Por que o filme na Catequese?

 

Estamos vivendo constantemente rodeados pelas imagens. Cada vez mais, a tecnologia moderna de sons e imagens entra em nossa vida, interferindo em nossa vivência, em nossos sentimentos e relações.

 

A comunicação na Catequese é um elemento fundamental. Não como simples instrumento, mas como forma de linguagem, de escutar, conhecer, respeitar o modo de ser de cada pessoa.

 

É importante utilizarmos os filmes, como forma de linguagem atual, que comunicam uma história de vida, provocam a reflexão, nos envolvem. Precisam ser utilizados em nossos encontros de Catequese, sobretudo com jovens e adultos. Não podemos nos esquecer, no entanto, que se tratam apenas de recursos. Não dispensam a experiência pessoal dos catequizandos. É dispensável o uso do filme quando usado somente pelo impacto que as imagens, sons e emoções produzem.

 

O “Catequese hoje” indica na seção “Veredas”, filmes para formação de catequistas e catequese. Vale a pena conferir o que é adequado para o tema a ser trabalhado nos encontros.

 

Como usar um filme?

 

O uso do filme pode ser rico quando se extrai dele elementos que motivarão o diálogo, a troca de experiências e sentimentos. Desta forma, ele permite a releitura da vida, a comunicação e a criatividade em grupo.

Ao lançar mão deste recurso, não se esqueça:

 

- Ao escolher um filme, veja se é próprio para a idade e interesse da turma para a qual será apresentado.

 

- Filmes de longa duração, legendas de difícil visualização dificultam a captação da ideia/mensagem e dispersam a atenção.

 

- Atenção: quanto menor a criança, menor a capacidade de concentração por um período maior de tempo em uma mesma atividade.

 

- Quanto menor o tempo de duração (15, 20 ou 30 minutos), maior será a concentração e aproveitamento de tempo para a reflexão/discussão e a realização de atividades com relação ao filme.

 

- Prepare o filme com antecedência. Teste as aparelhagens antes para que não haja problemas na hora do encontro.

 

- Veja o filme antes, analise todas as possibilidades de reflexão, o tema, a passagem bíblica que poderão ser utilizados a partir dele.

 

- Elabore uma técnica para conduzir a reflexão/discussão depois de a turma ter visto o filme, para que possa extrair o máximo possível da mensagem.

 

Sugestões de perguntas para leitura do filme (à escolha)

 

- Quais são as personagens principais e secundárias? Valores e contra-valores? Qual o tema, a mensagem? Espaço onde acontece?

 

- Do que mais gostou? Por quê? Do que não gostou? Por quê? O que você mudaria? Por quê?

 

- Qual a cena de que mais gostou? Quais os valores presentes nela? Qual a opinião do grupo sobre estes valores? Qual a relação dela com nossa vida no dia-a-dia?

 

- Recontar toda a história do filme.

Que mensagem transmite? Compará-la com as situações da vida.

O que é positivo e negativo no filme?

 

- O título é coerente? Por quê? Qual outro título poderia ser dado?

Qual a atitude da personagem principal? Como você agiria em seu lugar?

 

Outros meios para refletir

 

Pode ser tirada a mensagem também através de trabalhos em grupo, desenhos, gravuras, confecção de um mural ou de cartazes, encenações e outros.

 

 

Para refletir

 

Coloque um filme e perpasse as diversas etapas descritas neste artigo. Será um bom exercício para trabalhar depois com filmes na Catequese.

 

 

Equipe do site

15.12.2012