Um curta-metragem sensível e emocionante, Alike, mostra como a educação padronizada e técnica tira a beleza, a leveza e a suavidade de viver.

Assim é a vida, tudo que segue um protocolo ou padrão fixo escraviza, enrijece e tira o brilho, faz perder o encantamento, a emoção.

A motivação, a alegria de viver é o combustível que inspira gestos e alimenta a liberdade de expressar sentimentos, humaniza.

Obs: o vídeo é uma crítica ao sistema educacional "bancário" em que desde criança é preciso cumprir currículos e padrões. Não há espaço para a criatividade e as diferenças... Mas, também pode ser um ótimo vídeo para refletir sobre o tipo de catequese que fazemos, se a catequese liberta, leva a criança, jovem e adulto a descobrir sentido de vida, a beleza de ser único e diferente, a ser feliz ou se a catequese também segue o modelo escolar. Uma catequese escolar é que fica presa no livro, em sala de aula, lições. A catequese é espaço de criatividade, de leveza, de descoberta da vida, do outro, da comunidade e de Deus, tendo a Palavra de Deus como fonte.  

"Renda-se, como eu me rendi.

Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.

Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." Clarice Lispector 

 

Marcelle Durães

Equipe do Catequese Hoje