- Organizar formação para as catequistas sobre o tema da Campanha e combinar o que a catequese irá fazer. Pensar em ações transformadoras, mesmo que sejam pequenos gestos. Podem ser utilizados vídeos formativos.

- Utilizar o subsídio para Encontros Catequéticos com crianças e adolescentes e Jovens na CF para a Crisma, disponibilizados pela CNBB (verificar se a sua paróquia ou comunidade comprou).

-Incentivar a produção de um painel com imagens dos biomas brasileiros. O painel poderia ficar num local visível da comunidade ou da paróquia.

- Uma dramatização sobre o tema da solidariedade, o compromisso com a criação e a vida pode ser organizada pelos jovens da crisma ou já crismados. A apresentação poderia ser feita para as crianças e também os adolescentes.

-Músicas que podem ajudar na reflexão:

- O Sal da Terra (Beto Guedes); Sementes do amanhã (Erasmo Carlos); Cântico das criaturas (Zé Vicente); Planeta Água(Guilherme Arantes); Que Mundo Maravilhoso/ What a Wonderful World (Interpretação Tiago Iorc); Mortal Loucura (Caetano Veloso)

- Incentivar a produção de poemas, pinturas, maquetes, paródias, músicas...

Na internet:

- Pedir para pesquisar sobre o assunto na Internet. Indicar sites com documentários sobre o tema:

a) Canal do YouTube do Instituto Akatu: http://www.akatu.org.br/

Trabalha com o consumo consciente. Há vários vídeos disponíveis que podem ajudar na reflexão. Podem ser acessados no próprio celular do catequizando.

b) O site do CPRH – agência estadual do Meio ambiente de Pernambuco – há várias cartilhas, livros para download,etc.

c) Documentário “O Bento” - Sobre o estrago no meio ambiente produzido pelas mineradoras em MG.

Outras sugestões:

- Promover uma caminhada ecológica para observar a natureza e tomar consciência da relação homem com o meio ambiente.

- Organizar um júri simulado colocando os biomas como réus e um grupinho de catequizandos para a defesa dos biomas e outro grupo para a acusação (justificação da exploração).

- Identificar pastorais sociais da Igreja no Brasil que trabalham com a sustentabilidade. Verificar o que a comunidade pode fazer para conscientizar as pessoas.

- Utilizar estórias infantis sobre o tema: Por exemplo: O Gambá que não sabia sorrir – Rubem Alves

Equipe do site