Papa João XXII

Título original: O Papa Bom (2003)

Diretor: Ricky Tognazzi

Duração: 180 min. 

Na semana em que fomos surpreendidos pela admirável decisão de Bento XVI, vale a pena assistir e lembrar o Papa João XXIII(1958-1963). 

João XXII é o papa que fez mudanças profundas na Igreja, a partir de sua experiência de homem simples. O mundo vivia tempos de guerra fria, comunismo e capitalismo, como dois campos opostos, a Igreja fechada em seu mundo, com dificuldade de dialogar com esses desafios. Ele propõe o diálogo, o encontro dos diferentes, a escuta, o caminho da paz. 

Ele é o papa que convocou o Concílio Vaticano II. O filme mostra os conflitos que enfrentou para convocá-lo e sua participação no concílio. Também mostra o papel do papa durante o conflito entre os EUA e a União Soviética no caso dos mísseis em Cuba.

A vida de João XXIII nos ensina que o cultivo do Bem Viver passa pelo respeito, pela simplicidade e, de modo especial, em admitir que o Outro é diferente e pode pensar de modo diverso ao meu. 

O filme é uma lição de fé e amor pela Igreja. Além nos contagiar com um destemido espírito de abertura, sem medo do novo.

Equipe do site