A Bíblia é fruto de revelação ou inspiração? O que entendemos por isto? Como acontece a revelação?

A revelação manifesta-se nos eventos, nos fatos da vida, no cotidiano das pessoas.
Por inspiração entendemos a ação particular de Deus sobre algumas pessoas.


Deus inspirou algumas pessoas para Agir. Por exemplo: Abraão, Moisés e muitos outros. Inspirou outras pessoas para Falar, por exemplo: os profetas. E outras foram inspiradas para Escrever; esses são os Hagiógrafos, ou autores sagrados, que escreveram a Bíblia.


A Igreja herdou dos judeus a crença que seus livros sagrados foram escritos por inspiração divina.


Aprendemos que a Bíblia é um livro Divino e Humano. Deus é seu autor principal, mas é também humana, pois é fruto da ação humana. A inspiração divina incide sobre todas as faculdades do escritor: conhecimento, imaginação, memória, vontade e faculdades executivas.


A Bíblia quer ensinar uma verdade religiosa, importante para a nossa salvação. Assim, a verdade bíblica deve ser buscada na sua totalidade, porque Deus não se revela de uma só vez, mas aos poucos, à medida que o homem pode compreender.


Já constatamos que no Antigo Testamento usado pelos judeus e protestantes é diferente do nosso não somente pelo número de livros. Na Bíblia Hebraica há também diferenças na maneira de dividir os livros em grupos. Podemos falar, portanto, de uma divisão hebraica (Cf. Prólogo ao Eclo 1,1.8s.24; Lc 24,27.44) e uma divisão cristã da Bíblia.


Em relação aos livros da Bíblia, no Antigo Testamento, a Bíblia cristã católica contém 46 livros, diferente da Bíblia cristã hebraica e protestante que contém somente 39 livros. Os sete livros a mais contidos no Antigo testamento da Bíblia cristã católica, foram escritos depois do retorno do povo do exílio da babilônia e se estabeleceram na região da Judeia. Estes livros são por nós conhecidos como Livros Deuterocanônicos e só se encontram na Bíblia católica. São os livros cuja inspiração foi objeto de debates. São aceitos por uns e rejeitados por outros. São Eles: Tobias, Judite, Baruc, Sabedoria, Eclesiástico, 1 e 2 Macabeus. Alguns textos de: Ester 10,4-16-24; Daniel 3,24-90; 13-14.
Vamos caminhar um pouco mais com nosso aprendizado. Hoje vamos olhar como são lidas as citações bíblicas e estar atentos para identificar se é de um texto da Bíblia católica ou da Bíblia protestante.


As várias formas de citação, de um texto na Bíblia cristã católica
Citações das Bíblias católicas:
• A vírgula separa os versículos do capítulo.
Ex.: Mt 16,18 lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18.
Ex.: Gn 3,1 lê-se – Livro do Gênesis, cap. 3, v.1

• O hifen apresenta uma sequência de capítulos ou versículos.
Ex.: At 1-2 lê-se – Livro dos Atos dos Apóstolos, capítulos 1 e 2 (integrais).
Ex 15,2-5 lê-se – Livro do Êxodo, capítulo 15, versículos 2 a 5.
Ex.: Jo 3-5; 2Tm 2,1-6; Mt 1,5-12,9 lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulos de 3 a 5; 2ª carta a Timóteo, capítulo 2, versículos de 1 a 6; Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, do capítulo 1, versículo 5 até capítulo 12, versículo 9

• O ponto apresenta capítulos e/ou versículos citados isoladamente.
Ex.: 1Cr 1.3 lê-se – Primeiro Livro das Crônicas, capítulos 1 e 3.
Ex.: Is 32,1.4.6 lê-se – Livro do Profeta Isaías, capítulo 32, versículos 1, 4 e 6.
Ex.: 2Mc 3,2.5.7-9 (2º Livro dos Macabeus, capítulo 3, versículos 2, 5 e de 7 a 9).

• O ponto e vírgula dispõe capítulos e versículos isolados, mas pertencentes ao mesmo livro.
Ex.: Jo 3,23-25; 6,1-4 lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo 3, versículos de 23 a 25 e capítulo 6, versículos de 1 a 4.
Ex.: Gn 5,1-7;6,8; Ex 2,3 (Livro do Gênesis, capítulo 5, versículos de 1 a 7; capítulo 6, versículo 8; Livro do Êxodo, capítulo 2, versículo 3.

• A leitura de um versículo e apenas o seguinte.
Ex.: Mc 8,27s lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 8, versículo 27 e 28.
• Leitura de um trecho completo da narração (perícope).
Ex.: Mc 8,27ss lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, capítulo 8, versículos de 27 ao 33.
1Sm16,1 – Sm24,25 lê-se – Primeiro Livro de Samuel, capítulo dezesseis, versículo um até o capítulo vinte e quatro, versículo vinte e cinco do segundo livro de Samuel.
• Às vezes encontramos um “a” ou um “b” após o versículo. Indicam se é a primeira ou a segunda parte do versículo. Isso acontece quando o versículo é formado por uma ou mais frases.
Mt 4 , 21a ou Mt 4, 21b – Versículo 21: Um pouco mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeua . Eles estavam no barco junto com o pai, consertando as redes.


Com essas dicas de leitura das citações vamos fazer as leituras bíblicas desta semana com maior intensidade, considerando que celebraremos, no dia 30 de setembro, a grande festa do mês da Bíblia.


• Observação: Encontrando citações diferentes destas apresentadas, pode-se referir a uma citação da Bíblia cristã protestante que utiliza sinais diferentes. Vejamos esta citação da bíblia católica: Jo 3,23-25; 6,1-4 lê-se – Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo 3, versículos de 23 a 25 e capítulo 6, versículos de 1 a 4. Na bíblia cristã protestante se escreve assim: Jo 3:23.25, 6:1,4. A forma de ler é a mesma.

Neuza Silveira de Souza. Coordenadora do Secretariado Arquidiocesano Bíblico-catequético de Belo Horizonte.