O catequista divide a turma em grupinhos, dá uma tarefa, por exemplo: a vida na cidade, símbolo da páscoa, símbolo do natal, o mundo que Deus criou, cenas bíblicas... e outros. 

Sem usar tesoura rasgamos vários papéis, separando as cores. Os papéis podem ser as partes coloridas das revistas. Num papel (cartolina, papel pardo e outros) fazemos um desenho simples conforme a tarefa pedida e cobrimos cada parte com os pedacinhos de papel, sendo uma cor para cada parte. Exemplo: numa flor, pregar papéis amarelos no miolo, vermelho nas pétalas, verde nas folhas, marrom no tronco.

Uma outra técnica é usar a tesoura e picar os pedacinhos de papel da cor que o grupo precisa para o desenho a ser feito. Também é possível fazer mosaico com pedaços de pano, folhas secas picadinhas, sementes, pedaços de azulejos, papéis enroladinhos na palma da mão.

O mosaico é muito gostoso de fazer, envolve a pessoa, seja criança, jovem ou adulto na tarefa pedida pelo catequista. O mosaico ajuda o grupo aprender a trabalhar junto, dividir tarefas. Quando todos colaboram o resultado final é bem bonito, além do grupo conversar e aprender a partilhar ideias e talentos.

 

Equipe do Catequese Hoje