Nesta seção, colocaremos em pauta a metodologia da catequese. A cultura atual exige da catequese uma maneira nova de educar a fé. Isso também nos pede a Igreja através de vários documentos.

 

Permanentemente, é preciso pensar uma Catequese sempre em movimento. Uma catequese que reflita de modo novo sobre as grandes questões da vida cristã e do mundo de hoje.

 

A catequese precisa estar mergulhada na vida sociopolítica e eclesial, ter sensibilidade pelo que está “no ar” e estar preparada para o imprevisível. Também precisa estar sempre a caminho, com novas perguntas e respostas, maneiras de questionar e responder. Precisa ser capaz de lidar com a incerteza e a complexidade da vida atual.

 

Outra exigência para a educação da fé, hoje, é levar a sério as novas sensibilidades e expectativas dos interlocutores (catequistas e catequizandos). Isso supõe que a proposta cristã (Anúncio) seja apresentada de modo claro, convincente, motivador. Sobretudo, numa linguagem que realmente comunique e que faça sentido para a vida.

  

Nós nos descuidamos demais da catequese com adultos e jovens. Investimos muito só na catequese com crianças. É preciso orientar um jeito novo de educar a fé de jovens e adultos, sem esquecer o engajamento na transformação da realidade.

 

Enquanto catequistas precisamos ter sempre postura compreensiva, acolhedora, cultivando o diálogo e a abertura ao novo. No mundo atual o Testemunho e a Vida Comunitária são muito mais significativos para os catequizandos, jovens, adultos ou crianças.

 

Uma das prioridades do grupo de catequistas é zelar pelo estudo, pesquisa, reflexões, sobretudo sobre a Catequese na Cidade, que exige novos métodos, nova linguagem, novo jeito de apresentar a mensagem cristã. Não basta levar um conteúdo pronto (nem na formação de catequistas); trata-se de interpretar o que se vive – pessoalmente, na família, na sociedade – à luz da fé e em comunidade.

 

Na formação de catequista é essencial resgatar a paixão pelo Cristo e a fascinante aventura de segui-lo. A Catequese é caminho para o discipulado e a missão. Considero também urgente resgatar a Alegria de Ser Catequista, de Ser Filho(a) de Deus, de ser membro da Igreja e de estar a Serviço do Reino. 

 

Enfim, nas trilhas da catequese hoje é preciso despertar o amor pela Palavra de Deus e incentivar o conhecimento Bíblico, a leitura orante da Bíblia, os grupos de Reflexão Bíblica.

 

Tendo presentes essas perspectivas metodológicas é que iremos refletir e dar indicações, para um novo jeito de educar a fé na contemporaneidade.

 

Lucimara Trevizan

Equipe Catequese hoje

02.05.2012