Quando nos solicitam que sejamos testemunha de alguém ou de algum acontecimento, temos plena consciência que só podemos testemunhar o que vimos e ouvimos, ou o que vivemos. 

Jesus pediu aos seus discípulos para serem suas testemunhas, para que a sua mensagem chegasse a todos. Pois eles viram, ouviram e viveram a vida de Jesus como sendo sua. 

Hoje em dia, cabe-nos a nós ser suas testemunhas. Ser testemunha de Jesus é viver a nossa vida como exemplo para os outros. É viver uma vida de total entrega aos outros.

Ser testemunha do amor é dar-se por amor! Ser missionário é isto mesmo, ser testemunha do grande amor que Jesus tem por cada um de nós. Ser missionário é entregar-se ao outro sem esperar nada em troca. É levar Jesus aos outros, como quem oferece o melhor e maior presente.

Sempre tive a vontade de partir em missão, mas sempre me faltou a coragem. Mas depois da primeira experiência, a vontade de repetir, uma e outra vez, é cada vez maior. Nunca nos cansamos de ir ao encontro do outro, de sair do nosso conforto e partir em busca do desconhecido, mas na certeza que iremos encontrar irmãos, de braços abertos, para nos receber. 

Durante a experiência missionária, vivemos momentos de verdadeiro encontro com o outro e com Deus. E apesar de muitas diferenças visíveis (culturais, linguísticas e raciais), percebemos que afinal somos todos iguais. Amamos, choramos, rimos e principalmente vivemos com o sentido de entreajuda.

Existe uma frase que os moçambicanos usam que, resume tudo isto que é ser testemunha de Jesus. “Tamos juntos”, é quase como que um cumprimento entre eles. Mas é também reflexo da vivência, porque aconteça o que acontecer, seja em que luta estiveres “tamos juntos”. Nunca estamos sós. 

Ser missionário é ser e estar com o outro! Ser missionário é ser feliz!

Ana Marujo

10.10.2022

In: imissio.net