Dinâmica rápida e emocionante para reunião de pais

A reunião de pais é um ótimo momento para o engajamento entre a família e a escola. Para esse encontro especial, nada como uma boa dinâmica que ajude nessa integração e que possa ser feita de maneira que não tome muito o tempo.

 

DINÂMICA: Caixa dos Momentos Preciosos

Os bons momentos são para ser recordados, principalmente quando são de alegria! A ideia dessa atividade é que se construa uma caixa para armazenar esses preciosos momentos.

O objetivo é ajudar a família a registrar e se lembrar dos momentos de amor e alegria que estão vivendo juntos, afinal, tudo passa tão rápido!

Antes do dia da reunião:

1.Peça como tarefa alguns dias antes, que cada criança traga de casa uma caixa (de sapatos ou outra similar) para um trabalho que farão na escola.

2.Frase na folha para os filhos: O QUE MEUS PAIS TEM DE MELHOR

3.Disponibilize papéis coloridos para servirem como moldura dessa ilustração.

4.PREPARE a frase para os pais, que deverá ser ilustrada em casa, de preferência sem que as crianças vejam. Também separe papéis coloridos para servirem como moldura da ilustração, para os pais que desejarem.

5.Frase na folha para os pais: O QUE MEU FILHO (a) TEM DE MELHOR

6.IMPRIMA numa folha o bilhete com as instruções de como continuar a dinâmica em casa: 

CAIXA DOS MOMENTOS PRECIOSOS CAIXA DOS MOMENTOS PRECIOSOS 

Os bons momentos são para ser recordados, principalmente quando são de alegria! Que pessoa não gosta de relembrar bons momentos? Nossa proposta é que cada família construa uma caixa para armazenar esses preciosos momentos! O objetivo é fazer a família registrar e se lembrar do amor e alegria que estão vivendo juntos, afinal, tudo passa tão rápido!

Como fazer:

1.Comecem decorando juntos essa caixa. Coloque um pouco da personalidade, gosto ou estilo de vocês.

2.Coloque a caixa num local visível da casa, assim ficará mais fácil de lembrar desse projeto

3.Toda vez que alguma coisa boa acontecer com você, não importa quão pequena seja, contando que tenha feito você sorrir, escreva em um papel porque está FELIZ, dobre-o e coloque na sua caixa presente. Também podem colocar, desenhos, fotos e cartões...

4.No último dia deste ano esvazie sua caixinha e veja quantas lembranças e pequenos presentes a vida lhe deu nesse ano. Agradeça! Faça isso todos os anos! Esperamos que essa atividade proporcione muita alegria e amor à sua família!

Com carinho,

Catequista: ..... 

COMEÇANDO A DINÂMICA

No dia anterior à reunião de pais:

 – Comece a atividade explicando para as crianças que você fará uma dinâmica para os pais na reunião. Para ajudar a criar um “clima”, você pode colocar um fundo musical com músicas que falem sobre pais e filhos.

– Entregue para as crianças o impresso com a frase “O que meus pais tem de melhor…”   Comece você mesmo fazendo um relato sobre o que admira e aprendeu com seus pais…

– Estimule os alunos a relatar aos colegas o que admiram nos pais.

– Dê um tempo para que os pequenos coloquem seus sentimentos, palavras, desenhos…no papel e deixe-os decorar o seu trabalho como desejarem. Com certeza serão lindos trabalhos! 

No dia da reunião:

– Coloque as frases previamente preparadas pelas crianças na lousa (ou em mural bem visível) e as caixas que trouxeram perto, para que no decorrer da reunião desperte a curiosidade dos pais.

– No momento da reunião que escolher para essa dinâmica (sugiro deixar para o final), peça aos pais observem os trabalhos e tentem identificar qual o desenho da exposição é de seu filho/filha (de longe poderá ser difícil… ?

Peça aos pais que peguem a caixa e o desenho que seu filho/filha deixou para eles.

Será um momento bem emocionante!

– Conte aos pais como foi a criação desse trabalho com as crianças e os valores que você trabalhos com eles durante a atividade.

– Explique porque a caixa foi pedida: para que juntos a família crie uma caixa onde pudesse depositar registros de momentos felizes que viveram juntos!

– Entregue o bilhete impresso com as instruções de como continuar a dinâmica em casa e diga que o primeiro registro a ser colocado na caixa pode ser esse desenho que os filhos deixaram pra eles.

– Entregue aos pais o impresso com a frase “O que meu filho/filha tem de melhor…” e uma folha colorida (para quem desejar) e peça que também façam um trabalho semelhante ao do filho/filha, em casa.

– Combine com os pais uma data para o envio desse trabalho, e se possível, o envie pra você em um envelope fechado.

–  Quando todos os trabalhos estiverem na escola, faça uma exposição surpresa aos seus alunos. Se possível, deixe os trabalhos expostos por alguns dias e depois devolva aos pais. 

Professora Denise Ferreira

Texto adaptado para a catequese