SEMANA SANTA EM CASA

Domingo de Ramos 

MEMÓRIA DA ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

Esta oração pode ser feita individualmente ou em família. De Manhã ou à tarde. Cada pessoa recebe um ramo verde de qualquer planta.

1.ABERTURA

-A celebração começa com este ou outro canto que a família conheça.

Hosana, Hei! Hosana, Ha! Hosana, Hei! Hosana, Hei! Hosana, Ha! (bis) - Ele é o santo, é o filho de Maria, é o Deus de Israel, é o filho de Davi. R.

- Santo é o seu nome,

é o Senhor Deus do universo. Glória ao Deus de Israel, nosso rei e salvador! R.

2.MOTIVAÇÃO

Com esta oração iniciamos a grande semana santa, o coração do ano litúrgico. Neste domingo lembramos a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, um pobre, montado num jumentinho aplaudido pelo povo como salvador. Vamos nós também erguer nossos ramos, lembrando-nos de todas as pessoas que neste momento tão difícil são sinais da páscoa de Jesus para a humanidade.

- Momento para recordar

3.LEITURA BÍBLICA - Mateus 21,1-11

Alguém, faça pausadamente a leitura: 

Leitura do Evangelho de Mateus.

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então - uma - - disser alguma coisa, direis: ‘ ’ Sião: Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado num jumento, num jumentinho, num potro de jumenta". Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre eles suas vestes, e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! H Galileia". Palavra da Salvação.

4.MEDITAÇÃO

- Os presentes podem dizer o que chamou à atenção no Evangelho. Em seguida, alguém lê o texto a seguir.

Quando pensamos em nossas vidas, quando as vemos pelo seu exterior, percebemos inúmeros fracassos. Mas, em segredo, podemos pressentir que estes fracassos, são, talvez, a nossa maior sorte. Porque através deles nos libertamos de nossas ilusões sobre nós mesmos. Para muitos, os fracassos os afundam num abismo de impotência e agressividade; para outros, ao contrário, os fracassos os convertem em seres incrivelmente sensíveis, compassivos, humildes... nos revelam aspectos novos de nós mesmos e nos ajudam a conhecer-nos mais. Oxalá a humanidade aprenda a mudar de rumo em seu caminho. [Pe Adroaldo Palaoro sj]

5.PRECES:

Invoquemos o Cristo, nosso salvador, repetindo com confiança: Nós te adoramos, ó Cristo.

-Salvador do mundo, Jesus, Filho de Davi.

Nós te adoramos, ó Cristo.

-Vencedor do pecado e da morte. 

Nós te adoramos, ó Cristo.

-Socorro dos pobres e desamparados. 

Nós te adoramos, ó Cristo.

-Amigo dos pecadores e dos humildes.

Nós te adoramos, ó Cristo.

-Vida e ressurreição.

Nós te adoramos, ó Cristo.

6.PAI NOSSO

Que toda a nossa oração chegue a ti, em nome de Jesus por quem oramos com as palavras que ele nos ensinou: Pai nosso...

7.ORAÇÃO DE BÊNÇÃO

Ó Deus, crianças e pobres aclamaram Jesus quando ele entrou em Jerusalém. Junto com eles, nós te bendizemos com ramos nas mãos, sinal da vitória pascal do Cristo e te suplicamos. Abençoa nossa família e vizinhos, consola com a força do teu Espírito a humanidade inteira. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

- Abençoe-nos o Pai e o Filho e o Espírito Santo. 

Amém.

Terminando a oração, coloca-se os raminhos na porta de entrada ou na janela da casa, que ficará como sinal de fé na vitória de Cristo sobre o mal. 

Ione Buyst

Roteiro publicado com autorização da autora 04/Abril/2020 -