubilosa» da muitos filhos (cf. Sl 113, 9).

Papa Francisco

Catequese na audiência geral 23.10.2019 

imagem: site do Vaticano

(texto traduzido do espanhol no site do Vaticano)