(Obs: esta celebração pode ser realizada no encerramento das atividades do ano com o grupo de catequistas. É preciso providenciar uma vela para cada pessoa presente)  

Dirigente: Em nome do Pai....

                Aqui estamos querido Deus, Sol, Luz de nossas Vidas.

                                   (gesto de inclinação)

Todos: Ó Senhor, que visitas o mundo, enche nossa vida de Esperança, abre nosso caminho para celebrar tua chegada.

Dirigente: Nós te agradecemos, Deus da Luz, pela companhia e inspiração neste ano que passou.

 

Todos: Toda a glória seja a Ti, ó grande Deus, pelo Teu filho Jesus, luz em meio às trevas e esperança do mundo, a quem Tu envias para libertar a terra inteira.

Palavra

Is. 9,1.5 : “ O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, e uma luz brilhou para os que habitavam um país tenebroso. Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado: sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Forte”, “Pai para sempre”, “Príncipe da Paz”.

                                   (momento de silêncio)

Com: Cada um de nós é Luz, revela a Luz, deixa marcas não tanto pelo que faz, mas pelo que é. Agradeçamos a Deus pela Luz que cada um trouxe para a vida do mundo, da Igreja, para a construção do Reino, para vida familiar. Luz que revela a verdade de cada um e é sinal de Vida em Plenitude que Há-de-Vir.

As velas de várias cores, tamanhos e cheiros representam cada um nós. A beleza está na diferença, no colorido e perfume que cada um é.

 (Cada um recebe uma vela. Nela há o nome de uma pessoa e a luz que ela revela. Entregar a vela e um abraço para o(a) dono(a) da vela).

Com.: A vela apagada fica triste e sem graça. O segredo é manter a chama do amor acesa, mesmo que a vela vá se consumindo...

            Também não podemos querer a Luz, o Sol, a Vida... só para nós...

            É preciso consentir em se gastar para que algo novo apareça e aconteça...

            (Acender as velas na chama uns dos outros...)

Todos: Toda a glória seja a Ti, Deus da Luz, pelo Dom de Teu Filho, luz em meio às trevas e esperança do mundo, a quem Tu enviaste para trazer liberdade aos cativos e sonho aos cansados. Junto aos pastores e aos anjos, permite-nos louvar Teu nome e contar a todos Sua história, a fim de que todos acreditem e se alegrem e reconheçam Teu grande Amor. Amém 

Oração final:

Dirigente: Peçamos a bênção de Deus para nós e para nosso mundo.

Todos: Que o Sol aqueça sempre nossas vidas e dissipe de nossa terra toda a escuridão! Amém! 

Lucimara Trevizan

Equipe do Catequese Hoje

19.11.2013