Na Catequese, não podemos deixar de falar e proporcionar momentos íntimos com um Deus afetivo. Como formar, na prática da Catequese, uma atitude de oração? 

Oração é um diálogo de cada um de nós com Deus 

Para um bom diálogo, é imprescindível saber falar e saber ouvir. Quando se trata de dialogar com Deus, sentimos mais dificuldade, principalmente em ouvir o que Deus deseja de nós ou o que tem a nos dizer. Isto é, em parte, devido ao nosso sistema de vida muito agitado, imediatista e materialista. Mas, sempre é tempo de iniciar ou aperfeiçoar, cada vez mais, o hábito de orar. Se o próprio catequista não souber rezar, não tiver uma experiência de vida de oração, será difícil levar os catequizandos a esta experiência. 

Na catequese aprende-se a falar com Deus

A Catequese deve criar nos catequizandos uma atitude de oração. Rezar na Catequese não é começar simplesmente com um “Pai Nosso”, rezado automaticamente (às vezes, até para conseguir o silêncio da turma!).

Deve-se dedicar tempo à oração e introduzir o catequizando nas diversas formas de oração. 

Cada encontro termine com momentos profundos de oração/celebração, de modos mais variados, interiorizando o que foi tratado no encontro e assim colocá-lo diante de Deus com todo amor (veja as indicações da seção Liturgia e Catequese neste site).

Seguem algumas sugestões: 

- Exercício de silêncio: 

Convide seus catequizandos a se colocarem numa posição confortável. Se possível, coloque uma música suave, ou sons da natureza, para relaxar as tensões. Com voz tranqüila, vá falando: 

“Procurem não pensar em nada, apenas sentir. “Entrem em seu quarto”...(cf Mt 6,6) voltem para dentro de si mesmos. Como estão se sentindo? (agitados... calmos... alegres...tristes... preocupados... inseguros... confiantes... Por quê? 

Fiquem na presença de Deus, Pai amoroso e misericordioso. Não falem mentalmente, nem pensem em nada de modo especial. Só fiquem na presença de Deus por alguns minutos. 

Devagarinho, vamos abrir os olhos e perceber como estão se sentindo. Se quiserem, façam a partilha em clima de tranqüilidade e respeito. 

- Leitura meditada 

Escolha um trecho do Evangelho de acordo com o assunto desenvolvido no encontro. Pode ser também a letra de uma música, religiosa ou popular, uma poesia, crônica etc., mas que tenha uma boa mensagem para a vida e que não seja longa. Convide os catequizandos a lerem silenciosamente e com muita atenção. Se houver alguma palavra ou frase que chamou a atenção, parem aí, repitam-na algumas vezes e pensem: o que ela tem a ver com minha vida? Por quê? Em seguida, faça a partilha das experiências. 

- Contemplação 

Contemplar quer dizer: olhar com atenção. Façam um exercício de silenciamento. Distribua gravuras ou postais com paisagens ou cenas do quotidiano. Deixem que os catequizados os contemplem por um determinado tempo. 

No momento da partilha, ajude com perguntas para despertar a atenção. 

 - Rezar com a natureza

Podemos contemplar a natureza. Olhar o céu. Como está? Vai chover? Por quê? 

Podemos observar a chuva, ou o canto e a cor dos pássaros. Podemos levar folhas e galhos de plantas, secos ou não, distribuí-los para que cada um possa perceber os detalhes, o cheiro, a textura, a forma etc. 

Orientemos os catequizandos para as descobertas.  Podemos também ajudar cada um a fazer suas orações espontâneas de louvor e agradecimento pelas belezas da natureza.

- A partir dos fatos da vida 

É bom que os catequizandos desenvolvam a atenção e a sensibilidade para com os fatos do quotidiano e as necessidades dos outros. É tarefa da Catequese despertar para isto e, a partir da descoberta, expressar em orações o que sentem diante da realidade da vida. É um modo de ouvir o que Deus tem a dizer. 

Estas são apenas algumas sugestões. Bem conduzidas, podem ajudar a desenvolver a atenção, o autoconhecimento, a sensibilidade para perceber também o invisível, porém, perceptível. Levam a uma intimidade com o Pai, o Deus da vida. Tudo isto contribui para um melhor relacionamento da pessoa consigo mesmo, com Deus, com os outros e com a natureza.

 

- A Celebração 

Pode-se fazer uma celebração com a seguinte seqüência: 

1. Canto inicial

2. Leitura da Palavra de Deus

3. Breve reflexão sobre a leitura

4. Oração

5. Canto final

Cantos, leitura e oração devem estar ligados ao tema do encontro. Haja uma idéia central que perpassa toda a celebração.

Introduzir algum símbolo, gravura ou gesto, o que dará mais brilho à celebração e ajudará a participação. 

A celebração seja adaptada à idade dos catequizandos. 

Pode-se fazer a procissão de entrada da Bíblia e colocá-la em lugar de destaque. Faça sempre a leitura da Bíblia e não de algum folheto. A leitura deve ser bem feita, devagar, observando pausas e pontuação. 

- Orações populares 

Não podemos desprezar as orações populares: as novenas, as fórmulas feitas e repetitivas, a reza do terço etc. Todas têm seu valor de tradição e alimentam a fé e a esperança de muitas pessoas. É preciso cuidar para não transformar o encontro de catequese somente em reza do terço ou novena.  

A oração é uma comunicação muito íntima e peculiar. Quando adquirimos esta consciência, constatamos que ela faz parte do nosso dia-a-dia. Todas as nossas atitudes e atividades se transformam em oração desde que sejam manifestações de amor, fazendo da vida uma permanente oração.

Para refletir e rezar 

Vamos ler os seguintes textos:

Mt 6, 7-8; Mc 1-35; Jo 16-20

Lc 5, 16; 6, 12-13; 10,21; 22,40-42; 23,34

Partilhemos nossas descobertas.

Terminemos com a oração que está em Mt 6, 9-13

Equipe do Catequese Hoje

01.12.2012