A palavra dinâmica vem do grego e significa força.
1. As dinâmicas de grupo, na catequese, tem grande importância porque:
- criam dinamismo na vida do grupo;
-entrosam as pessoas na experiência grupal;
- facilitam a comunicação interpessoal e o desempenho das diferentes tarefas de liderança;
- provocam maior participação das pessoas;
- criam espírito comunitário e aperfeiçoamento nas relações humanas;
- aprende-se, fazendo;
- ajudam a ter objetivos claros e levam a um maior comprometimento;
- desenvolvem o espírito de entre-ajuda, de colaboração e responsabilidade;
- facilitam o desenvolvimento do encontro de catequese, uma maior interação entre Fé – Vida;
- sensibilizam, animam, desconstroem, entrosam, divertem o grupo;
- despertam para introduzir, aprofundar certos conteúdos da catequese;
- ajudam os participantes a escutar, pensar, refletir, analisar conteúdos, situações.
2. Para desenvolver qualquer dinâmica é preciso:
- Objetivos claros. (para que fazer esta dinâmica?);
- Quem são os destinatários? (crianças, jovens, adultos);
- Material usado. (Que material precisa ser usado? Como usá-lo?);
- O caminho a ser feito? (Quais os passos?);
- Avaliação (A dinâmica alcançou os objetivos propostos?).
A dinâmica ajuda muito na catequese, porque trabalha- se com um grupo. O grupo é fonte de vida, de animação, diálogo, partilha, alegria e corresponsabilidade.
3. As dinâmicas de grupo são muito variadas. Entre outras, podem ser de:
a) Acolhida: recortar corações; cada participante escreve uma palavra de acolhida; encontrar-se de dois a dois, para uma partilha e troca de corações;
b) Animação: - Utilizar uma caixinha com várias tarefas (dançar, correr, pular, imitar, abraçar, sorrir, falar...); O grupo determina como deve ser feita a tarefa (dançar com...); podem as ações serem relacionadas a algum conteúdo;
c) Interação do Grupo: - escrever uma frase ou usar uma figura; dividi-la em partes; as partes precisam se encontrar para formar o todo da frase ou figura; discutir: quais as qualidades de um grupo integrado?
d) Reflexão ou aprofundamento de algum conteúdo: passar um vídeo (o ideal é até 30 minutos); dividir em grupos; discutir, escrever as ideias, as mensagens principais (podem ser dadas perguntas para serem discutir); apresentar uma proposta prática para o grupo; cada grupo escolherá a forma de apresentar(desenho, entrevista, teatro, frases em cartazes, notícias de rádio, canção, poema...)
e) Avaliação:
- desenhar numa cartolina; desenhar uma rede e distribuir papéis com desenhos de peixes; cada qual escreve no peixe as conquistas do grupo, referentes ao encontro e cola na rede;
- desenhar um barco; em forma de mutirão, dizer o que faltou para o encontro ser melhor. Escrever no barco;
- desenhar o mar com peixes; cada participante, após um cochicho, dirá quais as sugestões para caminhar melhor na catequese, isto é, os peixes a serem pescados.
Esquema de Trabalho
- Apresentar dinâmicas, conhecidas e usadas na Catequese;
- Escrevê-las e discuti-las em grupo;
- Pensar a forma de apresentação;
- Avaliar a partir dos objetivos, destinatários, e condução do processo;
- Avaliar a posição do grupo: a troca de saber, a participação, a cooperação, a entre-ajuda, o crescimento como pessoa e como grupo.
In: BERTOLDI, Marlene. Metodologia Catequética. Arquidiocese de Florianópolis. 1999 (adaptação)
Equipe do Catequese Hoje