coordenadores de catequese no IRPAC    

A coordenação deve se preocupar com alguns aspectos muito importantes a respeito de si mesma. Antes de exigir determinadas atitudes dos catequistas, ela mesma deve se questionar. 

Diálogo

Atitude de Jesus com os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-45). Os membros da coordenação, e mais ainda o(a) coordenador(a), não podem ser autoritários, impondo suas ideias e decisões. A coordenação dever saber escutar, ouvir os catequistas, aprender com eles, dialogar. Uma atitude autoritária afasta os catequistas, os desvaloriza e é uma das razões que os leva a não continuarem na catequese. Sempre pensamos que a rotatividade de catequistas é culpa deles mesmos e das circunstâncias da vida de cada um. Mas, será que a coordenação já se perguntou e procurou saber se ela não terá uma parcela de culpa? 

Compreensão e Sensibilidade

A coordenação deve ter a capacidade de compreender, entender os limites, as situações existenciais, familiares e vitais dos catequistas, dos pais, dos catequizandos e dos próprios membros da equipe de coordenação. 

A coordenação deve ser amiga, afetiva e carinhosa. Faz parte da catequese a sensibilidade para com o outro, a capacidade de apreciar, de reconhecer os valores, de demonstrar isso de alguma forma e de criar relações profundamente humanas. Os laços verdadeiros gerados na catequese favorece um ambiente caloroso onde o catequista goste e empreenda seus melhores esforços para esta missão. 

Paciência

A coordenação precisa aprender a ter paciência com o grupo de catequistas, catequizandos, pais. Esperar que o grupo aprenda com os erros, que caminhe... O coordenador não deixa de ser catequista. Pelo contrário, deve ainda mais perceber que todos tem seu tempo de amadurecimento e que isso exige um olhar afetuoso, paciente e acolhedor. 

Solidariedade 

Uma das expressões evangélicas e humanas que unem as pessoas é a solidariedade e o apoio. Solidariedade ao que sofre, que erra, que passa por dificuldades familiares, existenciais. A presença na dor, na morte de familiares, nos fracassos, mas também nas alegrias, nas festas, nas celebrações, é muito importante. 

A primeira preocupação da coordenação é com os catequistas novos, jovens, os mais carentes, os que têm dificuldade de entender, de transmitir. É bom lembrar que um dia também nós iniciamos, e foi o apoio, carinho e paciência do grupo de catequistas que nos fez crescer. 

Grupo aberto

A Equipe de coordenação não pode ser um grupo fechado em si mesma. Ela caminha junto, faz-se presença, não busca “nome, nem privilégios”. É um grupo aberto, receptivo, que se renova constantemente. Não é uma equipe que se considera superior aos outros. A superioridade distancia, impede a proximidade, dificulta o diálogo e a participação. Ninguém gosta de ficar ao lado de alguém que se julga superior. 

Saber partilhar

Numa equipe de coordenação não pode haver mentalidade de competição e de prestígio. Onde há competição, o ambiente sofre as consequências. Onde há partilha, há espaço para todos. “Entre vós, quem quer ser o primeiro seja aquele que serve”! Eu vos dei o exemplo: lavei os vossos pés”(Jo 13,1-15).           

Equipe Catequese Hoje