Se procuras ser feliz, então a lógica não é algo por que te devas guiar. O amor, por exemplo, apesar de poder começar ainda um pouco dentro da lógica, segue muito para além dela, acabando tão longe que chega a rir-se do seu começo!

As emoções não são lógicas! A imaginação também não. A única lógica que te pode ajudar é a de que tudo o que há de grande é composto por pequenas partes. A mesma lógica que garante que um grande caminho começa com um simples passo! No entanto, e escapando a todos os raciocínios mais corretos, a verdade é que o teu destino pode ser caminhar sem fim e não ser um lugar a que chegas com um passo final! Isto faz algum sentido? Não!

Os outros costumam ser para nós uma espécie de porta-voz da razão. A inteligência é importante, mas quando é apenas inteligência não é grande coisa!

O pensamento humano é limitado e incapaz de lidar com a verdade mais profunda. Compreender envolve muito mais as emoções do que a razão. Poderá alguém estabelecer o que está certo e errado através de uma fórmula e um cálculo? A felicidade não é contabilidade!

Quem orienta a sua vida pela lógica, acaba a fazer dela uma história sem sentido!

Não tenhas medo do que não tem lógica! A verdade é muito maior do que a nossa capacidade de a entender. Confia. Confia em ti. Confia. De olhos bem abertos, mas também com o coração ao alto!

Não faças o que tem lógica, só por ter lógica, mesmo que isso te pareça fazer sentido!

Sê um exemplo de bravura para os outros. Não sejas mais um dos que defendem a segurança das escolhas lógicas… Confia em quem te pede um conselho e escuta-o, escuta-o, fá-lo falar mais e escuta-o sempre até que nele a lógica comece a não fazer sentido e… o sentido comece a fazer sentido!

Faz o que fizer sentido, mesmo que não te pareça ter lógica!

O sentido da vida não é deste mundo!

José Luis Nunes Martins

In: imissio.net 26.01.24

imagem: pexels.com