material: velas, presépio, estrelas... 

Música: Na bruma leve das paixões que vem de dentro, tu vens chegando pra brincar...

(refrão) Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais...

Com.: Viemos por desertos do Oriente da vida em busca de um Menino. Montados em camelos de cansaços, viajamos noites de solidão e dezembro. Uma estrela veio à nossa frente.. 

Dir.: No princípio era o amor, e o amor era a vida.

Todos: E o amor se fez criança e viveu entre nós. 

Leitor 1.:“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz...”

                        (acendem-se as velas)

Todos: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre homens e mulheres a quem Ele quer bem”.

Anúncio

Com.: “Havia naquela região pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor lhes apareceu, e a glória do Senhor os envolveu de luz. Os pastores ficaram com muito medo. O anjo então lhes disse: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura”. 

Leitor 2: “Onde está o rei dos judeus que acaba de Nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.

Com.: São tão poucos os que olham para o céu! Na ironia do nosso cotidiano, dentro de nossas casas ou dos aranha-céus cada vez mais altos, as pessoas se distanciam mais e mais do reino-dos-céus. Os pastores contemplavam as estrelas. Não por opção romântica ou por interesse astronômico, mas porque o firmamento era o seu teto, a luz companheira e as estrelas suas conselheiras. Olhar para o céu. Ouvir as estrelas. Aconselhar-se com a luz... Isto é o Natal: levantar a cabeça, reconquistar a dignidade, ser visitado por Deus, encontrar a Beleza perdida...

            (Convidar a olhar o céu de si mesmo. Aconselhar-se com a luz. Revisitar seus sonhos...) 

Iluminação...

Dir.: Querido Deus, Luz de nossas vidas. Trazemos nessas estrelas, nossos sonhos e desejos. Queremos ser visitados por Tua Estrela: o menino Jesus. Acreditamos que é possível começar de novo e, mais que isso, queremos nascer de novo.

            (colocam-se no presépio as estrelas. Cada um pode dizer seu sonho )

Todos: Menino-Deus, guarda nossos sonhos e alimenta em nós a Esperança e a alegria de Viver! 

Benção:

Com.: Deus de ternura e bondade, que assumindo nossa carne no seio de Maria, compreendestes a fraqueza humana... Ilumina nossos passos para trilhar os caminhos da Paz e da verdadeira Fraternidade. Por N.S.JC ...

Todos: Amém!

Com.: Cada um é uma estrela, é Luz na vida do mundo, do outro, da comunidade. O jeito de ser e viver iluminam a caminhada e tornam a vida mais leve. Que Bom que você existe! 

(abraços da paz. Ao abraçar cada um diz ao outro: Que bom que você existe!) 

Lucimara Trevizan

Equipe do Catequese Hoje

02.12.2013