Depois de uma série de infelicidades que o levaram a uma depressão profunda, George vê-se obrigado a sobreviver nas ruas de Nova Iorque (EUA). A sua situação, cada vez mais desesperada, fá-lo procurar refúgio no Bellevue Hospital, o maior centro de acolhimento para sem-abrigo da zona de Manhattan. Apesar da humilhação que sente por ter de aceitar a caridade de desconhecidos e ter de se encarar como vagabundo, é ali que vai conhecer Dixon, um homem que, tal como ele próprio, nada tem a oferecer a não ser a sua amizade. Juntos, vão percorrer o mesmo caminho. E um dará forças ao outro para avançar para um recomeço que os faça sentir-se humanos novamente. É com Dixon a seu lado que George ganha coragem para tentar reaproximar-se de Maggie, a filha que abandonou ainda pequena e que nunca foi capaz de o perdoar…

«Em Nova Iorque os sem-teto são 60 mil, é algo que temos de trabalhar, mas só no momento em que começamos a rodar, e eu me encontrei lá, nas ruas de Nova Iorque, é que algo se desencadeou. Senti verdadeiramente um compromisso forte. Foi lá que comecei a ter a percepção de como verdadeiramente se pode sentir-se "invisível", afirmou Richard Gere, citado pela Rádio Vaticano. 

Foi durante o filme que o ator percebeu «que a diferença entre ser uma pessoa integrada na sociedade e estar do outro lado, perder tudo e tornar-se invisível, é realmente pequeníssima»: «Compreendi a extrema vulnerabilidade de cada um de nós que poderá encontrar-se, em pouco tempo, a viver na rua e a tornar-se invisível».  

«Não conheço nenhuma religião que não se baseie no amor e na compaixão. E para as religiões estamos todos juntos nisso. No que diz respeito ao papa Francisco, sei que ele já começou a fazer muito pelas pessoas invisíveis, os refugiados, os imigrantes e todos aqueles que não têm nada. Ele já o está a fazer», assinalou Richard Gere. 

O filme mostra todo o trajeto percorrido por George para fazer novamente seus documentos, arrumar um emprego, um lugar para dormir. A procura pela filha e a rejeição dela em ajudar o pai, também tecem a narrativa do filme. É o retrato de um drama que atinge milhões de pessoas no mundo. Com argumento e realização de Oren Moverman ("O Mensageiro", "Rampart - O Renegado"), um drama comovente sobre a solidão, que conta com Richard Gere, Jena Malone, Ben Vereen, Kyra Sedgwick e Steve Buscemi nos papéis principais. 

Este filme pode ajudar a reflexão em encontros com jovens e adultos na discussão sobre a realidade em que vivemos, o drama da solidão, a perda família e a perda da identidade pessoal. O drama da perda de emprego e de condições mínimas de sobrevivência. 

Equipe do site