Muitas vezes, sobretudo nestes dias, sentimo-nos paralisados e indecisos. Acomodados às rotinas e janelas virtuais; acostumados às más notícias (confusões, abusos, violência, injustiça) coletadas em nossas redes digitais, silenciosamente argumentamos: “nada de novo há debaixo do sol”... “nada há de novo para se fazer”!


Somos, contudo, surpreendidos com a Boa Notícia testemunhada pela comunidade de Marcos! No capítulo primeiro, versículos de 14 a 20 (sete versículos, duas cenas, sete nomes), Jesus caminha pela Galiléia, depois da prisão de João Batista, sem medo, anuncia e convida para o novo, para a mudança. Onde as grades impediam a profecia, rompe suave e densa a Palavra que congrega e propõe movimento. (No centro, o verso 17: chave de compreensão do evangelho: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”!)


Belas paisagens: das margens do Rio Jordão, na Judéia; passamos às aldeias e povoados da Galiléia! Entre o povo rebelde e desprezado da periferia, espalha-se a provocante mensagem: o tempo se cumpriu e o Reino de Deus está perto! Eis a janela que se abre! Cada instante é ocasião, oportunidade de vivenciar o reinado de Deus... Mesmo vivendo num mundo insuportável, marcado pelas injustiças e opressão, com lideranças religiosas e políticas totalmente corrompidas, a oportunidade de criação de um mundo novo não pode ser desperdiçada.


Sim, em meio ao povo simples é possível viver de forma alternativa, diferente, buscando solidariedade e compaixão. Não basta observar ritos e cumprir normas; urge acolher a vida como dom e compromisso! Para tanto, é preciso mudar a maneira de ver e viver, confiando na boa nova de Deus! Não se trata de “fazer penitência ou dizer-se arrependido”, mas mudar o modo de pensar e de viver. Para poder perceber essa presença do Reino, temos que começar a pensar, a viver e a agir de maneira diferente.


Temos que mudar de vida e encontrar outra forma de convivência! Temos que deixar de lado o legalismo e o ritualismo, nossa auto-referência e confiança cega na meritocracia, para permitir que a nova experiência de Deus invada nossa vida e nos dê olhos novos para ler e entender os fatos.


Acreditar nesta oportunidade, confiar nesta possibilidade, não é fácil e imediato. Como aparece no relato do evangelho! Não é fácil começar a pensar de forma diferente de tudo que aprendeu desde pequeno. Isto só é possível através de um ato de fé. Algo muito diferente de listar um conjunto de crenças...


Quando alguém nos traz uma notícia diferente, difícil de ser aceita, só a aceitamos se a pessoa que traz a notícia for de confiança. A comunidade de Marcos nos diz: em Jesus podemos confiar! Sim, Ele deu a própria vida por desejar e realizar o Reinado do Pai. Podemos aceitar, Jesus não engana, demonstrou isto com sua paixão, morte e ressurreição.


Em seu movimento, com seu anúncio-convite, passando pelo mar da Galiléia, Jesus vê pescadores e os (nos) chama: “venham atrás de mim, farei de vocês pescadores de homens”. Eis uma bela pintura onde se revela o rosto de Deus encarnado, que prefere o tempo ao templo, o pequeno ao extraordinário, a atividade diária ao evento espetacular! Assim, Moisés e Davi são chamados quando pastoreavam seus rebanhos; Eliseu quando arava sua roça com seis pares de bois; Levi quando estava sentado na coletoria de impostos...


Segundo a comunidade de Marcos, o primeiro chamado, fruto da pregação de Jesus, é direcionado a quatro, duas duplas de irmãos: Simão e André, João e Tiago. Esse número simbólico nos faz pensar nos quatro pontos cardeais, acenando para a universalidade do Reino e do Evangelho. O convite é direcionado a pessoas de todos os lugares, dos quatro cantos da terra. O convite é de graça, mas a resposta se converte em compromisso: deixar as redes, as antigas redes e modos de relacionar. Pois onde Jesus passa, coloca vidas em movimento.


Jesus faz o convite, os quatro nada perguntam, tudo parece imediato: deixaram pai, barco, redes, colegas de trabalho... E seguem atrás dele. Seguem-no porque foram pescados por suas palavras: o tempo acabou, o reino chegou, convertam-se e creiam na boa notícia. Foram cativados pelo seu agir, envolvidos neste novo movimento. Quem sabe, cada um de nós, também nos permitamos ser pescados, abandonando nossas redes para seguir no caminho, para entrar em movimento. Deixando nossas pequenas embarcações e rotineiras pescarias, para encontrar a aventura do sentido no coração de Deus e de suas criaturas.


Um sonho está nos faltando, e Jesus, pescador de sonhos, nos oferece o sonho de novos céus e novas terras, quando dois pares de irmãos silenciosos se tornam o primeiro núcleo, aperitivo da proposta de Jesus: a fraternidade aberta e inclusiva. Esta figura de um grupo fraternal, que falará de Deus com a linguagem da intimidade do lar (Abba), nos coloca em caminho para atingir toda a humanidade.


Jesus nos convoca a gerar comunidades, não uma seita, facção dos perfeitos e santos, dos corretos e sabidos, mas uma experiência onde se congregam buscadores e buscadores, com altos e baixos, erros e acertos, colocada a serviço da vida, configurando uma só família: todas as criaturas, "irmãos e irmãs todos" (como sugere o Papa Francisco em sua carta “Fratelli tutti”)! Que abramos esta janela, deixando as redes, para hoje seguir Jesus. Amém.

Paulo Roberto Rodrigues

24.01.2021