Título Original: Francesco
Título no Brasil: Francesco – A História de São Francisco de Assis
Direção: Liliana Cavani
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 1989
Duração: 137 min
País: Itália

 

A renomada cineasta italiana Liliana Cavani (O Porteiro da Noite) dirige o astro Mickey Rourke, brilhante no papel de Francesco, e a atriz Helena Bonham Carter (Uma Janela para o Amor). Francesco narra, com muita emoção, a jornada de um homem para viver o cristianismo em sua essência.

Talvez um dos mais fiéis à vida de São Francisco, o filme começa após a sua morte com os amigos próximos narrando a sua história. De jovem rico à experiência da guerra e da miséria, o encontro com o leproso, a renúncia a herança do pai e a vida com os miseráveis, com os homens e mulheres da periferia da cidade. A conversão e a radical mudança de vida tem destaque: o encontro com Jesus crucificado presente nos crucificados do mundo. Depois, a formação do grupo de amigos, as dificuldades do início, a aprovação do Papa, a recusa do próprio grupo que fundou em seguir as regras por ele estabelecidas. Outro destaque no filme é a vivência da crise e angústia que Francisco vive ao ser questionado pelos irmãos sobre a rigidez de suas convicções e a confirmação de que sua missão, sua escolha é o desejo de Deus mesmo, através dos estigmas que aparecem em seu corpo. Um homem incendiado pelo amor a Deus. 

Um filme que apresenta um jovem consumido pela busca de sentido de vida. Apesar de ter tudo não era feliz e foi encontrar no crucificado o sentido último da sua existência e razão de sua alegria. É um belo filme sobre Francisco, homem fiel a Jesus, que vive a radicalidade do cristianismo e continua encantando o mundo. 

Equipe do site