Acolhida:

Dono(a) da casa: Estamos reunidos em torno de Deus que é Pai, Filho e Espirito Santo. 

Todos :Amém!

L1- Natal de verdade, tem que ter família. Pode ser aquela, registrada em certidão, ou a imensa família humana da qual somos parte. Longe, perto, ausente, presente, abraço ou saudade, mas, sempre, família. Na história e na memória. Sabores, amores e cores de infância. 

E presépio. O boi, o burrinho, os carneirinhos; José e Maria à espera do Menino. 

Os pastores ao redor, o anjo tocando trombeta, aquele papel grosso e brilhoso, imitando as pedras da gruta, o laguinho de espelho, os magos e a estrela. 

Ah, a estrela... bem lá no alto, ‘alumiando’ tudo...

Hoje eu sei; Natal de verdade é pra ‘alumiar’ a vida da gente. Por brilho nos olhos, nos gestos, nos sentidos e, assim, enxergar, para além de todas as trevas, Deus, teimoso, amoroso, renascendo, em nós e à nossa volta.

- Colocar o Menino Jesus no Presépio

1ª leitura:

L2- Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz de Deus brilhou sobre os pastores. 

Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse: 

“Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês, o Messias, o Senhor! E este será o sinal: vocês encontrarão um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. 

No mesmo instante apareceu junto ao anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo: 

“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra para as pessoas a quem Ele quer bem”! Lucas 2, 8-14 

2ª leitura:

L3- Em todos os tempos, em todo lugar, há pessoas que trabalham, dia a dia, cada qual na sua tarefa, cuidando das responsabilidades que lhes cabe. Todos, em busca de luz. 

Em meio a tantas situações de sofrimento, dor e solidão há quem se sinta em meio a trevas, sem ver uma saída. Mas eis que entre nós, uma luz insiste em brilhar. É como se um anjo de Deus nos acompanhasse, mostrando o caminho em meio à escuridão. 

Muitos ainda têm medo. Sofreram tanto, se decepcionaram tanto, que temem confiar, sonhar e acreditar. Mas a luz é teimosa e radiosa. No coração de cada um é como se ela se transformasse numa voz poderosa que sussurra:

“Não tenham medo... Apesar de tantos sinais de contradição, de tanta miséria, corrupção, violência e exploração, há uma boa notícia para todo o povo: Deus renasceu, de novo! E são muitos os seus sinais... 

Na criança que nos reacende a ternura. No amigo que nos estende a mão e o coração. Na família, que com todas as contradições, se faz sempre porto seguro que acolhe, compreende e protege. Na alegria de quem acorda para um novo dia, de um novo tempo...

Todos: 

Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou. 

Nesses novos dias, as alegrias serão de todos, é só querer, todos os nossos sonhos serão verdade.

O futuro já começou. Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier. 

A festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser....

Partilha: Quais são os sinais do Natal acontecendo em mim e à minha volta?

Rezemos: (Intenções pessoais e comunitárias)  -  Pai Nosso/ Ave Maria/ Glória                        

Dono(a) da casa: Da mesa da Fé, para a mesa da festa: Senhor, pelas nossas mãos, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão. Amém!

(Canto: Noite Feliz)       

Eduardo Machado

Educador, escritor