Mantra: Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz... 

Leitor 1: Nós te agradecemos, Deus da Luz, pela companhia e inspiração nos caminhos da catequese em nossa comunidade, paróquia (ou diocese). 

Todos: Toda a glória seja a Ti, ó Deus, pelo Teu filho Jesus, luz e esperança em meio às trevas do mundo.

(Providenciar várias velas e convidar cada catequista (ou um catequista de cada comunidade ou paróquia) a acender uma velinha e dizer uma luz da caminhada da catequese) 

Mantra: Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz...

Lucas 11,34-36

“A lâmpada que ilumina o corpo é o olho. Se teu olho for transparente, ficarás todo cheio de luz; mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas! Examina, pois, se a luz em ti não são trevas! Se então teu corpo estiver todo cheio de luz, sem traço algum de escuridão, ficarás totalmente iluminado, como acontece quando a lâmpada te ilumina com seu clarão”. 

Um poema:

“Eis o que eu aprendi

nesses vales

onde se afundam os poentes:

afinal tudo são luzes

e a gente se acende é nos outros.

A vida é um fogo,

nós somos suas breves

incandescências.”

(Mia Couto - In: Um rio chamado Tempo, uma casa chamada Terra) 

Silêncio... 

Com.: Que encontro(ou reunião) nos ajude a (re)acender a luz interior, a (re)avivar o amor pela catequese e pela missão. O segredo é manter a chama do amor acesa, mesmo que a vela vá se consumindo... É preciso consentir em se gastar para que algo novo apareça e aconteça...

(Distribuir uma velinha para cada pessoa e pedir que cada um acenda a sua vela na chama de outra pessoa... dizer um desejo para a vida do outro) 

Todos: Toda a glória seja a Ti, Deus da Luz, pelo Dom de Teu Filho, luz em meio às trevas e esperança do mundo, a quem Tu enviaste para trazer liberdade aos cativos e sonho aos cansados. Permite-nos louvar Teu nome e contar a todos Sua história, a fim de que todos acreditem e se alegrem e reconheçam Teu grande Amor. Amém

 

Lucimara Trevizan

Equipe do Catequese Hoje