Os números na Bíblia


A Bíblia dá também sentido simbólico aos números. Nós o fazemos também. Dizemos: "Já lhe falei mil vezes", enquanto foram somente 3 vezes. Dizemos que "fulano é Dez" o que quer dizer que ele é excelente.

Vamos ver alguns números da Bíblia com seu sentido simbólico:

3 - Fazer algo 3 vezes é fazer para valer. Pedro negou Jesus 3 vezes. Afirmou seu amor a Jesus 3 vezes. O menino Samuel é chamado por Deus 3 vezes. Indica também um dia de Deus: Jesus ressuscitou no terceiro dia

4 - São os 4 pontos cardeais, todo o espaço terrestre. Os 4 seres no livro do Apocalipse significam a criação inteira.

7 - Plenitude, perfeição. Jesus mandou perdoar 70 x 7 vezes (sempre). Madalena foi libertada do poder de 7 demônios (todo tipo de mal). No Apocalipse, Jesus envia cartas às 7 Igrejas (a toda a Igreja).

6 - Imperfeito (7 menos 1). No Apocalipse, o número da besta é 666. Refere-se ao Imperador Nero que perseguia os cristãos. Três vezes imperfeito.

12 - Indica o conjunto do Povo, as 12 tribos de Israel. Depois da multiplicação dos pães, sobraram 12 cestos (para todo o povo). Os 12 apóstolos são os pilares do novo Israel.

40 - Indica um tempo de amadurecimento. O povo passou 40 anos pelo deserto antes de chegar à Terra Prometida. Jesus passava 40 dias e 40 noites jejuando, preparando-se para sua missão; passaram-se 40 dias entre a ressurreição e a ascensão, preparando os discípulos para sua missão.

1000 é uma quantidade sem fim.

A Bíblia gosta de exagerar nos números, mostrando a importância de al­gum acontecimento.

 

As narrativas na Bíblia


Na Bíblia, encontramos muitas narrativas. Para dar resposta às perguntas da vida, o povo da Bíblia não faz grandes discursos, mas conta histórias. Mesmo os chamados livros históricos não são livros de história no atual sentido da palavra, mas são narrativas para passar certas mensagens ao povo. Mais importante que os fatos narrados é a mensagem de libertação e salvação que eles querem transmitir. Sabemos que ler a Bíblia ao pé da letra não nos leva a captar a mensagem profun­da destas narrativas. Por isto, é importante conhecermos um pouco os gêneros literários. "A letra mata; o espírito vivifica" (2 Cor 3,6)

 

A Bíblia e a Ciência


A Bíblia não quer ensinar ciências ou história assim como entendemos ho­je. Ela quer transmitir uma mensagem de Deus para a qual ele espera nossa respos­ta. Ciência e Bíblia não se contradizem porque têm objetivos diferentes. A ciência busca explicações que possam ser comprovadas. A Bíblia busca o sentido das ex­periências de vida e de fé. Cada uma trabalha no seu próprio campo.

 

Como entender melhor um determinado texto

Para entender melhor a mensagem de um determinado texto, podemos fazer algumas perguntas:

Quem é o autor?

Quando escreveu? Em que época?

Onde foi escrito?

(nem sempre é possível encontrar as respostas às três primeiras perguntas)

A quem o autor se dirige')

O que o levou a escrever?

Quais são os personagens principais do texto? Qual a atitude de cada um?

Qual a mensagem central do texto?

Qual o gênero literário?

 

Podemos fazer um exercício. Vamos ler o livro de Jonas; leiamos a introdução que a Bíblia dá e conseguiremos responder às perguntas colocadas. Assim, descobrimos a riqueza do texto, seu contexto e o pretexto (motivo).

 

(continua na próxima edição...)

 

Inês Broshuis

Equipe de Catequese do Regional Leste 2

16.09.2013