ORAÇÃO DA OVELHA RESGATADA PELO PASTOR
 
Senhor, como me é difícil reconhecer... mas, como a verdade nos liberta, devo Te dizer: eu não creio em Ti! O mundo seria tão diferente se eu acreditasse de verdade!
Eu consigo apenas imaginar a força avassaladora da minha alegria se, enfim, eu tivesse fé na Boa Notícia que Tu vieste anunciar. Eu deixaria de fixar meu olhar em mim mesmo ou nos embates de nosso mundo, mas teria os olhos fixos em Teu olhar. Isso não me faria negar a realidade, as dores e os sofrimentos de nossa humanidade, mas eu veria tudo isso, pouco a pouco, com Teu jeito de olhar. Um olhar capaz de procurar, encontrar e mostrar a cada pessoa a presença do Pai, origem da Vida, desconcertantemente próximo de nós. Se eu acreditasse em Ti, como poderia ainda olhar o mundo sem enxergá-l’O?
 
Se eu acreditasse de verdade e tivesse os olhos fixos em Ti, eu veria o sorriso em Teu rosto diante do lento despertar de cada um de Teus irmãos e de Tuas irmãs. Um sorriso de quem se admira com as descobertas que cada um tem que fazer por si mesmo – mesmo que Tu já o tenhas anunciado e realizado há tanto tempo:
- que a nossa carne, esta que carrega todas marcas de nossa história, é amada, desde sempre, como ela é, e que também ela é chamada a uma Vida sem fim.
- que tanto os nossos talentos quanto as nossas feridas são possíveis lugares de abertura, de encontro e de manifestação da glória do Pai.
- que nosso conhecimento limitado do bem e do mal é mais do que suficiente para darmos passos rumo ao Infinito e aprendermos um pouco mais com aqueles que peregrinam ao nosso lado.
- que nossos sonhos e projetos, mesmo imperfeitos, Te interessam e que, por isso, Tu sempre nos perguntas, como tantas vezes fizeste nos Evangelhos: “O que tu queres que Eu faça por ti?”
- que o mal, que já foi vencido pelo dom total de Tua Vida, é novamente derrotado neste mundo cada vez que somos capazes de um pequeno gesto de amor, cada vez que queremos “dar tudo”, mesmo só conseguindo fazê-lo aos pedaços.
- que o mistério de nossa vida se cumpre quando, livremente, escolhemos amar gratuitamente e deixar que os outros nos amem também de graça.
Sim, Senhor, eu ainda não creio em Ti! Mas a cada dia encanto-me mais com esta descoberta desconcertante: Tu crês em mim! Tu crês em meus irmãos e irmãs! Tu crês no projeto da Criação de Teu Pai!
 
Então, eu Te peço hoje: pelo dom do Teu Espírito, que minha vida, recebida e doada, seja fundada em Tua fé, e não na minha. Que esta seja minha alegria! E que ela transborde, para que o mundo creia, como Tu crês!
 
Pe. Francys Silvestrini Adão
Imagem: Sieger Koder
05.12.2020