Esta técnica destina-se ao encerramento ou fechamento geral de atividades desenvolvidas, e tem o objetivo de criar um clima de afetividade.

Desenvolvimento

- O catequista avisa a todos os participantes o objetivo da técnica. Conduz o grupo a um ambiente amplo (uma sala, um pátio, gramado). Forma um grande círculo com todos os presentes. Solicita que todos se dêem as mãos e fecham os olhos.

- Se possível, coloca uma música suave. Dirige ao grupo mensagens de encerramento. Diz que os gestos que serão feitos a seguir visam permitir que a contribuição pessoal de cada um se unifique na força do grupo.

- Solicita a um dos participantes que aperte com um pouco mais de força a mão de quem está à sua esquerda. Quem recebe o aperto de mão deverá transmiti-lo ao colega que está ao seu lado, de modo que uma verdadeira corrente de solidariedade passe por todos e chegue ao primeiro que a emitiu.

- Solicita que todos abram os olhos, soltem as mãos e olhem ao redor. Escolham um objeto pequeno (cascalho, pedaço de papel, flor...) e voltem ao mesmo local em que estavam. 

- Cada um deve se dirigir a um dos participantes que conheceu melhor na caminhada e, a título de despedida, ofereça o objeto apanhado, dizendo-lhe uma mensagem de agradecimento, apoio e estímulo. Se não encontrou um objeto pode ser feito somente o agradecimento.

 

Equipe do Catequese Hoje