Sinopse

Crescer pode ser uma jornada turbulenta. Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade e enfrenta mudanças importantes em sua vida - seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. 

Riley é guiada por várias emoções diferentes - a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, onde a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. 

Embora, Alegria principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola. 

Uma confusão na sala de controle faz com que ela e a Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente. 

Comentário:

Já olhou para uma pessoa e imaginou o que passa na cabeça dela? Alegria, tristeza, medo, raiva, nojo - muitas emoções e conflitos.

Imagine ir um pouco além... 

Divertida Mente é uma animação intrigante - nos convida a uma viagem interior. Vasculhar os labirintos dos nossos sentimentos e emoções, visitar as nossas ilhas, para estar em conexão com o nosso eu. Ser para existir! Existir para viver! Viver para sentir! 

Que conexões regem os nossos sentidos? Quais sentimentos permeiam a nossa vida? Como estabelecer conexões que propiciem o equilíbrio? O que forma o nosso ser? 

O mundo dos nossos sentidos é um campo aberto. As emoções precisam ser filtradas, ruminadas, em nosso interior para serem exteriorizadas. 

Que filtros regem essa conexão? Como lidamos com as mudanças? Como resolvemos os nossos conflitos internos? Como lidamos com os conflitos externos que podem inferir no nosso interior? 

Precisamos lidar e falar de sentimentos, muitas vezes represados. Descobrir caminhos que propiciem o amadurecimento e crescimento. Abrir as portas para o ser e o sentir.  

Para a catequese:  Filme com mensagem profunda, pode ser utilizado para reflexões em todas as idades na catequese.

Um convite a olhar para dentro e ver como lidamos com os nossos sentimentos, com aquilo que faz parte da nossa condição humana:  a tristeza e a alegria, raiva, medo. O filme Divertida Mente nos deixa repletos de questionamentos. A alegria só será verdadeira se soubermos aceitar e viver a tristeza.

 

Marcelle Durães

Equipe do Catequese Hoje