A formação é o que mantém a catequese viva e caminhando. Sem formação o grupo de catequista se perde... e muitos desanimam. Além disso, os catequizandos são os primeiros a perceberem um catequista despreparado.

 

Especialmente no Ano da Fé a coordenação de catequese, que deve sempre abrir o apetite dos catequistas para a formação, pode oferecer alguns aprofundamentos, manhãs ou tardes de formação ao longo do ano. Ou mesmo em finais de semana. Cada paróquia pode ser criativa ao pensar em espaços e tempos para a formação, convencidos de que disso depende a vida do grupo de catequistas.

 

Neste Ano da Fé podemos propor algumas temáticas:

 

1. Formação sobre a Trindade – podemos dar um nome bem bonito:

“No presente eterno de Deus

               Somos criados  (Pai),

                   Somos Redimidos (Filho)

                           Somos Santificados (Esp.Santo)”

 

O objetivo é recordar em que cremos. Por exemplo, o que significa dizer: "Creio em Deus Pai"? O que está por trás dessa afirmação? Outros tópicos nem sempre claros para o catequista:

- Deus se comunica conosco (como Deus se revela).

- Jesus Cristo é a Revelação do Pai.

- Jesus nos mostra o desejo do Pai: o Reino de Deus.

- A vida é mais forte que a morte (sobre a morte e ressurreição de Jesus).

- O Espírito Santo, presença amorosa e vívida.

- A Igreja continua a missão de Jesus.

 

O Catecismo da Igreja Católica(CIC) ajudará no aprofundamento, mas também há muitos livros que podem inspirar essa formação (talvez numa linguagem mais simples para os catequistas). A coordenação pode pedir ajuda a algum assessor especial sobre este tema.


O importante é compreender o que é central na Fé Cristã: a experiência do encontro amoroso com Deus, que se revela em Jesus Cristo. A catequese comunica uma experiência fundamental: Deus nos ama com um imenso amor. Somos Filhos queridos e amados. Foi Jesus Cristo quem nos revelou isto. A Fé brota dessa experiência de encontro. Um encontro que modifica a vida, que se transforma numa apaixonada história de amor vida afora. A Fé cristã é seguimento de Jesus Cristo, que nos conduz ao Pai.

 

“Segundo o Evangelho de João (1,18), ninguém jamais viu Deus. Ninguém pode por seu próprio esforço formar uma imagem dele. O cristão olha em primeiro lugar para Jesus, na sua vida humana, na carne, contemplando a entrega de sua vida por amor e fidelidade. E então diz: “Assim é Deus”. Esse Deus da doação total no amor está presente em nossa vida como o Deus Pai e Filho e Espírito Santo, em cujo nome somos batizados. Esse é o núcleo da profissão da fé cristã, pela qual iniciamos nossa vida como cristãos conscientes, cristãos por opção”. Afirma Pe. J.Konings sj.

 

Sem clareza do que é central na Fé cristã, o catequista costuma encher os encontros com temas relacionados a seu santo de devoção, ao movimento ou pastoral de que participa.

 

Outros temas para a formação do grupo de catequistas ao longo do ano da Fé:

                - A experiência da Fé cristã e o sentido da vida.

                - A Transmissão da Fé na catequese e na Igreja Hoje.

                - Ser Cristão: fé e prática.

                - Viver como cristão hoje 

                  e outros...

 

O "Catequese Hoje" publicou o texto: "Viver como cristão em 2012" na seção Catequese e Modernidade em OUTRO OLHAR. Vale a pena conferir e refletir com o grupo de catequistas.

 

2. Formação Inicial dos Catequistas

 

Os novos catequistas necessitam ser mais bem preparados para a missão. É inacreditável que, ainda no século XXI, uma comunidade cristã deixe alguém ser catequista (educador da fé) e não lhe ofereça nenhum tipo de orientação/experiência anterior. Num grande encontro de catequese em uma diocese ao perguntar quantos ali fizeram uma formação antes de atuarem como catequista, poucos levantaram a mão. Fidelidade ao que a Igreja pede é oferecer uma formação inicial antes de qualquer trabalho que o novo catequista irá fazer com crianças, jovens, adultos.

 

Além da formação metodológica e prática da catequese (que discutiremos nesta seção nos próximos meses), essa formação inicial precisa proporcionar ao catequista a experiência de encontro com Deus e com a comunidade cristã. A catequese não é preparação para um sacramento, mas uma caminhada da descoberta da pessoa de Jesus, da acolhida e convívio com os irmãos na comunidade, da escuta dos apelos que brotam da Palavra para uma vivência coerente com a fé, do testemunho daqueles que se comprometem com o Reino... O Sacramento deve ser consequência da adesão ao Projeto de Jesus e não um “pacote” ou “prêmio” que recebo. O catequista sem formação repete os erros do passado.

 

Nos próximos meses vamos dar sugestões de conteúdos e metodologia para essa formação inicial do catequista.

 

 

Lucimara Trevizan

Equipe do site

01.11.2012