Catequese do Batismo 

O Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético(SABIC) e a Rede Catedral (TV Horizonte), da Arquidiocese de Belo Horizonte-MG, preparam encontros no formato de vídeos para os pais e padrinhos da catequese batismal.

Os temas dos 9 encontros serão os seguintes:

1- O Batismo de Jesus

2- História do Sacramento do Batismo e seu sentido

3- Celebrar o dom da Vida

4- Deus nos chama pelo nome

5- Água, fonte de vida

6- Ungidos no Senhor

7- A luz de Cristo nos ilumina

8- O compromisso dos pais e padrinhos do Batismo

9- A celebração do Batismo

 

Observações/sugestões para o período do isolamento social:

- Os padrinhos (se já escolhidos) também deverão assistir os vídeos.

- Se os pais já fizeram sua inscrição para a catequese do Batismo na paróquia, os catequistas deverão entrar em contato, pedir para assistirem os encontros, anotar dúvidas.

- Quando possível, os catequistas de batismo, poderão agendar (uma vez por semana, por exemplo), encontros virtuais (pelas redes sociais) para partilhar o conteúdo do vídeo com a catequese da semana (em tempos de pandemia).

- Outra possibilidade é fazer uma ligação de vídeo para os pais e conversar brevemente sobre o tema do encontro da semana exibido na TV Horizonte e canal no youtube. Além disso, acompanhar o crescimento da criança neste período, destacando que sua vida é dom para a família, para a comunidade e para o mundo.

- Após a quarentena, quando for possível realizar o batizado, os catequistas deverão agendar um encontro, com pais e padrinhos, partilhar os conteúdos dos vídeos que assistiram e esclarecer dúvidas. Acentuar sobretudo o que for necessário sobre a celebração do Batismo.

Ana Angélica Ribeiro

Lucimara Trevizan

Neuza Silveira de Souza