Pollyanna 

Filme antigo da Disney(1960), adaptação do livro ”Pollyanna” de Eleanor H. Porter. Pollyanna é uma menina que após a morte dos pais chega em Beldingsville para morar com sua única tia viva, a tia Polly. A vida de Pollyanna é marcada pelo "Jogo do Contente", uma atitude otimista que aprendeu com o pai. Esse jogo consiste em encontrar motivo para ficar contente em qualquer situação.

Pollyanna tem uma personalidade cheia de meiguice, ternura, simpatia e leva isso para a vida rígida, séria e sem amor da tia. Ela também contagia os habitantes da cidade. Tudo isso é posto à prova quando sofre um acidente e perde o movimento das pernas. Bela cena entre Pollyanna  e o pastor da cidade. Ele sempre aterrorizava a todos com um Deus bravo, que castiga. Mas, depois do encontro com Pollyanna muda a maneira de experimentar e falar de Deus.

Filme cheio de encanto, ternura, uma reverência à amizade, ao amor verdadeiro, à leveza de viver.  Apesar de ser antigo é possível encontra-lo em locadoras e na internet. Bela reflexão para a catequese sobre a diferença que podemos fazer no mundo, apesar da dureza das pessoas ou das circunstâncias.

Lucimara Trevizan

Equipe “Catequese Hoje”